KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

Alcohol Adducts

Portuguese translation: Aduto (adutos de álcool)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Adduct (alcohol adducts)
Portuguese translation:Aduto (adutos de álcool)

17:27 Mar 31, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng / Chemistry
English term or phrase: Alcohol Adducts
Ainda estou trabalhando na Ficha de Segurança de Produtos, sobre a qual fiz algumas perguntas anteriormente. Desta vez gostaria de saber qual de seria a tradução para ADDUCTS. E, novamente, não há contexto.
O produto de minhas pesquisas está abaixo:
"Adduct in chemistry, an addition product or complex; in biomechanics, to draw together physically separated components".

Porém, como se diz isso em português? É aditivo ????????

Muito obrigado e Boa Páscoa
Serca
ADUTOS de Alcool
Explanation:
ADUTO - Produto formado pela reação de isocianato com poliol, a baixa temperatura, que contem grupos isocianatos livres para reação posterior.

DOC] FlexNews_
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... SPRAY. ELASTÔMEROS. REVESTIMENTOS. ADESIVOS. SELANTES. GLOSSÁRIO - POLIURETANOS
- A. ... ADUTO - Produto formado pela reação de isocianato com poliol, a baixa ...
www.arinos.com.br/arinews/arinews200001.doc

- adduct: “a chemical compound that forms from the addition of two or more substances.”

Not an additive (aditivo) - it is a seperate product of the reaction.

PDF] Divulgação
File Format: PDF/Adobe Acrobat
... com maior eficiência na catálise de álcool benzílico e 1- naftaleno-metanol,
em ... 4 das flavinas oxidadas, produzindo um aduto. A reação de uma segunda ...
www.sbq.org.br/publicacoes/quimicanova/qnol/2002/vol25n1/ 20.pdf
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Muitíssimo obrigado a todos pelas contribuíções enviadas.
O termo aduto era justamente o que eu estava precisando. Eu havia chegado a ADITIVO, mas ainda faltava algo. Por isso resolvi recorrer à lista.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2ADUTOS de Alcool
airmailrpl
5 +2aditivo, sem dúvidapoulson
4 +2aditivo / aduzir
José Antonio Azevedo


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
aditivo / aduzir


Explanation:
Em química: aditivo.
Em biomecânica: aduzir.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink: Parabens, Jose! Feliz Pascoa!
20 mins
  -> Obrigado, Ted! Feliz Páscoa para você e sua família!

agree  mschisler
32 mins
  -> Obrigado.

27 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
aditivo, sem dúvida


Explanation:
Algumas possibilidades (é uma questão de escolher a que melhor se adequa ao contexto):

Pessoalmente, traduziria por ADITIVO

VEJA:
- adduct: “a chemical compound that forms from the addition of two or more substances.” Isto é o que em português se designa por aditivo. Isto tenho a certeza (my mother is a chemical engineer... J )

ADUTOR ou ADUTO
Ref: Eurodicautom
Subject - "Chemical Industry - Chemical Engineering - Chemical Products

- adutor
Reference Multilingual Aeronautical Dictionary(AGARD,1980)

- aduto
Reference - J Miranda;Eng.Ana Maria Couras(Assoc.Port.Fabric.Tintas e Vernizes)
Definition - a component of a paint that has been partially pre-reacted to give a polymer that is still reactive


Espero que ajude!

poulson
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  tradusport
11 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes
2 hrs

neutral  Tania Marques-Cardoso: In Portuguese, an "aditivo" is something you add to an original product/compound, not the result of the addition of two or more substances.
2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
ADUTOS de Alcool


Explanation:
ADUTO - Produto formado pela reação de isocianato com poliol, a baixa temperatura, que contem grupos isocianatos livres para reação posterior.

DOC] FlexNews_
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... SPRAY. ELASTÔMEROS. REVESTIMENTOS. ADESIVOS. SELANTES. GLOSSÁRIO - POLIURETANOS
- A. ... ADUTO - Produto formado pela reação de isocianato com poliol, a baixa ...
www.arinos.com.br/arinews/arinews200001.doc

- adduct: “a chemical compound that forms from the addition of two or more substances.”

Not an additive (aditivo) - it is a seperate product of the reaction.

PDF] Divulgação
File Format: PDF/Adobe Acrobat
... com maior eficiência na catálise de álcool benzílico e 1- naftaleno-metanol,
em ... 4 das flavinas oxidadas, produzindo um aduto. A reação de uma segunda ...
www.sbq.org.br/publicacoes/quimicanova/qnol/2002/vol25n1/ 20.pdf


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64
Grading comment
Muitíssimo obrigado a todos pelas contribuíções enviadas.
O termo aduto era justamente o que eu estava precisando. Eu havia chegado a ADITIVO, mas ainda faltava algo. Por isso resolvi recorrer à lista.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lilian Jimenez-Ramsey
7 mins
  -> obrigado

agree  Tania Marques-Cardoso
50 mins
  -> obrigado