KudoZ home » English to Portuguese » Computers: Hardware

backplane

Portuguese translation: Painel traseiro(placa)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:backplane
Portuguese translation:Painel traseiro(placa)

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
17:54 Feb 11, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Hardware
Additional field(s): Computers: Systems, Networks, Electronics / Elect Eng, Computers (general)
English term or phrase: backplane
Definition from Javvin Technologies, Inc.:
Backplane is the physical interface module in many network devices such as a route or a switch that connects between an interface processor or card and the data buses and the power distribution buses inside a chassis.

Example sentence(s):
  • Backplanes are normally used in preference to cables because of their greater reliability. In a cabled system, the cables need to be flexed every time that a card is added to or removed from the system; and this flexing eventually causes mechanical failures. A backplane does not suffer from this problem, so its service life is limited only by the longevity of its connectors. Wikipedia
  • If an FC-AL backplane filler panel is installed, remove the three Phillips screws securing the filler panel to the backplane and remove the filler panel from the system. Sun Microsystems, Inc.
  • If you are using a standard AT power supply and want 3.3V on the backplane, you can specify the on-backplane 3.3V power supply option. embedded-pc.microbus.com
Glossary-building KudoZ




This question was created by:
Enrique
Enrique
Argentina


This question is closed

Painel traseiro(placa)
Definition:
Placa de circuito impresso onde é possível realizar a conexão, em parelelo, de vários elementos
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +2Painel traseiro(placa)
Marcos Antonio
5 -2barramento
Antonio Carlos Plais do Couto
4 -2Placa-mãeJulioTorres
4 -2placa traseira de fiação (conexão)
Joon Oh
4 -3placa mestra
Rodrigo Avellar
4 -3plano de fundo
Carla Lopes
4 -4Placa Mãe
Tiago Gil


Discussion entries: 12





  

Translations offered


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Painel traseiro(placa)


Definition from own experience or research:
Placa de circuito impresso onde é possível realizar a conexão, em parelelo, de vários elementos

Example sentence(s):
  • 25 Jan 2009 ... A backplane (or "backplane system") is a circuit board (usually a printed circuit board) that connects several connectors in parallel to ... - wikipedia  
Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
rbormann Certo, mas definir como painel traseiro nos leva a crer que o backplane seja um painel, na sua acepção mais comum, ou seja um acesso fácil a instrumentos, conexões, indicadores e etc, quando na realidade o acesso ao backplane só é realizado tendo-se acesso ao interior do equipamento.


Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Carla Lopes: Referência: http://www.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/electronics_...
1 min
  -> Obrigado, Carla

No  rbormann: Painel traseiro é pouco específico. Pode ser confundido com painel de conexões, quando na verdade serve para interconectar os vários módulos de uma máquina.
7 mins
  -> Olá, Rborman. Se vc verificar , fiz constar, na definição, que se trata de uma placa onde são conectados vários elementos.

No  Luz de Almeida: Painel ou placa traseira é muito genérico. Além disso os técnicos já tem o termo em inglês incorporado no seu vocabulário.
1 day5 hrs
  ->  Olá, Luz de Almeida. Entendo que, pelo fato do termo já ter sido incorporado ao vocabulário portugues e ser genérico, não significa que o mesmo esteja totalmente errado.

No  Marlene Curtis: Painel traseiro é "back panel"/Estive pesquisando e encontrei várias explicações e definições para backplane mais nenhuma tradução precisa. Acho que deve ser deixado em inglês.
3 days2 hrs
  -> Olá, Marlene. Como bem esclaerceu o colega Flávio, o termo se refere, embora de forma muito genérica, ao painel traseiro. Pode não ser a tradução ideal, mas não está errada em toda sua extensão. IMO.

Yes  Flavio Steffen: Me desculpem os colegas que discordaram, mas é painel traseiro sim; além do que não é um termo específico de computadores. / Sim; virei tradutor porque era da área de TI.
10 days
  -> Obrigado, Flávio. Vc é especialista na área.

Yes  Flavia Martins dos Santos
60 days
  -> Obrigado, Flávia

Yes  Roberto Cavalcanti: é painel traseiro mesmo, com certeza
113 days
  -> Obrigado, Roberto. Um ótimo final de semana.

Yes  Teresa Borges: ou painel posterior
114 days
  -> Obrigado, Teresa

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -4
Placa Mãe


Definition from own experience or research:
backplane
s. placa mãe, placa principal no computador onde se encaixam o processador a memória e as placas de expansão (computação, mesmo que motherboard)

Example sentence(s):
  • backplane s. placa mãe, placa principal no computador onde se encaixam o processador a memória e as placas de expansão (computação, mesmo que motherboard) - Babylon  

Explanation:
backplane
s. placa mãe, placa principal no computador onde se encaixam o processador a memória e as placas de expansão (computação, mesmo que motherboard)

Backplane
A backplane (or "backplane system") is a circuit board (usually a printed circuit board) that connects several connectors in parallel to each other, so that each pin of each connector is linked to the same relative pin of all the other connectors, forming a computer bus. It is used as a backbone to connect several printed circuit board cards together to make up a complete computer system.


--------------------------------------------------
Note added at 1 day16 hrs (2009-02-13 09:56:41 GMT)
--------------------------------------------------

backplane
n. (Computers) motherboard, main circuit board in a computer (contains the processor, memory and expansion cards)



--------------------------------------------------
Note added at 1 day16 hrs (2009-02-13 09:57:43 GMT)
--------------------------------------------------

Wikipedia English - The Free Encyclopedia Browse

Backplane
A backplane (or "backplane system") is a circuit board (usually a printed circuit board) that connects several connectors in parallel to each other, so that each pin of each connector is linked to the same relative pin of all the other connectors, forming a computer bus. It is used as a backbone to connect several printed circuit board cards together to make up a complete computer system. One popular early computer system that used this approach was called the S-100 bus because the connectors used had one hundred pins. Early personal computers like the Apple II and the IBM PC integrated an internal backplane for expansion cards.



--------------------------------------------------
Note added at 1 day16 hrs (2009-02-13 09:58:17 GMT)
--------------------------------------------------

Wikipedia Português - A enciclopédia livre Browse

Backplane
Backplane é um termo técnico relacionado a Central de Atendimento Telefônico.
Placa interna dos equipamentos DAC nas quais pode-se encaixar outras, a exemplo do que acontece com a placa-mãe dos computadores padrão IBM-PC.


Tiago Gil
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  rbormann: Apsar de poder ser confundido com as Mother Boards dos PC´s.
5 mins

Yes  Jose Pereira: De acordo. O mesmo que motherboard
17 mins

No  Carla Lopes: Desculpe, mas backplane é mais amplo que "placa mãe", apesar de incluir esta definição, não se restringe apenas a ela: ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Backplane
30 mins

No  Hugo Lopes: Estou de acordo com a Carla. Placa-mãe é mais específico. O backplane forma um Bus, não necessariamente uma placa-mãe.
1 hr

No  Luz de Almeida: Motherboard é a placa mãe. Backplane é mais abrangente.
1 day5 hrs

No  Flavio Steffen: Nada a ver; placa-mãe é motherboard
10 days

No  Flavia Martins dos Santos
60 days

No  Andrea Maia Beckner
106 days

3 days1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -3
plano de fundo


Definition from own experience or research:
Um plano de fundo (backplane) é uma placa de circuito eletrónico que contém circuitos e soquetes/fichas/entradas nos quais se podem ligar/conetar adicionalmente dispositivos eletrónicos em outras placas ou cartões; num computador, geralmente é sinónimo da ou de parte da placa-mãe.

Example sentence(s):
  • a taxa de dados no plano de fundo (backplane) é significativamente grande se comparada a velocidade das portas agrupadas. - CONCEITOS SOBRE REDES DE COMPUTADORES  
  • O kit foi projetado para utilizar LCDs estáticos de até 4,5 dígitos e 40 pinos, o modelo incluso com o mesmo possui 3,5 dígitos e apenas um plano de fundo (backplane). - SCTEC  
Carla Lopes
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  rbormann: è uma tradução tão literal que desafia a complexidade do termo.
4 hrs
  -> Ok, é capaz de ter razão... tentei... Eu sou a favor mesmo de deixar em inglês.

No  Flavio Steffen: Concordo com o Bormann.
7 days
  -> Eu já referi acima que ele tem razão...

No  Flavia Martins dos Santos
56 days

3 days1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -3
placa mestra


Definition from own experience or research:
Considerando que o termo backplane já está bem incorporado e tudo o mais que já foi dito, eu escolheria esse termo se fosse obrigado a traduzir e não tivesse uma opção "consagrada". Evitaria, a princípio, a confusão com a placa-mãe dos computadores.

Example sentence(s):
  • Os preços das placas gráficas da série Radeon X1800 estão caindo e a liberação da necessidade de comprar uma placa-mestra poderá contribuir para aumentar a popularidade da tecnologia CrossFire. Resta saber o quanto de velocidade essa “nova” solução trará perante a “antiga”. - Forum PCs  
  • Leonardo Padial desenvolveu duas novas placas para MSX: Placa de infravermelho LPE-PPIR-V1 (comunicação entre MSX-MSX, PC-MSX, MSX-telefone celular com suporte a infravermelho,...). Especificação IrDA. Os dados são lidos em modo paralelo Placa flash 512Mb-4Gb LPE-PPMC-V1. Taxa de transferência até 10 vezes mais rápida que outras placas em modo paralelo. Não existe nada mais rápido! Elas devem estar conectadas à placa mestra LPE-PPI3-V1 que possui três portas paralelas. A taxa de transferência de cada porta pode ser selecionada por software (normal ou alta). O número máximo de placas por porta é 255 (elas podem ser selecionadas sem a necessidade de chaves). Esta é a solução perfeita para a limitação de slots do MSX. - Fundação MSX Resource Center  
Rodrigo Avellar
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  rbormann: Sugere a existência de placas escravas, o que não exprime a generalidade do backplane
4 hrs

No  Flavio Steffen: O conceito de 'mestre e escravo' é usado entre computadores ou entre computadores e terminais, mas não para se referir a placas.
6 days

No  Flavia Martins dos Santos
56 days

3 days4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -2
barramento


Definition from Digito Tecnologia:
BACKPLANE: Descreve o barramento ou matriz que tradicionalmente é a base de um produto de networking modular, aonde os módulos são plugados.

Example sentence(s):
  • Além disso, a taxa de oversubscription não visa medir a capacidade de processamento do módulo, mas sim a capacidade de comunicação entre este e o barramento central do comutador. Assim, a capacidade de processamento global do equipamento e dos módulos, na configuração ofertada, nada tem a haver com a taxa de oversubscription. - BNDES  
Antonio Carlos Plais do Couto
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  rbormann: O backplane normalmente possui um ou mais barramentos, inclusive fornecendo alimentação.
1 hr

Yes  JulioTorres
16 hrs

No  Flavio Steffen: Não é somente um barramento.
6 days

No  Flavia Martins dos Santos
56 days

3 days18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
placa traseira de fiação (conexão)


Definition from own experience or research:
Um dispositivo de interconexão que contem soquetes fixados na placa de circuito impresso para conexão com os módulos ou as placas.

(Trabalhei na Siemens do Brasil por 30 anos, inclusive no setor de desenvolvimento onde usava este termo no lugar de 'backplane'

Example sentence(s):
  • Actually the English term 'backplane' is used more than 'placa traseira de fiação' in Brazil. "....# Sistemas de Montagem de Backplane: A tecnologia do Backplane monta os módulos das barreiras numa placa de circuito impresso que permite a substituição dos módulos sob operações quentes. Eles contém receptáculos que aceitam chicotes de fios por trás, o que deixa o sistema mais fácil que o do E-cards em racks...." http://www.ft.com.br/produtos.asp?codprod=99&idioma=1 "....Placa de BackPlane (afixada na parte inferior do rack) para interligação entre Fonte, CPU, Ramais e Expansão....." http://www.citytelbra.com.br/Manualdeinstala%E7%E3oPorteiroSimplific.pdf But we can see a rare example of backplane and placa traseira transation: "...Hazardous voltage or energy is present on the backplane when the system is operating. Use caution when servicing." = "....Há presença de voltagem perigosa ou de energia na placa traseira quando o sistema está em operação. Tenha cuidado ao fazer a manutenção. " http://www.cisco.com/en/US/docs/switches/datacenter/mds9000/hw/regulatory/compliance/RCSI.html in item/ Statement 1034—Backplane Voltage . - Regulatory Compliance and Safety Inf....  

Explanation:
The limitation of 'not-use-of-Engilish-term' makes a little difficulty to conclude this case as "Placa Backplane' or simply 'Backplane de fiação'.

But I think "Placa traseira (de fiação or de conexão)" is still a perfect translation of "backplane".
Joon Oh
Brazil
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  Flavio Steffen: Não necessariamente. / Eu disse não necessariamente porque o painel traseiro não é somente para fiação; na Siemens até pode ser.
6 days
  -> Não necessariamente ou não a Siemens tem usado este termo por mais de 30 anos!

No  Flavia Martins dos Santos
56 days

3 days20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
Placa-mãe


Definition from SearchCIO-MidMarket.com:
Backplane é uma placa de circuitos eletrônicos contendo esquema e soquetes nos quais dispositivos eletrônicos adicionais em outras placas de circuitos ou cartões podem ser conectados; em um computador, geralmente como sinônimo ou parte da placa-mãe.

Example sentence(s):
  • Backplane é o arranjo físico no computador que contém os circuitos e os componentes básicos do computador. - SearchCIO-Midmarket.com  
JulioTorres
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  Flavio Steffen: Nada a ver; placa-mãe é motherboard
6 days

No  Flavia Martins dos Santos
56 days




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License