KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

the mixture might be stirred by vigorous stirring, agitation, or sonication.

Portuguese translation: A mistura pode ser mexida através de movimentos vigorosos, agitação, ou sonicação


16:03 Feb 10, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng / laboratórios; procedimentos
English term or phrase: the mixture might be stirred by vigorous stirring, agitation, or sonication.
Se utilizo para to stir - agitar - como diferencio entre stirring e agitation??? Quanto a sonication traduzo para sonicação.

Faltam-me palavras em português. Podem ajudar??
Vepalm
Portuguese translation:A mistura pode ser mexida através de movimentos vigorosos, agitação, ou sonicação
Explanation:
Acho que assim fica bom, veja as várias definições que achei para compor a frase:

stir
stir
n 1 ato de mexer (com colher), movimento, tumulto, barulho, agitação, atividade.

Sonicação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonicação é o procedimento que utiliza a energia das ondas sonoras, mais comumente o ultra-som, aplicado sobre determinados sistemas químicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonicação

Sonication is act of applying sound (usually ultrasound) energy to achieve various purposes.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sonication
Selected response from:

Gisele Goldstein
United States
Grading comment
Muito obrigada a todos.
A sugestão da Gisele parece-me a mais adequada para não alterar a ortografia do texto original - uma Patente.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1A mistura pode ser mexida através de movimentos vigorosos, agitação, ou sonicação
Gisele Goldstein
5a mistura podera ser feita misturando vigorosamente, agitando ou atraves de sonificação
Claudia Massey
4a mistura pode ser misturada/mexida através de mexida vigorosa. agitação, ou....
Flavia Martins dos Santos
4A mistura ser realizada agitando fortemente ou usando um misturador ou um sonicadormfs_trad
4A mistura pode ser mexida por movimento giratório violento, agitação ou ...rhandler


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
A mistura pode ser mexida por movimento giratório violento, agitação ou ...


Explanation:
Espero que o ajude.

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 296

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
A mistura ser realizada agitando fortemente ou usando um misturador ou um sonicador


Explanation:
Talvez seja este o sentido, ou seja agitar à mão, usar um misturador ou usar um sonicador. Mistura-se de três formas diferentes, uma manual e duas com aparelhos disponíveis para o efeito

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2007-02-10 16:24:22 GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa, ...falta a palavra pode a seguir a mistura

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a mistura pode ser misturada/mexida através de mexida vigorosa. agitação, ou....


Explanation:
suggestion

Flavia Martins dos Santos
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 2

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
A mistura pode ser mexida através de movimentos vigorosos, agitação, ou sonicação


Explanation:
Acho que assim fica bom, veja as várias definições que achei para compor a frase:

stir
stir
n 1 ato de mexer (com colher), movimento, tumulto, barulho, agitação, atividade.

Sonicação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonicação é o procedimento que utiliza a energia das ondas sonoras, mais comumente o ultra-som, aplicado sobre determinados sistemas químicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonicação

Sonication is act of applying sound (usually ultrasound) energy to achieve various purposes.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sonication


Gisele Goldstein
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 7
Grading comment
Muito obrigada a todos.
A sugestão da Gisele parece-me a mais adequada para não alterar a ortografia do texto original - uma Patente.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Trucco: Agree, sugiro ultra-som, fica mais claro...........bastante usado em procedimentos quimicos
8 hrs
  -> Legal Fernando. Obrigada pela ajuda!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
a mistura podera ser feita misturando vigorosamente, agitando ou atraves de sonificação


Explanation:
a mistura podera ser feita misturando vigorosamente, agitando ou atraves de sonificação.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2007-02-10 20:05:03 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe devria ser ( Sonicação )

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2007-02-10 20:11:27 GMT)
--------------------------------------------------

Elas são homogenizadas por sonicação (quebra das células por ondas sonoras de alta freqüência) ou por força mecânica. O resultante é a mistura homogênea dos ...


http://pt.wikipedia.org/wiki/Western_blot


--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2007-02-10 20:16:12 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40421998000200018&...

Claudia Massey
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4