ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

Autoignition Temperature

Portuguese translation: temperatura de auto-ignição

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Autoignition Temperature
Portuguese translation:temperatura de auto-ignição
Entered by: Simone Tosta

16:02 Jan 4, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: Autoignition Temperature
Entendo o conceito, mas gostaria de saber se há algum termo consagrado em PT-Br para isto.

Obrigada!
Simone Tosta
Mexico
temperatura de auto-ignição
Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2006-01-04 16:10:41 GMT)
--------------------------------------------------

Não existe nada consagrado.
É a temperatura à qual um material combustível, como a madeira, algodão, gasolina, metano etc, entra em combustão expontânea, msmo na ausência de chama exposta.
Veja aqui:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energi...
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
Muito obrigada a todos pelos seus comentários. Optei por esta resposta porque o link mencionado fala justamente do tema que eu preciso.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5temperatura de auto-igniçãoFlavio Steffen
5 +1temperatura de auto-combustãoMarco Schaumloeffel
4temperatura do sistema de ignição automática
Mariana Moreira


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
autoignition temperature
temperatura do sistema de ignição automática


Explanation:
Uma sugestão:)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 96

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
autoignition temperature
temperatura de auto-ignição


Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2006-01-04 16:10:41 GMT)
--------------------------------------------------

Não existe nada consagrado.
É a temperatura à qual um material combustível, como a madeira, algodão, gasolina, metano etc, entra em combustão expontânea, msmo na ausência de chama exposta.
Veja aqui:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energi...

Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88
Grading comment
Muito obrigada a todos pelos seus comentários. Optei por esta resposta porque o link mencionado fala justamente do tema que eu preciso.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
1 hr
  -> Obrigado, amigo lupino. Bom 2006 pra você.

agree  rhandler: A chama é eXposta, mas a combustão é eSpontânea.
1 hr
  -> Obrigado.

agree  xxxMarttim: Os bombeiros dizem que este é o termo, então deve ser.
1 hr
  -> Obrigado.

agree  Ricardo Fonseca: mais no caso da indústria automóvel... - ok, em Portugal também se utiliza esse termo mas não tanto como o primeiro
3 hrs
  -> Obrigado, Ricardo. Mas na indústria automobilística chamam de auto-detonação; ao menos era assim na VW do Brasil.

agree  Luiza Modesto: Alguns metais tb, como o magnésio por exemplo.
3 hrs
  -> Obrigado, Luiza. Exatamente; o magnésio era um problema sério na fundição de motores refrigerados a ar da VW . Os motores são fabricados numa liga de alumínio e magnésio e vivam provocando incêndio devido ao magnésio.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
autoignition temperature
temperatura de auto-combustão


Explanation:
"auto-ignicao" soa estranho, apesar de estar certo, mas é muito mais comum o termo "auto-combustão" como nos exemplos abaixo:
... Devido a alta temperatura de auto combustão do gás natural, a mistura ar-gás não explode durante o deslocamento de compressão por não existir a ...
http://www.cram-sa.com.ar/portuge/sistdual.html
Temperatura de Auto combustão: não disponível (dependerá da duração da exposição para ouvir a fonte os sinais da fonte e outras variáveis). ...
http://www.cikel.com.br/madeira/?cat=2&pag=2
http://www.ecodcorp.com/pages/pt/products4.html


Marco Schaumloeffel
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 18

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: sim, se realmente se tratar de química
2 hrs
  -> obrigado, e a pergunta aqui trata de química.