KudoZ home » English to Portuguese » Computers: Hardware

hex wrench

Portuguese translation: chave sextavada para interiores


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hex wrench
Portuguese translation:chave sextavada para interiores
Entered by: Isabel Remelgado

15:52 May 16, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Hardware / Tools
English term or phrase: hex wrench
Qual a tradução mais correcta para este termo? Em Pt-Pt, por favor.
Isabel Remelgado
Portugal
chave sextavada para interiores ou chave Allen
Explanation:
Em PT-PT não existem "chaves sextavadas". Existem, sim, "chaves de ***qualquer coisa*** sextavadas". Como existem "chaves de ***qualquer coisa*** oitavadas" ou "chaves de ***qualquer coisa*** dodecavadas".

E também não existem "chaves hexagonais". Na terminologia PT-PT de parafusos, porcas e ferramentas em que aparece, em inglês, o "hex" ou "hexagonal", o termo é sempre "sextavado" e não "hexagonal".

Ver uma "hex wrench" em

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.recreationd...
http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema101/dictermo.htm

Nota: esta mesma expressão já apareceu por aqui recentemente.
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos. Optei por "chave sextavada para interiores", que também encontrei neste glossário http://www.construmaquina.com/.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6chave sextavada
Teresa Cristina Felix de Sousa
5 +2chave sextavada para interiores ou chave Allen
João Roque Dias
4 +2pode ser chave Allen ou chave inglesa...
Clauwolf
5chave hexagonal
Mariana Moreira


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
pode ser chave Allen ou chave inglesa...


Explanation:
.. uma foto tiraria a dúvida

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Felipe Simões
1 hr
  -> obrigado

agree  Javier Ramos
5 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
chave hexagonal


Explanation:
Ex.: ...apertando o parafuso (com a chave hexagonal) que se encontra na parte de trás do pêndulo, de forma a que a posição de equilíbrio (sob o acção combinada ...

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2005-05-16 16:02:36 GMT)
--------------------------------------------------

Usar a chave Allen. (hexagonal, em forma de L) para apertar os parafusos.• O fio atado ao peso deverá fixar-se ao parafuso que está na parte lateral da ...


Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
chave sextavada


Explanation:
Eu acho que essa coisa de hex é "sextavado", hein?
Bjs

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: na falta de foto é melhor ficar por cima do muro, dando uma resposta abrangente. Perfeito
14 mins

agree  Silvia Pereira Duarte
18 mins

agree  amatos amatos
28 mins

agree  Fabio Poeiras
36 mins

agree  xxxBarbaraFreit
1 hr

agree  Henrique Serra
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
chave sextavada para interiores ou chave Allen


Explanation:
Em PT-PT não existem "chaves sextavadas". Existem, sim, "chaves de ***qualquer coisa*** sextavadas". Como existem "chaves de ***qualquer coisa*** oitavadas" ou "chaves de ***qualquer coisa*** dodecavadas".

E também não existem "chaves hexagonais". Na terminologia PT-PT de parafusos, porcas e ferramentas em que aparece, em inglês, o "hex" ou "hexagonal", o termo é sempre "sextavado" e não "hexagonal".

Ver uma "hex wrench" em

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.recreationd...
http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema101/dictermo.htm

Nota: esta mesma expressão já apareceu por aqui recentemente.

João Roque Dias
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos. Optei por "chave sextavada para interiores", que também encontrei neste glossário http://www.construmaquina.com/.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Almeida
13 mins

agree  Carlos Angelo
16 mins