KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

unsubstituted non-heterocyclic hydrocarbyl units

Portuguese translation: unidades sem substituições/reposições de hidrocarbil não-heterocíclico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:unsubstituted non-heterocyclic hydrocarbyl units
Portuguese translation:unidades sem substituições/reposições de hidrocarbil não-heterocíclico
Entered by: Marcos Antonio

01:11 Apr 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: unsubstituted non-heterocyclic hydrocarbyl units
Examples of various unsubstituted non-heterocyclic hydrocarbyl units include pentyl, 3-ethyloctanyl, 1,3-dimethylphenyl, cyclohexyl, cis-3-hexyl, 7,7-dimethylbicyclo[2.2.1]-heptan-1-yl, and naphth-2-yl.
edna osorio
unidades sem substituições/reposições de hidrocarbil não-heterocíclico
Explanation:
sug
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
OBRIGADA
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2unidades sem substituições/reposições de hidrocarbil não-heterocíclico
Marcos Antonio
4 +2radicais hidrocarbil não heterocíclicos não substituidos
Mauro Lando
5unidades/grupos hidrocarbilo não heterocíclicos e não subtituídos
msidarus


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
unidades sem substituições/reposições de hidrocarbil não-heterocíclico


Explanation:
sug

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 176
Grading comment
OBRIGADA

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Patricia Fierro, M. Sc.
28 mins

agree  João Ramos
21 hrs

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
radicais hidrocarbil não heterocíclicos não substituidos


Explanation:
No jargão do inglês técnico às vezes se usa a palavra "units" para designar aqualquer coisa, inclusive daicais. Mas no português essa moda ainda não pegou. Os nomes citados no texto deixam claro que se tata de readicais.

Example sentence(s):
  • R3, R4 and R5, are hydrogen or hydrocarbyl radicals; R6 is a hydrocarbil radical; L is a divalent bridging group T is a radical of formula
  • or a hydrocarbyl radical optionally containing heteroatoms

    Reference: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22hydrocarbil%22...
    Reference: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22hydrocarbil%22...
Mauro Lando
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 174

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi
1 hr

agree  Roberto Cavalcanti
6 hrs

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
unidades/grupos hidrocarbilo não heterocíclicos e não subtituídos


Explanation:
"Exemplos de vários grupos hidrocarbilo não heterocíclicos e não susbtituidos são: pentilo, 3-etiloctanilo, 1,3-dimetilfenilo, ciclohexilo, cis-3-hexilo, 7,7-dimetilbiciclo[2.2.1]heptan-1-ilo e naftan-2-ilo."

seria a minha proposta - eu faço investigação em química... atenção que as terminações "yl" em inglês passam a "ilo" em português de Portugal e a "ila" em português do Brazil. só não tenho bem a certeza da tradução do hidrocarbilo, porque acho que não se usa nessa forma, mas não encontro outra.

msidarus
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese