KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

Drafted copolymer

Portuguese translation: Copolímero Enxertado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Grafted Copolymer
Portuguese translation:Copolímero Enxertado

01:56 Mar 30, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng / Chemistry
English term or phrase: Drafted copolymer
Alguém poderia me ajudar com a tradução de "DRAFTED COPOLYMER? Não há muito contexto, pois trata-se de uma Ficha de Segurança de Produtos (MSDS). O contexto que tenho encontra-se abaixo:

Drafted copolymer of lignosulfonates and acrylic acids

Agradeço antecipadamente
Serca
Canada
copolímero enxertado
Explanation:
Fonte: pesquisador da área do CDTN/CNEN
Selected response from:

Laerte da Silva
Brazil
Grading comment
Agradeço muitíssimo a todos de colaboraram com suas sugestões. Na verdade houve um erro de digitação no documento original. O que era DRAFTED deveria ser GRAFTED.
Sendo assim, GRAFTED COPOLYMER ficou COPOLÍMERO ENXERTADO.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4copolímero esboçado / projetado
Theodore Fink
5copolímero enxertadoLaerte da Silva
5Esboço de Ficha de Segurança de copolímero de...
airmailrpl
4polímero estirado
Paulo Lopes
4Copolímero extraído de ....mschisler
3copolímero destacado
José Antonio Azevedo
2 -1copolímero produzido
Silvio Picinini


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
copolímero destacado


Explanation:
Acho que seria isto, embora não tenha certeza absoluta. Espero que ajude.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Copolímero extraído de ....


Explanation:
Tb. não tenho certeza.

Boa sorte,

mschisler

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
polímero estirado


Explanation:
Sem muito contexto, porém fazendo analogia com o tratamento metalúrgico e também têxtil, parece-me que você estaria tracionando o copolímero para torná-lo mais manuseável, como um fio.
"The process of lengthening raw fibers ... to make the stock look more like yarn" - Dict. of Scient. and Tech. Terms - McGraw-Hill

Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
copolímero esboçado / projetado


Explanation:
Procurei "Drafted copolimer" em Google sem encontrar nada. Porém, sem as aspas, existem um monte!

"Drafted" parece ser usado no sentido dado acima.

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
0 min
  -> Thanks, Antrib! How are things "doen under"?

agree  Antonio Costa
10 hrs
  -> Thanks, Antonio.

agree  Lilian Jimenez-Ramsey: Foi exatamente o que eu achei e o que parece mais lógico.
11 hrs
  -> Thanks, Lilian.

agree  Clauwolf
20 hrs
  -> Thanks, Clauwolf

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Esboço de Ficha de Segurança de copolímero de...


Explanation:
pois trata-se de uma Ficha de Segurança de Produtos (MSDS). O contexto que tenho encontra-se abaixo:

Drafted copolymer of lignosulfonates and acrylic acids

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

1 day20 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): -1
copolímero produzido


Explanation:
Como draft também pode ser retirar de alguma coisa, pode ser que o copolímero seja retirado como resultado da reação entre o linhosulf... e o ácido acrílico.
Mas não é certeza.


Silvio Picinini
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Laerte da Silva: copolímero enxertado - Fonte: pesquisador especialista da área do CDTN/CNEN - BH
2 days22 hrs

3 days23 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
copolímero enxertado


Explanation:
Fonte: pesquisador da área do CDTN/CNEN

Laerte da Silva
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Agradeço muitíssimo a todos de colaboraram com suas sugestões. Na verdade houve um erro de digitação no documento original. O que era DRAFTED deveria ser GRAFTED.
Sendo assim, GRAFTED COPOLYMER ficou COPOLÍMERO ENXERTADO.