KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

anhy.ethanol

Portuguese translation: anhydrous ethanol - etanol anidro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:anhy.ethanol
Portuguese translation:anhydrous ethanol - etanol anidro
Entered by: Luiza Modesto

15:47 Apr 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng / organic synthesis
English term or phrase: anhy.ethanol
é um reagente acrescentado em dada etapa de uma síntese orgânica.
"anhy" seria abreviatura de anhydride?
Mas qual anidrido? Seria o acético?
Alguém já se deparou com essa forma de indicar?
Desde já, obrigada a quem puder me dar alguma luz...
perry
Brazil
anhydrous ethanol - etanol anidro
Explanation:
Etanol sem água (que é uma raridade). rs

Anhydrous - As a general term, a substance is said to be anhydrous if it contains no water. The way of achieving the anhydrous form differs from one substance to ...
http://en.wikipedia.org/wiki/Anhydrous
Selected response from:

Luiza Modesto
Brazil
Grading comment
Muitíssimo obrigada a todos. Como as reações do texto usam muito anidrido (anhydride), fiquei sugestionada e nem me lembrei do anidro.
Cara msidarus, com certeza etanol absoluto também é correto, mas usei o critério do tempo de resposta para escolha, além do que me soam mais comuns as expressões etanol anidro e álcool absoluto (que, no fundo são sinônimos!).

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1etanol anidroFernando Domeniconi
4 +1anhydrous ethanol - etanol anidroLuiza Modesto
4etanol anídrico
Marcos Antonio
4etanol absoluto
msidarus


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
etanol anídrico


Explanation:
sug.

anhy= anhydrous

Marcos Antonio
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 176

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  msidarus: normalmente diz-se anidro e não anídrico
15 mins

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
anhydrous ethanol - etanol anidro


Explanation:
Etanol sem água (que é uma raridade). rs

Anhydrous - As a general term, a substance is said to be anhydrous if it contains no water. The way of achieving the anhydrous form differs from one substance to ...
http://en.wikipedia.org/wiki/Anhydrous

Luiza Modesto
Brazil
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 79
Grading comment
Muitíssimo obrigada a todos. Como as reações do texto usam muito anidrido (anhydride), fiquei sugestionada e nem me lembrei do anidro.
Cara msidarus, com certeza etanol absoluto também é correto, mas usei o critério do tempo de resposta para escolha, além do que me soam mais comuns as expressões etanol anidro e álcool absoluto (que, no fundo são sinônimos!).

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  msidarus: também acho estranho etanol anidro, mas deve ser isso.
17 mins
  -> Thanks. :)

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
etanol absoluto


Explanation:
segundo a wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Ethanol)
"Absolute or anhydrous alcohol generally refers to purified ethanol, containing no more than one percent water"
e até diz
"Generally this kind of ethanol is used as solvents for lab and industrial settings where water will disrupt a desired reaction."

penso que etanol absoluto seria uma denominação bem mais comum que anidro. mas também nunca vi a forma "anhy.ethanol"; a fonte é antiga?

msidarus
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
etanol anidro


Explanation:
Acho que é anhydrous:

We produce E100 Ethanol (also referred to as "Pure Ethanol," "Ethyl-Alcohol," "Neat Ethanol" or "Anhydrous Ethanol") through our company's "turnkey" ethanol ...
www.cogeneration.net/anhydrous_ethanol.htm

O artigo relata testes de utilização de etanol anidro misturado ao óleo diesel sem adição .... seguir, calcula-se a quantidade de etanol anidro necessária ...
www.fipai.org.br/Minerva 03(01) 08.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-04-02 17:08:56 GMT)
--------------------------------------------------

Na verdade você não consegue remover toda a água do álcool uma vez que a mistura forma um azeótropo. O que se convencionou chamar de etanol anidro é um etanol com elevado grau de pureza (99%+), onde quase toda a água é removida.

Fernando Domeniconi
United States
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 147

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mauro Lando: para ser usado como reagente, se elimina totalmente a humidade do etanol
12 mins
  -> Totalmente é impossível, mas praticamente todo. Obrigado, Mauro!