ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

cash flow

Portuguese translation: fluxo de caixa, fluxo de tesouraria

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cash flow
Portuguese translation:fluxo de caixa, fluxo de tesouraria

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
18:56 Aug 13, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general)
Additional field(s): Finance (general)
English term or phrase: cash flow
Definition from PowerHomeBiz.com:
The actual movement of cash within a business; the analysis of how much cash is needed and when that money is required by a busi­ness within a period of time.

Example sentence(s):
  • Cash flow is essentially the movement of money into and out of your business; it's the cycle of cash inflows and cash outflows that determine your business' solvency. About.com: small business
  • Preparing a monthly cash flow forecast provides you with the opportunity to show dollar figures, representing revenues and expenses, in the month the business expects to collect and spend the cash. Canada business
  • The difference between the cash in- and out-flows within a given period indicates the net cash flow. When this net cash flow is added to or subtracted from opening bank balances, any likely short-term bank funding requirements can be ascertained. Planware.org
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

fluxo de caixa, fluxo de tesouraria
Definition:
Os fundos obtidos por um negócio durante um período específico de tempo, ao longo de um ano por exemplo. O fluxo de caixa é o total do lucro líquido, depreciações e reservas durante o período em causa.
Selected response from:

Teresa Borges
Belgium
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +15fluxo de caixa, fluxo de tesouraria
Teresa Borges
5 +2Fluxo de Caixa
Sonia Goncalves
5fluxo de caixa
Pedro Mallmann


  

Translations offered


16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +15
fluxo de caixa, fluxo de tesouraria


Definition from own experience or research:
Os fundos obtidos por um negócio durante um período específico de tempo, ao longo de um ano por exemplo. O fluxo de caixa é o total do lucro líquido, depreciações e reservas durante o período em causa.

Example sentence(s):
  • Uma demonstração de fluxos de caixa, quando usada juntamente com o restante das demonstrações financeiras, proporciona informação que facilita aos utentes avaliar as alterações nos activos líquidos de uma empresa, a sua estrutura financeira (incluindo a sua liquidez e solvência) e a sua capacidade de afectar as quantias e a tempestividade dos fluxos de caixa afim de se adaptar às circunstâncias e oportunidades em mudança. A informação de fluxos d caixa é útil na determinação da capacidade da empresa de gerar dinheiro e seus equivalentes e facilitar aos utentes desenvolver modelos para determinar e comparar o valor presente dos fluxos de caixa futuros de diferentes empresas. Facilita também a comparabilidade do relato do desempenho operacional por diferentes empresas porque elimina os efeitos do uso de diferentes tratamentos contabilísticos para as mesmas operações e eventos. - Norma Internacional de Contabilidade 7  
  • Também conhecido por cash-flow, o Fluxo de Caixa é uma avaliação, geralmente uma previsão, do comportamento de receitas e despesas de uma organização. Sendo o Fluxo de Caixa um grande sistema de informações, para o qual convergem os dados financeiros gerados por diversas áreas de uma organização, a maior dificuldade consiste em gerir adequadamente estas informações. - SINFIC  
  • O fluxo de caixa é, hoje em dia, um dos termos mais utilizados por financeiros e não financeiros, havendo quem defenda que se trata de uma medida mais significativa para a análise financeira do que o resultado líquido. O fluxo de caixa é um conceito importante para a gestão financeira, mas não dispensa a utilização de outros instrumentos. Para definir fluxo de caixa, basta comparar a variação das disponibilidades (caixa, bancos e equivalentes) entre duas datas. Porém, ficamos sem saber como foram geradas essas disponibilidades: se pela gestão operacional, se pela venda de imobilizado financeiro ou corpóreo, por recurso ao crédito, ou outra fonte. Portanto, surge, assim, a necessidade de elaborar uma demonstração dos fluxos de caixa, que explique aquela variação de disponibilidades, medindo o fluxo de caixa da empresa nas áreas do ciclo financeiro mais significativas. - IX CONGRESSO DE CONTABILIDADE  
Teresa Borges
Belgium
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 494

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  João Araújo
6 mins
  -> Obrigada!

Yes  Lilian Magalhães: sure...fluxo de caixa is perfect
6 mins
  -> Obrigada!

Yes  Marcia Buckley: Fluxo de caixa!
30 mins
  -> Obrigada!

Yes  Carla Lopes
45 mins
  -> Obrigada, Carla!

Yes  Salete: Fluxo de caixa
50 mins
  -> Obrigada, Salete!

Yes  Isabel Vidigal
2 hrs
  -> Obrigada, Isabel!

Yes  Maria José Tavares
2 hrs
  -> Obrigada, Maria José!

Yes  Susana Valdez
5 hrs
  -> Obrigada!

Yes  Bartat: Fluxo de caixa
12 hrs
  -> Obrigada!

Yes  streeteiro: I totally agree. Fluxo de caixa is the answer.
16 hrs
  -> Obrigada!

Yes  Leonor Machado
16 hrs
  -> Obrigada, Leonor!

Yes  Eli Espinossi: Sem dúvidas!
18 hrs
  -> Obrigada, Eli!

Yes  Allana Pereira
22 hrs
  -> Obrigada, Allana!

Yes  Marcelo Ribas
23 hrs
  -> Obrigada, Marcelo!

Yes  Alexandra Reimao
2 days21 hrs
  -> Obrigada, Alexandra!

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
fluxo de caixa


Definition from Wikipedia:
Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por "cash flow"), refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.

Example sentence(s):
  • Então o que vem a ser Fluxo de Caixa? É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando uma período determinado, que pode ser uma semana, um mês, etc. - SEBRAE MG  
Pedro Mallmann
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in GermanGerman

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Fluxo de Caixa


Definition from Dicionário Jurídico - Maria Ch. de Mel:
Retorno em dinheiro produzido por um bem ou coisa, independentemente do pagamento de impostos; fluxo de caixa. - Maria Chaves de Mello - Dicionário Jurídico

O termo Cash-Flow (em português, fluxo de caixa), representa o saldo entre as entradas e saídas de capital de uma empresa durante um determinado período de tempo, sendo calculado através da construção de um mapa de fluxos de tesouraria. Pelas suas características é um importante indicador da capacidade de autofinanciamento da empresa. - Dicionário de Gestão

Example sentence(s):
  • Resumidamente, podemos afirmar que FLUXO DE CAIXA é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro. - Ivan Santos  
  • Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por "cash flow"), refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. Apesar de em Portugal, apenas a partir de 1 de Janeiro de 2003 ser necessária a apresentação da Demonstração dos Fluxos de Caixa, alteração introduzida através da Directriz Contabilística nº 14, este é um dos indicadores mais usados por analistas financeiros, como medida de desempenho da empresa. O fluxo de caixa permite a análise da geração dos meios financeiros e da sua utilização, num determinado período de tempo. Na Contabilidade, uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos (direito) e recebimentos esperados em um determinado período de tempo. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É atraves deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais. - Wikipedia  
  • Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período – pode ser diário, semanal, mensal, etc. O fluxo de caixa é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização. - Efetividade.net  
Sonia Goncalves
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Angela Nery
16 hrs
  -> Valeu, Angela!

Yes  Allana Pereira
22 hrs
  -> Obrigada, Allana!




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License