KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

dominant bargaining position

Portuguese translation: posição dominante


11:41 Jan 31, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general)
English term or phrase: dominant bargaining position
Abuse of a dominant bargaining position is an unfair trade practice.
CicaBarth
Portuguese translation:posição dominante
Explanation:
Eu ignoraria o "bargaining". A expressão completa tem muito poucas referências, face à imensidão de resultados para "dominant position".

Ministério da Justiça - Condutas AnticompetitivasA maioria dos casos de abuso de posição dominante no Brasil envolve algum tipo de conduta cujo efeito ou objetivo é excluir concorrentes do mercado ou ...
www.mj.gov.br/data/Pages/MJ9F537202ITEMIDC32E6C21E... - 65k - Em cache - Páginas semelhantes
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
Boa solução, Cristina. Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8posição negocial dominante
Mariana Moreira
4 +1posição dominante de negociaçãorhandler
5posição de barganha dominante
Flavio Steffen
4posição/situação privilegiada para/de negociação
Marcos Antonio
4posição dominante
CristinaPereira


Discussion entries: 2





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
posição negocial dominante


Explanation:
seria a minha opção, espero que ajude :)

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 395

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral: ou de negociação
1 min
  -> António, obrigada

neutral  Flavio Steffen: O texto é para o Brasil; o termo negocial é muito pouco usado por aqui
27 mins
  -> Flavio, obrigada

agree  rhandler: É o que eu vinha propor. Usa-se "negocial" no Brasil, tanto quanto "barganha", veja: 118.000 páginas em português sobre negocial site:.br.
51 mins
  -> Ralph, obrigada

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Maria José, obrigada

agree  Marlene Curtis
1 hr
  -> Marlene, obrigada

agree  Maria Castro
3 hrs
  -> Maria, obrigada

agree  Gustavo Silva
3 hrs
  -> Windblast, obrigada

agree  Isabel Maria Almeida
5 hrs
  -> Isabel, obrigada

agree  José Henrique Moreira
15 hrs
  -> José Henrique, obrigada

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
posição de barganha dominante


Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2009-01-31 11:47:47 GMT)
--------------------------------------------------

Cica:
Veja as acepções de barganha abaixo:
1 Uso: pejorativo.
troca de favor e/ou privilégio de forma pouco ética, esp. em política
Obs.: f. geral menos us.: berganha
Ex.: os parlamentares fizeram b. para aprovarem os projetos
2 negócio conseguido por meios cavilosos

Eu entendo que no caso específico de seu texto, a acepção 2 é a que explica perfeitamente o sentido.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2009-01-31 11:53:22 GMT)
--------------------------------------------------

A expressão também pode ser traduzida como "posição dominante/de força para fazer barganhas".
Em minha opinião, o sentido de "dominant bargaining position" é realmente negativo, de alguém que tira proveito das condições que seu cargo lhe dá para tirar vantagens indevidas.
Ainda, creio que "negocial" não se aplica bem aqui porque é um termo bem neutro, além do que é menos usado no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2009-01-31 12:07:48 GMT)
--------------------------------------------------

Tomás:
Sua dúvida parece indicar que você está afastado há tempos do Brasil, pois parece ignorar o sentido pejorativo que o termo tem no Brasil , principalmente em política e envolvendo negócios escusos.

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2009-01-31 12:09:57 GMT)
--------------------------------------------------

O Texto não é exatamente pejorativo, mas expressa um sentido negativo, visto que a pessoa em questão tira proveito de uma posição que lhe permite tirar vantangens pessoais.

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2009-01-31 12:13:08 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos:
http://www.latn.org.ar/archivos/documentacion/PAPER_DOC45 OP...
Aqui, um texto com conotação mais jurídica:
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10625

Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Antonio Tomás Lessa do Amaral: barganha não é quase só troca? Mesmo porque não me parece ser um texto pejorativo.
4 mins
  -> Tómas: vide minha nota acima que lista as acepções pejorativas do dicionário.

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
posição dominante


Explanation:
Eu ignoraria o "bargaining". A expressão completa tem muito poucas referências, face à imensidão de resultados para "dominant position".

Ministério da Justiça - Condutas AnticompetitivasA maioria dos casos de abuso de posição dominante no Brasil envolve algum tipo de conduta cujo efeito ou objetivo é excluir concorrentes do mercado ou ...
www.mj.gov.br/data/Pages/MJ9F537202ITEMIDC32E6C21E... - 65k - Em cache - Páginas semelhantes

CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 125
Grading comment
Boa solução, Cristina. Obrigada!

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
posição dominante de negociação


Explanation:
Uma alternativa, sem nenhuma das desvantagens alegadas: não há a conotação pejorativa e é bastante utilizada. Um exemplo:

[PDF] Desigualdade de rendimentos na Era da Globalização Financeira A ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
observadas é que os executivos estão em uma posição de negociação dominante em. relação aos proprietários das empresas, o que é facilitado pela atual ...
www.oitbrasil.org.br/download/sumarioexecutivoport.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-01-31 12:42:54 GMT)
--------------------------------------------------

Acabei dando um exemplo com as palavras em outra ordem (o que não faz diferença, pois pode ser, também, posição de negociação dominante). Aqui vai o outro:

[PDF] 1 1 IMPACTOS VERTICAIS DA CONCENTRAÇÃO DO SETOR VAREJISTA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
abuso da posição dominante de negociação consiste em todo ato que fizer o uso. discriminatório do poder dominante sobre a contraparte à luz de práticas ...
www.fiesp.com.br/publicacoes/pdf/economia/pesquisavarejo.pd...

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 347

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino
5 hrs
  -> Obrigado, Marcelo, bom fim de semana!

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
posição/situação privilegiada para/de negociação


Explanation:
Sug.

Diria assim - posição/situação privilegiada para a realização de uma negociação

- dominant: exercising influence or control (One Look Dicitionary)


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 104