KudoZ home » English to Portuguese » Cinema, Film, TV, Drama

Gatling Submachine Gun

Portuguese translation: submetralhadora Gatling


12:42 Feb 3, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Cinema, Film, TV, Drama / Games and toys
English term or phrase: Gatling Submachine Gun
Hello! Does anyone know what this is called in European Portuguese?
Thanks to all!
eurolanguagesPt
Portuguese translation:submetralhadora Gatling
Explanation:
Um tipo de metralhadora rotativa.

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2009-02-03 13:11:15 GMT)
--------------------------------------------------

Gatling é o nome dado a um modelo de metralhadora com múltiplos canos.
Submetralhadoras são versões portáteis.

Sobre as Gatling especificamente, há poucas informações disponíveis. Todas elas são mais ou menos semelhantes entre si: um conjunto de canos dispostos em torno de um eixo, o movimento de uma manivela fazendo com que o conjunto de canos girasse.
http://br.geocities.com/armas_brasil/SecXIX/declinio/ArmasFo...
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7submetralhadora Gatling
Marcelo Lino
5 +1Pistola metrelhadora Gatling
João Veiga da Fonseca
5matralhadora pesada gatlingmarco lessa
4metralhadora de mão Gatling
Floriana Leary
Summary of reference entries provided
Metralhadora de mão (com sistema Gatling)
Marcos Antonio

  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gatling submachine gun
metralhadora de mão Gatling


Explanation:
wikipedia: Gatling é o nome de John Gatling, o inventor desta metralhadora, assim terá que ficar igual
www.tiosam.com/?q=Metralhadora -
www.ragnadb.com.br/?p=skills&id=517 -

Floriana Leary
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
gatling submachine gun
submetralhadora Gatling


Explanation:
Um tipo de metralhadora rotativa.

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2009-02-03 13:11:15 GMT)
--------------------------------------------------

Gatling é o nome dado a um modelo de metralhadora com múltiplos canos.
Submetralhadoras são versões portáteis.

Sobre as Gatling especificamente, há poucas informações disponíveis. Todas elas são mais ou menos semelhantes entre si: um conjunto de canos dispostos em torno de um eixo, o movimento de uma manivela fazendo com que o conjunto de canos girasse.
http://br.geocities.com/armas_brasil/SecXIX/declinio/ArmasFo...

Marcelo Lino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
18 mins
  -> Muito obrigado, Marlene!

agree  Clauwolf
18 mins
  -> Valeu, Clauwolf!

agree  Paula S. Cardoso
25 mins
  -> Muito grato, Paula!

agree  soaresmary: soaresmary
55 mins
  -> Muito obrigado, soaresmary!

agree  Claudio Carina: Certo. Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Gatling_gun
57 mins
  -> Obrigado, Claudio!

agree  rhandler
1 hr
  -> Muito obrigado, rhandler!

agree  Zornitsa Antonova
17 hrs
  -> Obrigado, Zornitsa!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
gatling submachine gun
Pistola metrelhadora Gatling


Explanation:
The correct term on PT Portuguese for "submachine gun" is pistola metrelhadora. Submetrelhadora is the correct term for BR Portuguese.
The model and/or manufacturers name should not be translated, i.e. "pistola metrelhadora Gatling".

And to set the record strait, the gatling submachine gun does not really exist. The nearest thing created was the man held XM 214, and that was a heavy machine gun that never passed the prototype tests, in the early 70's.



    Reference: http://www.nationmaster.com/encyclopedia/Minigun
João Veiga da Fonseca
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins: Concordo em absoluto. Sugiro, contudo o uso do hífen em "pistola-metralhadora" e acrescentaria "de tipo Gatling". Também nunca ouvi falar de uma arma deste tipo na categoria das pistolas-metralhadoras.
7 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
gatling submachine gun
matralhadora pesada gatling


Explanation:
Uma metralhadora gatling não é uma submetralhadora ou metralhadora de mão.
Uma submetralhadora é=uma pistola-metralhadora (PM) (também conhecida como submetralhadora ou metralhadora de mão) é uma arma automática de tamanho reduzido. A maioria das PM tem um calibre de 9 mm e é usada em tiro instintivo para auto-defesa próxima. A sua fraca precisão é compensada pela elevada cadência de tiro. As primeiras armas deste tipo surgiram na Primeira Guerra Mundial para uso em operações de assalto e varrimento de trincheiras. O seu uso militar generalizado manteve-se até pouco depois da Segunda Guerra Mundial.
História
A partir da década de 1930, um novo tipo de metralhadora surgiu nos arsenais ao redor do mundo: a metralhadora de mão, pistola-metralhadora ou submetralhadora. Os alemães criaram as revolucionárias Maschinenpistole, cujo maior expoente foi a MP40 Schmeisser. Os EUA também tinham sua submetralhadora, a Thompson. Criada para a polícia e não para o exército, os gângsteres da época logo se interessaram por ela. A Thompson ficou imortalizada ao lado de figuras como Al Capone. E ainda ganhou o apelido de Tommy Gun.
Quando estourou a guerra, a Inglaterra precisava, e urgentemente, de alguma arma que pudesse competir com as Schmeissers alemãs. A solução foi importar Thompsons dos EUA. Tal iniciativa, entretanto, se mostrou ineficaz. A Thompson era cara e os ingleses não conseguiam importá-las na quantidade necessária. A solução foi criar uma submetralhadora própria.
Metralhadora gatling:
O canhão de 20 mm M61 Vulcan é o mais comum membro de uma família de armas de canos rotativos projectadas pela General Electric e, actualmente, fabricada pela General Dynamics. É uma arma de seis canos no SISTEMA HATLING capaz de um volume de fogo de 6000 tpm, cadência inatingível com uma arma convencional. Sistemas semelhantes estão disponíveis com os calibres de 5,56x45 mm a 30x173 mm. A cadência de tiro é, normalmente, inversamente proporcional ao calibre da munição e, consequentemente, ao tamanho dos canos.
Durante a Guerra do Vietname foi criada a M134 Minigun, uma metralhadora Sistema Gatling de calibre 7,62x51 mm para helicópteros. Capaz de disparar 6000 tpm e municiada por uma cinta de 4000 munições, a Minigun provou ser uma das mais eficazes armas de sempre, disparando projecteis não explosivos, sendo ainda hoje utilizada. No Vietname recebeu o apelido de "Puff, the Magic Dragon" ("Puff, o Dragão Mágico"), em virtude dos disparos de munições tracejantes que davam a aparência do bafo de um dragão. As Minigun também demonstraram a sua eficiência nas canhoneiras AC-47, AC-119 e AC-130, aeronaves de carga transformadas para receberam as armas montadas na sua lateral. Com sofisticados sistemas de navegação e de aquisição de alvos as Minigun podem ser usadas de uma forma muito eficiente contra alvos escondidos.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-03 14:30:56 GMT)
--------------------------------------------------

Dr. Richard Jordan Gatling (September 12, 1818 – February 26, 1903) was an American inventor best known for his invention of the Gatling gun, the first successful MACHINE GUN.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2009-02-03 14:58:32 GMT)
--------------------------------------------------

Despite their obvious potential against infantry attacks, Gatling guns were infrequently used during the Civil War. Gen. James W. Ripley, the Union army's chief of ordnance, opposed their development, due to suspicion of Gatling's Southern birth and concern about the weapon's reliability and the enormous supply of munitions such guns would require. The U.S. Army eventually adopted the Gatling gun, assigning the large wheeled, horse‐drawn weapons and their munitions limbers, to artillery units that used them in the Plains Indians Wars and in the Spanish‐American War. The U.S. Army replaced these with smaller, lighter, and recoil‐powered modern machine guns in the twentieth century

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2009-02-03 15:06:02 GMT)
--------------------------------------------------

Uma metralhadora gatling pesada foi usada no filme 'Predator:Director: John McTiernan, main cast: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Elpidia Carrillo, Bill Duke, Jesse Ventura; carregada por meio de alças e manejada por um só homem.

marco lessa
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Reference comments


4 hrs
Reference: Metralhadora de mão (com sistema Gatling)

Reference information:
Quando se fala em "Gatling gun" está se referindo ao sistema de disparo ou seja "gatling gun-style weapons" - um canhão vulcan é considerado uma "gatling". Em suma, uma arma "gatling" deve possuir cano giratório ou operação por canos rotativos (Gatling).

Algumas considerações:
- quando se fala em submetralhadora pode estra se referindo a metralhadora de mão , pistola-metralhadora ou submetralhadora.

- alguns especialista definem submetralhadora como uma arma(automática) que utiliza a mesma munição de uma pistola;

- a minimetralhadora GAU-17 , embora tenha o nome de minimetralhadora é considerada uma arma "pesada", de cano rotativo acioando por motor elétrico, muitas vezes equipando aeronaves.

- uma Metralhadora Gatling M134 Minigun pode ser adaptada para ser transportada e disparada um único homem.

Marcos Antonio
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44