KudoZ home » English to Portuguese » Construction / Civil Engineering

detention design

Portuguese translation: projeto de retenção


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:detention design
Portuguese translation:projeto de retenção
Entered by: rhandler

07:11 May 1, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / hydraulics
English term or phrase: detention design
Sempre a dúvida TÉCNICA...

Tenho um capítulo com o título DETENTION DESIGN. Fala-se de DETENTION BASIN. Considerando isso como BACIA DE CONTENÇÃO/RETENÇÃO (stormwater management), como os colegas sugerem DETENTION DESIGN?

Tenho na mesma página ON-SITE DESIGN e REGIONAL DESIGN. Mesma dúida. O que sugerem, por favor?
Glauco
Brazil
projeto de retenção
Explanation:
Esta é a melhor tradução (com esta grafia), como nestes exemplos:

MPPR - Procuradoria-Geral - MP na Imprensa
... jamais se preocupou em construir canais para escoar a água da chuva”, disse o promotor. O laudo também aponta a falta de um projeto de retenção hídrica ...
www.mp.pr.gov.br/jornais/abr_02/0504_02.html

[PDF] RM CADERNO 1 e 2.qxd
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
combate às enchentes é o projeto de retenção. das águas durante os períodos de maior ... a água da chuva e controlar a vazão dos cursos. dágua). ...
www.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/governo/publi...


Cuidado, retenção, do verbo reter, escreve-se assim. Veja o que diz o Houaiss:

retensão = (n subst. fem.) tensão muito grande, muito intensa

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2008-05-01 16:56:58 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

Regional - Chuvas desabrigam famílias no Interior - Diário do Nordeste
25 Mar 2008 ... A água da chuva se misturava ao esgoto doméstico, ... A Prefeitura mandou elaborar um projeto de retenção das águas que desce do sopé da ...
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=522862
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1projeto de retençãorhandler
4 +1projeto/plano de contenção/retensão/represamento.
Marcos Antonio


Discussion entries: 1





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
projeto/plano de contenção/retensão/represamento.


Explanation:
Sug.

- Water is stored until it is lost through percolation, taken in by plants, or through evaporation. Detention Design Models & Tools ...
www.stormwaterauthority.org/stormwater_detention/detention_... -

- 24 jan. 2008 ... A Câmara de Deputados analisa o Projeto de Lei 1069/07, ... que cria regras sobre a contenção de água de chuva em áreas urbanas. ...
www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=612 - 8k

-Barragens de contenção de águas superficiais de chuvas .... O Projeto contemplou a implantação de 960 barraginhas durante o ano de 1998, na microbacia do ...
www.cpatsa.embrapa.br/catalogo/doc/technology/4_16_Luciano_... -

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 190

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susana Morais: concordo com o "plano de contenção"
38 mins
  -> Obrigado.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
projeto de retenção


Explanation:
Esta é a melhor tradução (com esta grafia), como nestes exemplos:

MPPR - Procuradoria-Geral - MP na Imprensa
... jamais se preocupou em construir canais para escoar a água da chuva”, disse o promotor. O laudo também aponta a falta de um projeto de retenção hídrica ...
www.mp.pr.gov.br/jornais/abr_02/0504_02.html

[PDF] RM CADERNO 1 e 2.qxd
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
combate às enchentes é o projeto de retenção. das águas durante os períodos de maior ... a água da chuva e controlar a vazão dos cursos. dágua). ...
www.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/governo/publi...


Cuidado, retenção, do verbo reter, escreve-se assim. Veja o que diz o Houaiss:

retensão = (n subst. fem.) tensão muito grande, muito intensa

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2008-05-01 16:56:58 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

Regional - Chuvas desabrigam famílias no Interior - Diário do Nordeste
25 Mar 2008 ... A água da chuva se misturava ao esgoto doméstico, ... A Prefeitura mandou elaborar um projeto de retenção das águas que desce do sopé da ...
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=522862


rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 317
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi
1 hr
  -> Obrigado, Fernando!