KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

collaboration

Portuguese translation: cooperação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:collaboration
Portuguese translation:cooperação
Entered by: Dora Matos

00:21 Mar 22, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general) / Experimental study
English term or phrase: collaboration
XXX is an international collaboration whose goal is to
garner support for the United Nations (UN) Conventions on humanitarian help from non-governmental organizations (NGOs) and individuals around
the world.

MTIA
Alvaro Neder, Ph.D.
cooperação
Explanation:
Neste contexto, penso que também poderá usar cooperação internacional (projeto de)

Encontro Internacional de ONGs e o Sistema de Agências das Nações Unidas para discutir o tema 'Desenvolvimento, Cooperação Internacional e as ONGs' http://www.rits.org.br/idac.rits.org.br/ongs/idac_ongs_2.htm...

que torna a criação e a manutenção de redes transnacionais de ONGs (formais ou informais) uma das atividades prioritárias da cooperação internacional.
http://www.rbrasil.org.br/content,0,0,938,0,0.html

Desenvolvimento, Cooperação Internacional e as ONGs - Primeiro Encontro Internacional de ONGs e o Sistema de Agências das Nações Unidasd4.v2v.org.br/press/uploadArquivos/116309576112.doc
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
Obrigado cadmio, Fern, Marcia, Roger e Dora, além de todos os que contribuíram com suas observações. "Parceria" é ótimo, mas "cooperação" é ainda melhor, neste caso.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +11parceria / colaboraçãomfs_trad
4 +2cooperação
Dora Matos
4parceiro(a)Fernando Fonseca
4assessoria
Marcia Gascon
4trabalho conjunto/empreitada conjunta
Roger Chadel


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +11
parceria / colaboração


Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-03-22 00:28:31 GMT)
--------------------------------------------------

Penso que há várias hipóteses, depende do que realmente se trate:
parceria internacional
projecto (projeto) de colaboração internacional
rede internacional
missão de colaboração internacional


mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
9 mins
  -> Obrigada Rhandler

agree  Gisele Goldstein
39 mins
  -> Obrigada Gisele

agree  Katarina Peters: colaboraçao
1 hr
  -> Obrigada Katarina

agree  Paula Mangia Garcia Terra: Perfeito!! Optaria por parceria. =)
1 hr
  -> Obrigada Paula. Eu também prefiro parceria

agree  Jorge Freire
5 hrs
  -> Obrigada Jorge

agree  CristinaPereira: Também prefiro parceria
8 hrs
  -> Obrigada Cristina

agree  Denise Miranda: parceria
11 hrs
  -> Obrigada Denise

agree  Paula Delgado
11 hrs
  -> Obrigada Paula

agree  José Henrique Lamensdorf
12 hrs
  -> Obrigada José Henrique

agree  Cristina Santos
14 hrs
  -> Obrigada Cristina

agree  Flavia Martins dos Santos: agree
17 hrs
  -> Obrigada Flavia

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
trabalho conjunto/empreitada conjunta


Explanation:
Trata-se de uma alternativa a "parceria" que Cadmio sugeriu muito apropriadamente. Mas não acho que "colaboração" seja adequado.

Roger Chadel
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
assessoria


Explanation:
outra opção - Alvaro ;)

Marcia Gascon
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parceiro(a)


Explanation:
Sendo "XXX" uma empresa, creio que a expressão mais adequada será parceiro(a).

Fernando Fonseca
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cooperação


Explanation:
Neste contexto, penso que também poderá usar cooperação internacional (projeto de)

Encontro Internacional de ONGs e o Sistema de Agências das Nações Unidas para discutir o tema 'Desenvolvimento, Cooperação Internacional e as ONGs' http://www.rits.org.br/idac.rits.org.br/ongs/idac_ongs_2.htm...

que torna a criação e a manutenção de redes transnacionais de ONGs (formais ou informais) uma das atividades prioritárias da cooperação internacional.
http://www.rbrasil.org.br/content,0,0,938,0,0.html

Desenvolvimento, Cooperação Internacional e as ONGs - Primeiro Encontro Internacional de ONGs e o Sistema de Agências das Nações Unidasd4.v2v.org.br/press/uploadArquivos/116309576112.doc

Dora Matos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado cadmio, Fern, Marcia, Roger e Dora, além de todos os que contribuíram com suas observações. "Parceria" é ótimo, mas "cooperação" é ainda melhor, neste caso.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mfs_trad
4 hrs
  -> Obrigada, cadmio!

agree  Cristina Santos
7 hrs
  -> Obrigada, Cristina!