KudoZ home » English to Portuguese » Cinema, Film, TV, Drama

NEWSREEL CAMERAMEN

Portuguese translation: cinegrafistas de reportagem


20:41 Apr 6, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Cinema, Film, TV, Drama
English term or phrase: NEWSREEL CAMERAMEN
O contexto é a filmagem de um documentário, onde além dos cinegrafistas (cameramen) existia um time que os ajudava de "19 newsreel cameramen".
Gostaria de ajuda para encontrar o termo técnico exato pra traduzir isso, essa "profissão".
magomez
Portuguese translation:cinegrafistas de reportagem
Explanation:
Acho que também pode ser só cinegrafista, porque os "newsreel cameramen" são, ao contrário dos que fazem footages mais longos, aqueles que trabalham com material de reportagem.
Selected response from:

Lucy Leite
Spain
Grading comment
desculpe a demora em dar pontos a esta pergunta! Achei que já tinha feito isso, só agora a vi em aberto! Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1repórter de imagemsnows
4repórter cinematográfico
Carlos Quandt
4cinegrafista de jornal(cinematográfico)
Marcos Antonio
3 +1cinegrafistas de reportagem
Lucy Leite
3fotografo de uma curta-metragem documentario
Gad Kohenov


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
newsreel cameramen
fotografo de uma curta-metragem documentario


Explanation:
Maybe this is it.

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2008-04-06 20:57:17 GMT)
--------------------------------------------------

*Documentaria*

Gad Kohenov
Israel
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in HebrewHebrew
PRO pts in category: 4

24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
newsreel cameramen
cinegrafistas de reportagem


Explanation:
Acho que também pode ser só cinegrafista, porque os "newsreel cameramen" são, ao contrário dos que fazem footages mais longos, aqueles que trabalham com material de reportagem.

Lucy Leite
Spain
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
desculpe a demora em dar pontos a esta pergunta! Achei que já tinha feito isso, só agora a vi em aberto! Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Munhoz: Corncordo. Nesse ponto sua sugestão poderia, por via das dúvidas, ser complementada por - documentário de curta-metragem
15 hrs
  -> Obrigada, Andrea.

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
newsreel cameramen
cinegrafista de jornal(cinematográfico)


Explanation:
sug.

literal

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
newsreel cameramen
repórter cinematográfico


Explanation:
O texto em questão parece fazer uma distinção entre o "cameraman" de estúdio e aquele que faz reportagens externas.
Creio que o termo mais adequado seria "repórter cinematográfico", um termo que ainda é usado com referência aos profissionais que fazem reportagens em vídeo para a TV. O termo vem do tempo em que os "newsreels" (filmes curtos com reportagens) eram exibidos nos cinemas.


Example sentence(s):
  • aqueles que exerçam as funções de Repórteres Fotográficos ou Repórteres Vídeo-Cinematográficos, com registro de Jornalista Profissional;
  • A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) voltou a pedir a libertação do repórter cinematográfico da Al Jazeera

    Reference: http://www.cut.org.br/site/start.cut?infoid=13702&sid=22
    Reference: http://mw4.m-w.com/dictionary/newsreel
Carlos Quandt
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

1 day4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
newsreel cameramen
repórter de imagem


Explanation:
É comum ver nas fichas técnicas das peças de reportagem a designação de "repórter de imagem" para o "cameramen". A expressão refere-se geralmente a um profissional da TV que regista videos, por oposição ao termo de fotojornalista que designa um repórter fotográfico.

snows
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rui Freitas
36 mins