KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

Morale

Portuguese translation: motivação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Morale
Portuguese translation:motivação
Entered by: Osil Tissot

18:07 Apr 24, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general) / Human Resources
English term or phrase: Morale
Advance employee morale

Regardless of rank or title, good morale is fundamental to employee motivation

Alguém teria uma sugestão para a palavra "morale" para o português? Obrigado
Osil Tissot
Brazil
motivação
Explanation:
à confiança!
Selected response from:

César Moreira
Grading comment
Thank you
neste contexto
(o) moral também seria adequado, mas em português esta palavra também tem um sentido pejorativo em algumas regiões
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4(o) moralMarlene Curtis
5disposição de ânimo
M. Celina Alonso Neves
4 +1motivação
César Moreira
5 -1ética
Leniel Macaferi
4estado de espírito/ânimo
Marcos de Lima
3espírito de equipeAndrea Munhoz


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
morale
ética


Language variant: moral

Explanation:
ética profissional

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  César Moreira: esse não é o sentido...
4 mins

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
morale
espírito de equipe


Explanation:
Existem outras opções, mas achei essa interessante em seu contexto
www.sensagent.com (verb. morale)

Andrea Munhoz
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 18

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
morale
motivação


Explanation:
à confiança!

César Moreira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thank you
neste contexto
(o) moral também seria adequado, mas em português esta palavra também tem um sentido pejorativo em algumas regiões
Notes to answerer
Asker: Concordo com a colocação do Nuno. Traduzi a palavra motivation como "estímulo" para evitar problemas.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
18 mins

disagree  Nuno Quintas: Tenho algumas dúvidas relativamente a esta opção, dado o contexto: «good morale is fundamental to employee motivation».
26 mins
  -> Tens razão! Não li a repetição de "motivação". estímulo ficou bem!

agree  Roberto Cavalcanti
26 mins

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
morale
disposição de ânimo


Explanation:
estado de espírito; sentimento de confiança.

M. Celina Alonso Neves
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
morale
estado de espírito/ânimo


Explanation:
another suggestion...

Marcos de Lima
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
morale
(o) moral


Explanation:

Exemplos

Blindagem emocional- [ Translate this page ]“Nossos vendedores estão com o moral baixo”. ... Comentários no corredor da empresa, nos banheiros e nas rodinhas de café, vão dando forma e conteúdo, ...
www.guiarh.com.br/y54.htm - 20k - Cached - Similar pages - Note this

Espaço RH Diminuição do índice de absenteísmo e rotatividade da ...- [ Translate this page ]Por outro lado, o moral baixo é acompanhado por uma atitude de desinteresse, ... No intuito de diminuir os índices atuais de absenteísmo a empresa implantou ...
www.sato.adm.br/artigos/espaco_rh_diminuicao_do_indice_de_a... - 43k - Cached - Similar pages - Note this


Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1838

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciano Monteiro
3 mins

agree  Mariza Vogel: Mas também concordo com "estado de espírito".
10 mins

agree  Nuno Quintas: Ainda que «estado de espírito» seja sinónimo, parece-me a melhor opção - e acertadamente no masculino :)
22 mins

agree  rhandler
1 hr