KudoZ home » English to Portuguese » Cinema, Film, TV, Drama

stalker

Portuguese translation: assediador


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stalker
Portuguese translation:assediador
Entered by: Ulrica d'Orey

14:34 Nov 2, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Cinema, Film, TV, Drama
English term or phrase: stalker
As someone who follows another person
stalking
Ulrica d'Orey
Portugal
assediador
Explanation:
é isto
Selected response from:

Marcos Zattar
Germany
Grading comment
Acho que numa só palavra é o que define melhor.
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7perseguidor
José Antonio Azevedo
5 +1assediadorMarcos Zattar
4espreitador
airmailrpl
4(indivíduo) importuno
Fabio Said
3perseguidor
Ben Kohn


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
perseguidor


Explanation:
Pelo menos no Brasil é o termo que melhor se encaixa. Vamos aguardar a resposta dos colegas de Portugal.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado: sim, n é uma á opção.
5 mins
  -> Obrigado.

agree  Ben Kohn: não tinha visto sua resposta!
5 mins
  -> Obrigado.

agree  Fernando Fonseca
6 mins
  -> Obrigado.

agree  Humberto Ribas
18 mins
  -> Obrigado.

agree  Teresa Bento
23 mins
  -> Obrigado.

agree  rhandler
58 mins
  -> Obrigado.

agree  Cristina Santos
23 hrs
  -> Obrigado.

5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
perseguidor


Explanation:
sugestão

Ben Kohn
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
assediador


Explanation:
é isto

Marcos Zattar
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Acho que numa só palavra é o que define melhor.
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado: também é uma opção válida
38 mins
  -> Valeu!

53 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(indivíduo) importuno


Explanation:
Stalker, hoje em dia, é muito usado em sentido amplo, não especificamente no sentido de "a person who follows and watches another person over a long period of time in a way that is annoying or frightening" (Oxford Advanced Learner's Compass). Veja outros alguns desses sentidos contemporâneos aqui:
http://www.urbandictionary.com/define.php?term=stalker

Por isso, acho acho que em vez de considerar apenas o sentido de "perseguidor", pode-se também pensar em algo como um "indivíduo importuno" (importunador), na mesma linha de sentido de "assediador", já proposto por um colega.

Vale lembrar que, em registros lingüísticos mais contemporâneos e coloquiais, o termo se aproxima do sentido de termos coloquiais brasileiros tais como:
- "pentelho" (Dicionário Aurélio: "Indivíduo maçante, aborrecido, chato") ou
- "grudento" (Dicionário Houaiss: "que ou o que não se desprende, não larga de outrem, que ou o que está insistentemente buscando companhia")

Fabio Said
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

58 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
espreitador


Explanation:
stalk.ing
n . 2 caça à espreita.

stalk.er
n caçador à espreita.

stalk.2
n 2 ato de aproximar-se silenciosamente (da caça). // vt+vi 1 aproximar-se silenciosamente, atacar à espreita.


Dicionário inFormal: espreitador
Dicionário inFormal - Definição da palavra: espreitador . Dicionário de gírias definidas por você! Dicionário de Português.
www.dicionarioinformal.com.br/adicionar.php?funcao=adiciona...

Portal da Língua Portuguesa
espreitador - nome. masculino. Singular, espreitador. Plural, espreitadores. feminino : espreitadora · comentários e sugestões.
www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=lemma&lemma=103968

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72