KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

de-leading

Portuguese translation: remoção de chumbo


14:23 Feb 21, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Chemistry; Chem Sci/Eng / chemistry
English term or phrase: de-leading
Could anyone pls indicate a portuguese translation for "de-leading" . Context: Chemistry: lead deleading. (Eliminação de chumbo ?). What would be a valid portuguese expression for "deleading" or "de-leading" ? Many thanks.
Adolpho J Silva
Brazil
Portuguese translation:remoção de chumbo
Explanation:
Palavra de engenheiro químico

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-21 14:35:14 (GMT)
--------------------------------------------------

O objetivo deste trabalho é elucidar os mecanismos envolvidos na remoção de chumbo de soluções aquosas, investigando-se a transformação do Pb para uma forma ...
portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_ cover&id=000066&lng=pt&nrm=iso

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-21 14:35:51 (GMT)
--------------------------------------------------

A remoção de chumbo nas temperaturas de 27oC, 50oC, 65oCe 80oC foram de 96,0%, ... Os resultados obtidos sugerem que a remoção do chumbo de uma solução que ...
www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1306/index.html

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-21 14:36:34 (GMT)
--------------------------------------------------

CETREL, para remoção do chumbo, ferro e zinco contido nas escórias da antiga ... piloto para testes e simulação do processo de remoção de chumbo e zinco; ...
www1.capes.gov.br/estudos/dados/2004/ 28001010/045/2004_045_28001010043P3_ProjPesq.pdf
Selected response from:

Luiz Almeida
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6remoção de chumboLuiz Almeida
4 +1remoção de chumborhandler
4eliminação de chumbo, monitoração do risco relacionadoxxxMarttim


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
remoção de chumbo


Explanation:
Palavra de engenheiro químico

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-21 14:35:14 (GMT)
--------------------------------------------------

O objetivo deste trabalho é elucidar os mecanismos envolvidos na remoção de chumbo de soluções aquosas, investigando-se a transformação do Pb para uma forma ...
portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_ cover&id=000066&lng=pt&nrm=iso

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-21 14:35:51 (GMT)
--------------------------------------------------

A remoção de chumbo nas temperaturas de 27oC, 50oC, 65oCe 80oC foram de 96,0%, ... Os resultados obtidos sugerem que a remoção do chumbo de uma solução que ...
www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1306/index.html

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-21 14:36:34 (GMT)
--------------------------------------------------

CETREL, para remoção do chumbo, ferro e zinco contido nas escórias da antiga ... piloto para testes e simulação do processo de remoção de chumbo e zinco; ...
www1.capes.gov.br/estudos/dados/2004/ 28001010/045/2004_045_28001010043P3_ProjPesq.pdf

Luiz Almeida
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  perry
2 hrs

agree  Fernando Trucco: remoção, me parece perfeito
4 hrs

agree  AnaCarla
5 hrs

agree  Carlos Angelo: Embora exista o verbo "deschumbar", nunca vi um substantivo derivado dele, o qual seria "deschumbação", "deschumbamento" ou "deschumbagem". Do Houaiss: deschumbar - retirar o chumbo de.
7 hrs

agree  xxxtagl
12 hrs

agree  Fernando Domeniconi: exatamente isso...
4 days

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
remoção de chumbo


Explanation:
Acredito que não exista expressão mais curta. Veja estes exemplos:

Teses - Saúde Pública
O objetivo deste trabalho é elucidar os mecanismos envolvidos na remoção de chumbo de soluções aquosas, investigando-se a transformação do Pb para uma forma ...
http://portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_co...


Autistas.Org - Quelação - Protocolo Andy para desintoxicação de ...
O DMSA é eficaz na remoção de chumbo, e auxilia na remoção de mercúrio. O DMPS auxilia na remoção de mercúrio e arsênico. Devido à sua farmacocinética, ...
www.autistas.org/protocolo_andy.htm


Aonde.com :: chumbo - Resultado da Busca
9: Lapidágua Tratamento de Água - Tratamento de água, equipamentos especiais para remoção de alumínio em banhos de anodização, para remoção de chumbo e ...
www.aonde.com/buscadas/chumbo.htm


[PDF] Efeito da modificação química da zeólita natural estilbita na ...File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
A eficiência da remoção de chumbo. aumentou de 68%, na STI-orig para ... A eficiência na remoção de chumbo aumenta de 68% (estilbita ...
www.cetem.gov.br/publicacao/serie_anais_X_jic_2002/Glaucia....



rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 296

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marco Schaumloeffel
1 hr
  -> Obrigado, Marco.

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
eliminação de chumbo, monitoração do risco relacionado


Explanation:
Deleading is taking steps to permanently control or to remove lead hazards. ... In Massachusetts, temporary lead hazard controls are known as deleading. ...
www.leadsafehomes.info/boston/mainpage.jsp?SITEACTION=CTREE... SUBACTION=LEADINHOMES@LEADHAZARDCONTROLAN... - 37k -

A Soldadura sem chumbo irá estar disponível a tempo de cumprir o prazo dado pela Comissão Europeia para a eliminação de chumbo em certos produtos comerciais ...
www.c3p.org/nasa_technical_workshop_2004_pt.htm - 26k -

xxxMarttim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4