ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Cinema, Film, TV, Drama

storyboard

Portuguese translation: storyboard

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:storyboard
Portuguese translation:storyboard

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
13:19 May 5, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Cinema, Film, TV, Drama
English term or phrase: storyboard
Definition from The Documentary Site:
Sketches that show how a scene might look when it is filmed.

Example sentence(s):
  • Some storyboard artists can get across information with only a stick figure however, being able to draw anything from any angle and in perspective is a huge benefit in being able to "simulate" what the camera will see and more efficiently communicate the ideas that the director wants to get across. CinemATL
  • Before you create your film storyboards, you have to perform certain tasks and make certain decisions. First, begin by evaluating your screenplay and picturing it in terms of separate shots that can be visually translated into individual storyboard panels. Dummies.com
  • Some directors were known to have had very elaborate collections of storyboards prepared for their movies, feeling it was essential to have most aspects thought out in advance of shooting. The American Institute for Conservation
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

storyboard
Definition:
Conjunto de desenhos ou fotos que ilustram cada plano da cena a ser filmada.
Selected response from:

Thais Castanheira
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +5storyboard
Thais Castanheira
4Roteiro em Quadrinhos ou Quadros
Drykka
4guião
Artur Jorge Martins


Discussion entries: 1





  

Translations offered


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
storyboard


Definition from Tela Brasil:
Conjunto de desenhos ou fotos que ilustram cada plano da cena a ser filmada.

Example sentence(s):
  • Storyboard é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos sem balões. - Spacca Tutto  
  • As etapas inicias são o desenvolvimento do roteiro, storyboard e personagens. - Teoria da arte  
Thais Castanheira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  rbormann: Não há como traduzir este termo. Ele já faz parte do jargão.
7 mins
  -> obrigada, bormann!

Yes  Mário Cruz: O termo storyboard é usado assim mesmo em português sem ser traduzido e é diferente do guião.
38 mins
  -> Obrigada, Mário!

Yes  Maria Clara Valinhas Penido
56 mins
  -> obrigada, valinhas!

Yes  Freddiefont: Este termo pertence àquelas palavras muito comuns em Inglês que não encontram uma treadução satisfatória em português .
3 hrs
  -> exatamente, Freddie... :) obrigada pelo voto!

Yes  Fernanda Abreu
4 hrs
  -> obrigada, Fernanda!

29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
guião


Definition from own experience or research:
"Termo utilizado sobretudo no teatro experimental, onde se resume ao texto de partida que vai ser representado livremente pelos actores, e no cinema, onde significa o texto escrito de um filme, que recolhe os diálogos, a informação sobre os cenários, os planos das personagens, os ângulos da filmagem, os movimentos da câmara e todas as indicações técnicas que ajudarão o realizador e os actores a executar a rodagem do filme. Distingue-se do argumento, porque este é anterior à concepção do guião e constitui apenas a matéria exclusivamente literária do filme, por esta razão é costume publicar-se apenas o argumento de um filme e não o seu guião. O guião final considera aspectos técnicos da rodagem do filme que são fundamentais para a boa execução do projecto, após o qual se há-de proceder à montagem do material filmado. Ao guião final, como documento de orientação geral do filme, chama-se guião técnico. Ao longo da história do cinema, são diversas as possibilidades de autoria do guião, que pode ser assumido pelo próprio realizador, pelo argumentista ou por alguém próximo do realizador. O gosto pela improvisão pode eliminar por completo a presença do guião, como o fez o pioneiro D. W. Griffith, ou então, num gesto contrário, o guião pode tornar-se uma planificação rigorosa de todos os passos do filme, sem lugar à improvisação, como o fez exemplarmente Alfred Hitchcock.

Example sentence(s):
  • "Actualmente o guião é a base sobre a qual um espectáculo se compõe, são as palavras que vão traduzir a emoção que definem as personagens e lhes estabelecem o conflito. Neste sentido o guião deverá respeitar três qualidades essenciais quanto à sua elaboração: o logos, pathos e ethos. Logos corresponde à organização verbal ou estrutura geral do guião. É a palavra, o discurso e a forma que lhe é dado; pathos é o drama humano, é a acção ou conflito do quotidiano que geram acontecimentos; e ethos corresponde à ética, é o conteúdo do trabalho ou o significado da estória com a sua moralidade. Para além destas três características, o guião obedece a uma construção lógica que passa por cinco etapas: a ideia, que despertará a motivação para fazer algo a partir dela; a palavra, que é a ideia anotada numa frase (story-line ou enredo); o argumento, que é o desenvolvimento do enredo e onde se começa a delinear as personagens e, principalmente, a localizar espacial e temporalmente a estória; a estrutura, que é o modo como vamos contar a estória, é a fragmentação do argumento em cenas; e guião final, onde se vai preencher a estrutura atribuindo as emoções, personalidades e conflitos a cada personagem." - E-Dicionário de Termos Literários  
  • "Entende-se por guião a forma escrita de qualquer espectáculo áudio e/ou visual. É essa forma escrita que nos vai guiar na produção de um espectáculo, seja ele de teatro, cinema, televisão, rádio ou outros." - Video.Grafias  
Artur Jorge Martins
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Roteiro em Quadrinhos ou Quadros


Definition from Anima Mundi:
O termo usado pode ser Storyboard ou Roteiro em Quadros, conforme definição abaixo:

"O Storyboard (Roteiro em Quadrinhos) é uma importantíssima ferramenta de construção e visualização de roteiros, que foi criada para os filmes de animação e depois teve sua utilização expandida para todo o tipo de produção audiovisual. (...)"

Example sentence(s):
  • "(...)ei interessante, gostei.... confesso que ler assim, roteiro em quadros é muito confuso (lerda que soh eu mesma), não sei eu fico prestando atenção na (...)" - MushiComics  
  • Também se usa Roteiro Quadro-a-Quadro. "Era um argumento/roteiro, daqueles com descrição quadro-a-quadro(...)" - DS.Art.Br  
Drykka
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License