KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

straight-run

Portuguese translation: destilação direta


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:straight-run
Portuguese translation:destilação direta
Entered by: Sergio Artamonoff

16:37 Mar 30, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng / Chemistry
English term or phrase: straight-run
Olá amigos,
Aqui estou novamente com mais uma dúvida sobre termos encontrados em uma Ficha de Segurança de Produtos. Desta vez o contexto geral é o refinamento de petróleo. Contudo, não existe um contexto mais específico. A palavra é a seguinte:

STRAIGHT-RUN

O significado seria "descrição aplicada a um produto obtido do petróleo cru mediante a destilação e sem conversão química. Alguém sabe como dizer isso em português.

Agradeço de antemão
Serca
Canada
destilação direta
Explanation:
no caso da destilação do petróleo
Selected response from:

Sergio Artamonoff
Brazil
Grading comment
Olá companheiros,
Agradeço imensamente o vosso auxílio.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Gasolina Straight-run / Gasolina de Primeira Destilação
Theodore Fink
4 +1destilação direta
Sergio Artamonoff
5Destilado de petroleo de Primeira Destilação..
airmailrpl


  

Answers


29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Gasolina Straight-run / Gasolina de Primeira Destilação


Explanation:
Como vc bem observou, é uma gasolina crua sem aditivos logo após sua primeira destilação.

Se fosse azeite, seria o que a gente chama de "Exra Virgem". Mas no caso em questão acredito que terá que conservar o Inglês original ou traduzir como Gasolina de Primeira Destilação.

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo: Ted, sua opção de "gasolina de primeira destilação" está perfeita (como sempre), de acordo com o Dicionário do Antas.
1 hr
  -> Muito obrigado, caro e estimado colega. Feliz Pascoa!!

agree  Clauwolf
7 hrs
  -> Thanks, Clauwolf.

neutral  airmailrpl: gasoline is not the only petroleum product produced in straight runs
14 hrs
  -> Your own reference mentions ONLY GASOLINE (twice), doesn't it, airmailrpl. Happy Easter!

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Destilado de petroleo de Primeira Destilação..


Explanation:
straight-run Chemical Engineering. gasoline in a petroleum refinery that has been produced from direct distillation of crude oil in a still and is very low in unsaturated hydrocarbons. Also, straight-run gasoline.
Harcourt: AP Dictionary of Science and Technology:
www.harcourt.com/dictionary/def/9/8/8/3/9883600.html

Diesel fuels (IARC Summary & Evaluation, Volume 45, 1989)
... Kerosene-type diesel fuel (diesel fuel No. 1) is manufactured from straight-run petroleum distillates [5]. Automotive and railroad diesel fuel (diesel fuel No ...
www.inchem.org/documents/iarc/iarc/iarc609.htm

Neon Anonimal Zeus Guatura SiTe -
... ao passarem pelos pratos.. São recolhidos, como derivados da primeira destilação, gás, gasolina, nafta e querosene, principalmente. Essas frações são ...
sites.uol.com.br/flaviorpereira


--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-31 08:50:12 (GMT)
--------------------------------------------------

To Theodore Fink: >Your own reference mentions ONLY GASOLINE (twice), doesn\'t it, airmailrpl. Happy Easter! -

Look closer - the references mention, gas, gasoline, kerosene, nafta, diesel,


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
destilação direta


Explanation:
no caso da destilação do petróleo


    Lewis L. Sell Technical Dictionary
Sergio Artamonoff
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Olá companheiros,
Agradeço imensamente o vosso auxílio.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa
17 hrs