KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

polystyrenes of narrow molecular weight

Portuguese translation: poliestirenos com distribuição estreita de peso/massa molecular


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:polystyrenes of narrow molecular weight
Portuguese translation:poliestirenos com distribuição estreita de peso/massa molecular
Entered by: Bett

11:43 Oct 19, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng / plastics
English term or phrase: polystyrenes of narrow molecular weight
" the GPC system was calibrated with narrow molecular weight polystyrenes of known molecular weight and concentration. "
it is about the calibration iof the machine which will perform the Gel Permeation Chromatography test ....
Bett
poliestirenos com distribuição estreita de peso/massa molecular
Explanation:
Bett,

o termo refere-se à MWD = molecular weight distribution, um parâmetro aplicado a polímeros ou outros tipos de moleculas de alto peso molecular.

Veja:

www.thyssenplastic.com/TUBOSTPS/PORTUGUES/ptubos.html

ou

libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000311488

ou

teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/3636.pdf

O autor do teu texto produziu uma elipse - poderia ter sido escrito assim:

" the GPC system was calibrated with narrow molecular weight distribution polystyrenes of known molecular weight and concentration. "


Não trata-se, aqui, de peso molecular baixo, já que, neste caso, em inglês não é utilizado o termo "narrow", mas sim, "low" = low molecular weight (e "high" para "alto peso molecular").

(Alternativamente: poliestirenos com distribuição de peso/massa molecular estreita).

Sorte!


--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-10-19 18:07:50 GMT)
--------------------------------------------------

Faço minha observação aqui, pois como votante não tenho permissão para utilizar a função "discordar/disagree" na resposta do Henrique:

"Peso" não pode ser "estreito". Peso é "alto/baixo" ou "grande/pequeno", mas nunca "estreito/largo".

Vamos aos fatos:

- poliestireno é um polímero
- o peso molecular de um polímero, devido à sua natureza, não pode ser medido da mesma forma que o peso molecular de uma molécula pequena
- em polímeros, o peso molecular das cadeias componentes é variável. Esta "variabilidade" apresenta uma certa distribuição, análoga a uma distribuição estatística.
- "larga distribuição" significa que a curva é mais baixa do que longa = há heterogeneidade no peso molecular entre as inúmeras cadeias (polímeros com alta dispersão na distribuição do peso molecular)
- "estreita distribuição" é o contrário = o peso molecular das cadeias é mais homogêneo entre si (polímeros com baixa dispersão na distribuição do peso molecular)
- "larga" ou "estreita" distribuição não indica necessariamente se a molécula tem alto ou baixo peso molecular.

Aqui você encontra o conceito explicado em inglês:

http://www.pslc.ws/mactest/weight.htm

Aqui você encontra o conceito explicado em português (site infelizmente lento, não consegui abrir por completo):

libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000317471

"relacionadas com sua distribuição de massa molecular e massa molecular ..... Tipicamente, moléculas pequenas são especificadas pela fórmula molecular e ..."


Aqui você encontra um texto paralelo em português que versa exatamente sobre o seu tema do seu texto:

http://portal.cnpq.br/programasespeciais/pronex/nacional/tec...

"...por cromatografia de permeação em gel (GPC) para se determinar peso molecular e distribuição de peso molecular; por análises mecânicas (resistências à tração, impacto etc) para se avaliar o desempenho como material de engenharia."

Repare que peso molecular e distribuição de peso molecular são coisas diferentes.

Não é necessário olhar muito aguçado para perceber que:

1) o teu texto trata exatamente do exposto acima
2) propositadamente ou não, o autor omitiu a palavra "distribution" na frase original

"with narrow molecular weight distribution"

Pesquise "narrow molecular weight" com aspas no Google e verá que praticamente *todas* as ocorrências contêm "distribution" no termo.

Bett, espero que meu pequeno esforço aqui não tenha sido em vão. Recomendo que procure uma engenheira química que entenda de polímeros - ela poderá confirmar a minha tradução
e explicação para o termo teu texto. Aproveito a deixa para ressaltar que o Proz é uma grande ajuda a todos nós (sou terminologista por profissão e meu trabalho seria muito mais complicado sem ele ;-). Mas ele deve ser utilizado com cuidado. Cada pergunta deve envolver uma boa dose de reflexão de nossa parte. Sem ela, o processo tradutório corre sério riscos e a qualidade inevitavelmente cai. E, nem preciso dizer, a qualidade do nosso glossário no Kudoz fica comprometida.

Sorte!
Selected response from:

Marcos Zattar
Germany
Grading comment
thank you Marcos for being so fast and giving me so many references !
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6poliestirenos de baixo peso molecular
Henrique Serra
5 +1poliestirenos com distribuição estreita de peso/massa molecularMarcos Zattar


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
poliestirenos de baixo peso molecular


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-10-19 11:49:32 GMT)
--------------------------------------------------

http://tinyurl.com/328tqd

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-10-19 11:53:38 GMT)
--------------------------------------------------

Na realidade, lendo o seu contexto, fica melhor assim:

O cromatógrafo (GPC) foi calibrado MEDIANTE UMA ESTREITA FAIXA (ou intervalo) de poliestirenos de baixa concentração e peso molecular.

Henrique Serra
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mafalda d'Orey de Faria
24 mins
  -> obrigado, Mafalda

agree  catarinawaraujo
43 mins
  -> obrigado, Catarina

agree  Fausto Magalhães da Silveira
49 mins
  -> obrigado, Fausto

agree  Maria Amorim
4 hrs

agree  Mrs Wood
5 hrs

agree  Humberto Ribas
6 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
polystyrenes of narrow molecular weight distribution
poliestirenos com distribuição estreita de peso/massa molecular


Explanation:
Bett,

o termo refere-se à MWD = molecular weight distribution, um parâmetro aplicado a polímeros ou outros tipos de moleculas de alto peso molecular.

Veja:

www.thyssenplastic.com/TUBOSTPS/PORTUGUES/ptubos.html

ou

libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000311488

ou

teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/3636.pdf

O autor do teu texto produziu uma elipse - poderia ter sido escrito assim:

" the GPC system was calibrated with narrow molecular weight distribution polystyrenes of known molecular weight and concentration. "


Não trata-se, aqui, de peso molecular baixo, já que, neste caso, em inglês não é utilizado o termo "narrow", mas sim, "low" = low molecular weight (e "high" para "alto peso molecular").

(Alternativamente: poliestirenos com distribuição de peso/massa molecular estreita).

Sorte!


--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-10-19 18:07:50 GMT)
--------------------------------------------------

Faço minha observação aqui, pois como votante não tenho permissão para utilizar a função "discordar/disagree" na resposta do Henrique:

"Peso" não pode ser "estreito". Peso é "alto/baixo" ou "grande/pequeno", mas nunca "estreito/largo".

Vamos aos fatos:

- poliestireno é um polímero
- o peso molecular de um polímero, devido à sua natureza, não pode ser medido da mesma forma que o peso molecular de uma molécula pequena
- em polímeros, o peso molecular das cadeias componentes é variável. Esta "variabilidade" apresenta uma certa distribuição, análoga a uma distribuição estatística.
- "larga distribuição" significa que a curva é mais baixa do que longa = há heterogeneidade no peso molecular entre as inúmeras cadeias (polímeros com alta dispersão na distribuição do peso molecular)
- "estreita distribuição" é o contrário = o peso molecular das cadeias é mais homogêneo entre si (polímeros com baixa dispersão na distribuição do peso molecular)
- "larga" ou "estreita" distribuição não indica necessariamente se a molécula tem alto ou baixo peso molecular.

Aqui você encontra o conceito explicado em inglês:

http://www.pslc.ws/mactest/weight.htm

Aqui você encontra o conceito explicado em português (site infelizmente lento, não consegui abrir por completo):

libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000317471

"relacionadas com sua distribuição de massa molecular e massa molecular ..... Tipicamente, moléculas pequenas são especificadas pela fórmula molecular e ..."


Aqui você encontra um texto paralelo em português que versa exatamente sobre o seu tema do seu texto:

http://portal.cnpq.br/programasespeciais/pronex/nacional/tec...

"...por cromatografia de permeação em gel (GPC) para se determinar peso molecular e distribuição de peso molecular; por análises mecânicas (resistências à tração, impacto etc) para se avaliar o desempenho como material de engenharia."

Repare que peso molecular e distribuição de peso molecular são coisas diferentes.

Não é necessário olhar muito aguçado para perceber que:

1) o teu texto trata exatamente do exposto acima
2) propositadamente ou não, o autor omitiu a palavra "distribution" na frase original

"with narrow molecular weight distribution"

Pesquise "narrow molecular weight" com aspas no Google e verá que praticamente *todas* as ocorrências contêm "distribution" no termo.

Bett, espero que meu pequeno esforço aqui não tenha sido em vão. Recomendo que procure uma engenheira química que entenda de polímeros - ela poderá confirmar a minha tradução
e explicação para o termo teu texto. Aproveito a deixa para ressaltar que o Proz é uma grande ajuda a todos nós (sou terminologista por profissão e meu trabalho seria muito mais complicado sem ele ;-). Mas ele deve ser utilizado com cuidado. Cada pergunta deve envolver uma boa dose de reflexão de nossa parte. Sem ela, o processo tradutório corre sério riscos e a qualidade inevitavelmente cai. E, nem preciso dizer, a qualidade do nosso glossário no Kudoz fica comprometida.

Sorte!

Marcos Zattar
Germany
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
thank you Marcos for being so fast and giving me so many references !

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Dora Matos: Penso que está certíssimo, Marcos. Não há qualquer referência no texto que diga que os polímeros têm baixo peso molecular. Diz apenas que o peso molecular (seja ele qual for, dentro de limites estreitos) e a concentração são conhecidos.
6 hrs
  -> Obrigado, Dora!