KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

"deuterated chloroform"

Portuguese translation: clorofórmio deuterado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:"deuterated chloroform"
Portuguese translation:clorofórmio deuterado
Entered by: Cristiana Veleda

10:44 Feb 10, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: "deuterated chloroform"
Obrigada pela ajuda.
Cristiana Veleda
Portugal
clorofórmio deuterado
Explanation:
Diria assim...
P.f. ver link abaixo:
http://209.85.129.132/search?q=cache:g_dU9WpNFk8J:https://se...
http://209.85.129.132/search?q=cache:AZ1Dgr7PP44J:repositori...
http://209.85.129.132/search?q=cache:KUzaTcuvgLQJ:https://wo...
Selected response from:

Sara Sousa Soares
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4clorofórmio deuterado
Sara Sousa Soares
4isotopômero do clorofórmio(CDCl3)
Marcos Antonio
4deuterioclorofórmio
Ricardo Dannemann


Discussion entries: 4





  

Answers


43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
clorofórmio deuterado


Explanation:
Diria assim...
P.f. ver link abaixo:
http://209.85.129.132/search?q=cache:g_dU9WpNFk8J:https://se...
http://209.85.129.132/search?q=cache:AZ1Dgr7PP44J:repositori...
http://209.85.129.132/search?q=cache:KUzaTcuvgLQJ:https://wo...


Sara Sousa Soares
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Castro: ver tb: repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6309/11/11_Descrição%20Experimental.pdf
55 mins
  -> Obrigada Maria:) !!!

agree  Fernando Domeniconi
2 hrs
  -> Obrigada Fernando:) !!!

agree  Maria Amorim: ou clorofórmio deuterizado
2 hrs
  -> Obrigada Maria:) !!!

agree  Vepalm: em-Portugal-"clorofórmio deuterado"-só
13 hrs
  -> Obrigada Vepalm :) !!!

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
deuterioclorofórmio


Explanation:
Na molécula de clorofórmio, o átomo de hidrogênio é substituído por um de deutério, seu isótopo.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2009-02-10 13:32:24 GMT)
--------------------------------------------------

A colega Sara tem total razão quanto ao link fornecido. Minha sugestão contemplava, obviamente, a variante do português brasileiro. A consulta ao dicionário Houaiss também não revelou o verbete "deuterado", o que veio a sustentar a minha opinião inicial.
A decisão fica a cargo da Cristina.


    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Deuterochloroform
Ricardo Dannemann
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
isotopômero do clorofórmio(CDCl3)


Explanation:
Sug.

Diria assim: isotopômero do clorofórmio(CDCl3)


- Isotopômeros de um composto são moléculas idênticas com isótopos diferentes, por exemplo: CHCl3 e CDC13 são dois isotopômeros do clorofórmio. ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40421997000100009&script... - 87k -

- 23 Jan 2009 ... Deuterated chloroform (CDCl3), is an isotopologue of chloroform (CHCl3) in which the hydrogen atom ("H") is replaced with a deuterium (heavy ...
en.wikipedia.org/wiki/Deuterochloroform - 27k

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 176