ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

market disruption

Portuguese translation: ruptura de mercado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:market disruption
Portuguese translation:ruptura de mercado
Entered by: Cintia Galbo

23:59 Mar 15, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Business/Commerce (general)
English term or phrase: market disruption
These innovations helped the company defend its market share during 2011, and put the company on a trajectory to leverage greater market disruption in the future.

O que seria "interrupção de mercado"? Obrigada desde já? Existe outro termo?
Cintia Galbo
ruptura de mercado
Explanation:
O contexto trata de "market disruption" como resultado de inovação (não se trata de mercados financeiros). Este conceito é bem explicado no artigo no link abaixo e significa uma ruptura de um mercado existente devido a inovação, um produto novo que barateia produtos até então caros e abre um mercado novo para este produto. A empresa que produz esta inovação consegue entrar nesta nova fatia de mercado, tirando clientes das empresas tradicionais com os produtos caros.

Esta é a situação que o contexto descreve.
Selected response from:

Martin Riordan
Brazil
Grading comment
obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4ruptura de mercado
Martin Riordan
4 +2perturbação(ões) do mercadoLeonor Machado
4 +2perturbação do mercadosflor
5Disruptura de mercado
Andrea Maia Beckner
3colocaram a empresa em uma trajetória de influência na futura ruptura de mercado
patricia maltez


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
perturbação do mercado


Explanation:
Eu diria "perturbação e/ou desequilíbrio do mercado", em pt-pt.

sflor
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 26

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rodrigo M
44 mins
  -> Obrigada

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
9 hrs
  -> Obrigada

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
perturbação(ões) do mercado


Explanation:
http://www.investopedia.com/terms/m/marketdisruption.asp#axz...

Leonor Machado
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 214

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rodrigo M
43 mins
  -> Obg Rodrigo

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
9 hrs
  -> Obg

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
ruptura de mercado


Explanation:
O contexto trata de "market disruption" como resultado de inovação (não se trata de mercados financeiros). Este conceito é bem explicado no artigo no link abaixo e significa uma ruptura de um mercado existente devido a inovação, um produto novo que barateia produtos até então caros e abre um mercado novo para este produto. A empresa que produz esta inovação consegue entrar nesta nova fatia de mercado, tirando clientes das empresas tradicionais com os produtos caros.

Esta é a situação que o contexto descreve.


    Reference: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/ff0810s.pdf
Martin Riordan
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 469
Grading comment
obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andre Ramos
1 hr
  -> Obrigado, Andre!

agree  Teresa Borges
5 hrs
  -> Obrigado, Teresa!

agree  connie leite
10 hrs
  -> Obrigado, Connie!

agree  Paula Borges
11 hrs
  -> Obrigado, Paula!

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Disruptura de mercado


Explanation:
Disruptura de mercado, pf. veja no 7o. paragr. do link a seguir
http://www.tiinside.com.br/03/10/2011/data-warehouse-teradat...

Andrea Maia Beckner
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

16 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
colocaram a empresa em uma trajetória de influência na futura ruptura de mercado


Explanation:
sug.

patricia maltez
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 58