KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

phospate ester

Portuguese translation: ester de fosfato ou ester fosfatico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:phosphate ester
Portuguese translation:ester de fosfato ou ester fosfatico
Entered by: b2win

10:01 Jul 6, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng / chemistry
English term or phrase: phospate ester
Sei que a tradução é fosfato e éster, mas gostaria de saber a nomenclatura:
fosfato de éster?
éster fosfato?
algo diferente?
b2win
Italy
éster de fosfato
Explanation:
É isso

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-06 10:23:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Também se usa \"éster fosfático\"
Selected response from:

Antonio Costa
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5éster de fosfatoAntonio Costa
4 +1éster fosfatado
P Forgas
4 +1éster de fosfatoSerge L
4éster fosfato
Luciana Vozza


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
éster de fosfato


Explanation:
É isso

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-06 10:23:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Também se usa \"éster fosfático\"

Antonio Costa
PRO pts in category: 8
Grading comment
obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo: Nossa, o hômi tá atacando de químico hoje! Ou seria cientista louco?
1 hr
  -> ómi não, cabra safado, Zé.

agree  Sylvio Kauffmann
2 hrs
  -> Obrigado zeilic

agree  Tania Marques-Cardoso
3 hrs
  -> Obrigado Tânia

agree  Clauwolf: bateu primeiro, merece levar
15 hrs
  -> Obrigado Clauwolf

agree  Emilia Carneiro
16 hrs
  -> Obrigado Emilia

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
éster de fosfato


Explanation:
Depois de absorvido em pH fisiológico como H2PO4-, ele permanece como fosfato inorgânico (Pi) ou pode se ligar a cadeias carbônicas como éster de fosfato (exemplo: açúcar fosfatado) ou, ainda, pode se ligar a um outro fosfato (exemplo: ATP)

Sorte!

Serge L.


    Reference: http://felix.ib.usp.br/bib131/texto2/phosphor.htm
Serge L

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mauro Lando: Na verdade o proprio enunciado em ingl6es é falho, pois um ester se compôe de dois radicais - no caso, o radicl anionico é o fosfato - e cadê o alcool? fosfato de quê? (é o "ele" da frase transcrita acima.a
4 hrs
  -> Thanks for the explanation, I'm really not an expert in chemistry...

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
éster fosfatado


Explanation:
Ÿ Não ha fluxo da unidade de força. CORREÇÃO Ÿ Adicione fluido
hidraulico Hurst ÉSTER FOSFATADO conforme necessidade. Ÿ ...
www.hurstjaws.com/literature/files/ ML16S%20MANUAL%20-%20PORTUGUESE.pdf - Similar pages

Untitled Document
... Um substrato quimioluminescente (éster fosfatado do adamantil dioxetano) é adicionado
e sofre hidrólise na presença de fosfatase alcalina gerando um ...
www.brazjurol.com.br/dezembro_2001/Maciel_542_548.htm - 23k - Cached - Similar pages

trabalhos - [ Translate this page ]
... O mais recente estudo relatou total infiltração marginal usando um sistema adesivo
dentinário à base de éster fosfatado em restaurações classe V de ...
npcb.8m.com/npcb00008.html - 33k - Cached - Similar pages

Glosario - [ Translate this page ]
... Fosfosal: Es un éster fosfatado del ácido salicílico, muy soluble en agua, que
cuando está en disolución se hidroliza a ácido salicílico (salicilato). ...
www.aspirina.com/glos2.ht


P Forgas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
6 hrs