KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

4-substituted nitrogen atom-containing ring

Portuguese translation: anel contendo 4 átomos de nitrogênio substituídos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:4-substituted nitrogen atom-containing ring
Portuguese translation:anel contendo 4 átomos de nitrogênio substituídos
Entered by: Luiz Almeida

00:10 Apr 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: 4-substituted nitrogen atom-containing ring
The present invention relates to melanocortin (MC) receptor ligands that have a 4-substituted nitrogen atom-containing ring, which provides for enhanced activity. These ligands preferably exhibit selectivity for the MC-3 and/or MC-4
edna osorio
anel contendo 4 átomos de nitrogênio substituídos
Explanation:
Palavra de engenheiro químico.

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-04-02 00:29:02 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] Química | HistóriaFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
c) Seria possível preparar um composto com a mesma estrutura do dissulfiram, no qual os átomos de nitrogênio fossem substituídos. por átomos de oxigênio? ...
oglobo.globo.com/educacao/vestibular/arquivos/unicamp_2quimhist.pdf - Páginas Semelhantes

Todas as palavras Qualquer palavra Expressão booleana Indice ...A síntese de compostos de coordenação contendo bipiridinas substituídas e a ... de elétrons tornam os átomos de nitrogênio do anel piridínico mais ácido. ...
200.136.241.250/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl8/003.xis&cipar=bco.cip&bool=exp&opc=decorado... - 24k - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Luiz Almeida
Grading comment
OBRIGADA
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5anel contendo 4 átomos de nitrogênio substituídosLuiz Almeida
5anel subtituído na posição 4 e contendo um átomo de azoto (nitrogénio)
msidarus
3 +1Anel (possivelmente um anel enzênico) contendo um atomo de hidrogênio substituido na posição 4
Mauro Lando


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
anel contendo 4 átomos de nitrogênio substituídos


Explanation:
Palavra de engenheiro químico.

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-04-02 00:29:02 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] Química | HistóriaFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
c) Seria possível preparar um composto com a mesma estrutura do dissulfiram, no qual os átomos de nitrogênio fossem substituídos. por átomos de oxigênio? ...
oglobo.globo.com/educacao/vestibular/arquivos/unicamp_2quimhist.pdf - Páginas Semelhantes

Todas as palavras Qualquer palavra Expressão booleana Indice ...A síntese de compostos de coordenação contendo bipiridinas substituídas e a ... de elétrons tornam os átomos de nitrogênio do anel piridínico mais ácido. ...
200.136.241.250/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl8/003.xis&cipar=bco.cip&bool=exp&opc=decorado... - 24k - Em cache - Páginas Semelhantes


Luiz Almeida
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
OBRIGADA

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
30 mins

agree  Marcos Antonio
44 mins

disagree  Mauro Lando: o n. 4 se refere à posição no anel benzenico - observen o hifen ante da palavra containing
11 hrs

disagree  msidarus: sim o nº 4 refere-se à posição e não ao nº de átomos de azoto
15 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Anel (possivelmente um anel enzênico) contendo um atomo de hidrogênio substituido na posição 4


Explanation:
Observe que no original o ATOM é singular. Observem o hifen entre atom e containing. Tiudo o que vem anes do verbo containung é uma locução adjetiva.
Falou o técnico químico.

Mauro Lando
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 174

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Munhoz: Concordo, inclusive porque o contexto se estende a MC-3 e MC-4. Já o fato de ATOM estar no singular, isso se deve pela adjetivação - que em inglês não pode ser feita no plural.
2 hrs

neutral  msidarus: cuidado deve ter sido um "tipo" mas nesta versão seria um átomo de nitrogênio e não hidrogênio. cuidado também que a partir do momento que tem um azoto (ou nitrogénio) o anel já não é benzénico.
3 hrs
  -> tem toda a razão, msidarius quanto ao nitrogênio. Mas quanto à nomenclatura dos hidrcarbonetos aromáticos, fico com a oficial - sendo ORIGINARIO de um anel benzênico, e tendo as dupas em 1,3, e 5, é um anel benzencio seja o que for qhe se lhe ligaram

15 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
anel subtituído na posição 4 e contendo um átomo de azoto (nitrogénio)


Explanation:
"Esta invenção está relacionada com os ligandos do receptor de melacortina (MC) que contêm um anel heterocíclico com um átomo de azoto e substituintes na posição 4, o que possibilita um aumento da actividade. Este ligandos são preferencialmente selectivos para os receptores MC-3 e/ou MC-4."

esta seria a minha proposta para atradução completa - usei uma forma um pouco diferente da que propus como tradução inicialmente porque acho que fica melhor.

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs (2008-04-02 16:06:33 GMT)
--------------------------------------------------

em português do Brazil diz-se nitrogênio claro.

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs (2008-04-02 16:25:05 GMT)
--------------------------------------------------

em relação ao comentário do Mauro Lando:

primeiro um anel contento azoto pode ser muitas coisas
- os mais usuais são de 5 ou 6 membros
- pode ser aromático ou não

se for um anel de 6 membros aromático só com carbonos é um anel benzénico, em qualquer outro dos casos não.
se "subtituir" um carbono dum benzeno por um azoto ele passar a chamar-se piridina. continua a ter as 3 ligações duplas o que faz com que coninue a ser aromático, mas não benzénico. e já agora as duplas, num anel aromático, não estão localizadas por isso não se deve dizer que "estão" em 1, 3 e 5.

de qualquer forma, não se é o caso, mas uma patente que encontrei no google dum composto que deve ser similar ao referido nem sequer era uma nel aromático era um anel saturado com um azoto e 2 substituientes na posição 4 (que já agora também se pode designar por para).

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs (2008-04-02 16:26:57 GMT)
--------------------------------------------------

peço desculpa pelos erros no texto anterior, mas penso que se compreende

msidarus
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese