KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

Chief Financial Officer (CFO)

Portuguese translation: Diretor Executivo Financeiro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Chief Financial Officer (CFO)
Portuguese translation:Diretor Executivo Financeiro
Entered by: rhandler

15:29 Mar 19, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general) / Survey with CFOs
English term or phrase: Chief Financial Officer (CFO)
Não pode ser Diretor Financeiro porque a hierarquia é esta
What is your role in your organisation?
Chief Financial Officer (CFO)
Deputy CFO
Senior Vice President of Finance
Finance Director

Obrigada por qualquer ajuda.
Elizabeth Braga
Diretor Executivo Financeiro
Explanation:
E a hierarquia seria, em ordem decrescente:

Diretor Executivo Financeiro
Diretor Executivo Financeiro Adjunto
Vice-Presidente Financeiro Sênior (esse título de VP é que é estranho)
Diretor Financeiro

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2007-03-19 15:46:06 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos:


Yahoo! Tecnologia - Últimas notícias
A Net informa que João Adalberto Elek Júnior ocupará o cargo de Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. No último dia 1º, ...
http://br.tecnologia.yahoo.com/.../25/tecnologia-noticias-ne...

Borland : Líderes da Companhia : Gerentes Executivos
Erik Prusch, Diretor Executivo Financeiro. Prusch uniu-se à Borland Software Corporate em novembro de 2006 como Diretor Financeiro Executivo, ...
www.borland.com/br/company/leadership/management.html

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Jorge Vieira da Silva)
2002 - 2002, Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada pela ajuda
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +11Diretor Executivo Financeirorhandler
5administrador financeiro
CristinaPereira
4principal executivo financeiroMurillo do Amaral
4Diretor Geral, Finanças
Katarina Peters
4Normalmente não se traduz (Executivo responsável pela área financeira)Adriana Fonseca


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chief financial officer (cfo)
Normalmente não se traduz (Executivo responsável pela área financeira)


Explanation:
sugestao

Adriana Fonseca
Brazil
Native speaker of: Portuguese

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +11
chief financial officer (cfo)
Diretor Executivo Financeiro


Explanation:
E a hierarquia seria, em ordem decrescente:

Diretor Executivo Financeiro
Diretor Executivo Financeiro Adjunto
Vice-Presidente Financeiro Sênior (esse título de VP é que é estranho)
Diretor Financeiro

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2007-03-19 15:46:06 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos:


Yahoo! Tecnologia - Últimas notícias
A Net informa que João Adalberto Elek Júnior ocupará o cargo de Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. No último dia 1º, ...
http://br.tecnologia.yahoo.com/.../25/tecnologia-noticias-ne...

Borland : Líderes da Companhia : Gerentes Executivos
Erik Prusch, Diretor Executivo Financeiro. Prusch uniu-se à Borland Software Corporate em novembro de 2006 como Diretor Financeiro Executivo, ...
www.borland.com/br/company/leadership/management.html

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Jorge Vieira da Silva)
2002 - 2002, Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 347
Grading comment
Obrigada pela ajuda

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gisele Goldstein: hehe, essa era a minha resposta!
3 mins
  -> Obrigado, Gisele! Estamos em sintonia!

agree  Fabio Said: também acho essa uma boa solução
10 mins
  -> Obrigado, Fabio!

agree  Fernando Domeniconi
20 mins
  -> Obrigado, Fernando!

agree  BrazBiz: concordo - Julia
22 mins
  -> Obrigado, Julia!

agree  Auristela Marina Genaro: É isso aí! ;-)
22 mins
  -> Obrigado, Auristela!

agree  Paula Delgado: Vou pedir desculpa à Cristina, mas em português europeu também se costuma dizer assim mas com c no director :-)
28 mins
  -> Obrigado, Paula! Bem observado, DireCtor!

agree  Mafalda d'Orey de Faria
1 hr
  -> Obrigado, Mafalda!

agree  Tomás Rosa Bueno: Dependendo da empresa, tem **vice-presidente** de tucunté coisa, e costumam estar abaixo dos diretores na hierarquia.
1 hr
  -> Obrigado, Tomás! Gostei do "tucunté" goiano/mineiro.

agree  Jorge Freire
2 hrs
  -> Obrigado, Jorge!

agree  xxxInes Cas
3 hrs
  -> Obrigado, Ines!

agree  LScavazzini
6 hrs
  -> Obrigado, Lorecy!

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
chief financial officer (cfo)
administrador financeiro


Explanation:
Agora é moda deixar no original, mas acho que dá para traduzir...

Boa sorte!

DN Online: Joaquim Goes é candidato a administrador financeiro da PTJoaquim Goes, administrador não executivo da Portugal Telecom e executivo de BES, poderá substituir Zeinal Bava como administrador financeiro (CFO) do grupo ...
dn.sapo.pt/2006/01/25/economia/joaquim_goes_e_candidato_a_administr.html - 38k - Em cache - Páginas semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2007-03-19 16:17:46 GMT)
--------------------------------------------------

Vi o comentário da Paula (que não tem desculpa nenhuma a pedir-me) e lembrei-me que me esqueci de adicionar que a minha primeira sugestão seria simplesmente "director financeiro". O problema é o "finance director" que vem depois... De qualquer forma, e talvez não seja nada de importante, a sugestão do Ralph, mesmo com o C em diretor, não devolve qualquer resultado no google.pt :)

CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 125

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chief financial officer (cfo)
Diretor Geral, Finanças


Explanation:
Fui secretaria de um, quando trabalhava no Brasil!

Katarina Peters
Canada
Specializes in field
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 101

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chief financial officer (cfo)
principal executivo financeiro


Explanation:
O CFO é, na realidade o principal executivo financeiro de uma companhia, respondendo usualmente ao executivo operacional principal (CEO). Suas outras qualificações, como diretor, gerente, vice-presidente, ou o que seja, dependem da forma de organização da companhia.

Murillo do Amaral
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4