KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

Procurement

Portuguese translation: aquisição


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Procurement
Portuguese translation:aquisição
Entered by: Katarina Peters

00:10 Oct 28, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general) / Financiamento do Banco Mundial
English term or phrase: Procurement
specific procurement responsabilities; procurement specialist;

existe um conceito por trás dessa palavra...
vejam http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/PROJECTS/PROCUREMEN...
humana
Brazil
acquisição
Explanation:
:)
Selected response from:

Katarina Peters
Canada
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1suprimentos (OU engenharia de suprimentos)rhandler
4 +2acquisição
Katarina Peters
4consecuçãoMarlene Curtis
4aprovisionamento
CristinaPereira
4compra (obtenção)
Michael Powers (PhD)


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
procurement
compra (obtenção)


Explanation:
Normalmente são as responsabilidades da compra.

Mike :)

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-10-28 00:21:17 GMT)
--------------------------------------------------

as vezes a palavra "aquisição" também

Michael Powers (PhD)
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 72
Notes to answerer
Asker: Igualmente válida!


15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
procurement
suprimentos (OU engenharia de suprimentos)


Explanation:
São as atividades que incluem a identificação dos possíveis fornecedores para equipamentos e serviços, a partir de uma listagem de tais equipamentos e serviços e suas especificações, preparadas pela área de engenharia de projeto, faz a classificação e qualificação dos fornecedores, prepara a consulta aos fornecedores qualificados para os fornecimentos, avalia as propostas e encaminha um relatório com recomendações ao Gerente do Empreendimento, prepara as minutas dos contratos de fornecimento, acompanha a análise dos desenhos dos fornecedores, realiza as necessárias inspeções e diligencia a fabricação, transporte e entrega dos bens adquiridos.

Trabalhei alguns anos nessa área do gerenciamento dos empreendimentos.


Veja estes exemplos:

Universia Brasil - Cursos da Unisanta formarão mão-de-obra
Nesse contexto, a instituição deverá oferecer vagas nas áreas de Engenharia de Suprimentos, Engenharia de Planejamento e gerenciamento de obras. ...
www.universia.com.br/html/noticia/noticia_clipping_cjcee.ht...

Pharmako Consultoria
Engenharia de Suprimentos Seleção de fornecedores Elaboração de cadernos de encargos Licitação Diligenciamento de equipamentos Acompanhamento de testes ...
www.phk.com.br/port4.asp

[PPT] Proposta técnica
File Format: Microsoft Powerpoint - View as HTML
Compra e suprimento de materiais e equipamentos. Solicitação de cotações de fornecimento de materiais, equipamentos e instalações. Engenharia de suprimentos ...
http://www1.univap.br/~gargione/engenhariacivil/topicos/Apre...

Promon Engenharia
Seus serviços englobam atividades de engenharia especializada, suprimentos nacionais e internacionais, construção e montagem eletromecânica, assistência à ...
www.promonengenharia.com.br/br/atuacao/negocios.aspx?codigo...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 347
Notes to answerer
Asker: Obrigado!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Rodrigues
34 mins
  -> Obrigado, Jorge, bom fim-de-semana!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
procurement
acquisição


Explanation:
:)

Katarina Peters
Canada
Specializes in field
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 101

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Thais Maria Lips: aquisição de empréstimos, conforme o site do World Bank
3 hrs
  -> Obrigada, Thais!

agree  Maria Amorim: Correto. A versão em português do site traduz por aquisição
7 hrs
  -> Obrigada, Maria!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
procurement
aprovisionamento


Explanation:
É como costumo traduzir.

UTC International Logistics Ltda.E-Procurement (Aprovisionamento Eletrônico). Permite que empresas otimizem a cadeia de fornecimento em termos de tempo e de custos, automatizando os ...
www.utcoverseas.com.br/utilidades_glossario_dj.asp - 27k - Em cache - Páginas semelhantes


CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 125
Notes to answerer
Asker: Obrigado!


18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
procurement
consecução


Explanation:
Termo mais abrangente que, creio eu, melhor se enquadra em seu contexto.

"Suplan realiza licitação para consecução de projetos, PDF · Imprimir · E-mail. 15-Mar-2005. A+ A-. Ampliar. Suplan promove licitação para elaboração de ..."
portal.paraiba.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1296&Itemid=2 - 23k

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2007-10-28 19:00:33 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

"Percepção dos Pressupostos Ecológicos: Destacou-se por suas contribuições ao nível da maior subjetividade contemplada pelo modelo, referindo-se às prioridades ecológicas inerentes ao processo decisório na abrangência da municipalidade, em relação a Autoridade na forma como encontra-se estabelecido a Política e Procedimentos para a consecução das Metas conforme estabelecidas."

Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1838
Notes to answerer
Asker: Obrigado!