ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Construction / Civil Engineering

utilities

Portuguese translation: utilidades/instalações

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:utilities
Portuguese translation:utilidades/instalações
Entered by: Christina Moreira

16:33 Aug 14, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / licitação
English term or phrase: utilities
Oi, pessoal.

Eu preciso de ajuda para traduzir o termo acima de forma adequada. Ele aparece em vários trechos de um processo de licitação e embora eu vá dar uma frase específica, por favor, levem em conta que esse "utility" se refere a vários itens do projeto. Eu traduzi inicialmente como "utilidades", um termo bem genérico, mas agora que estou entrando na fase de detalhamentos, queria ver se aparece uma sugestão melhor que atenda a todos os casos. Contexto:

"All utilities and process piping network routings, until their distribution above the production area."

Obrigada,

Christina.

Obrigada,

Christina.
Christina Moreira
Brazil
utilidades/instalações
Explanation:
Eu acho que tem razão quanto ao termo utilidades. Parece-me mais abrangente.
Selected response from:

Lúcia Leitão
Portugal
Grading comment
Obrigada, Lúcia!

E agradeço também ao Fernando pelas excelentes referências!


4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4serviços públicos/serviços de utilidade públicaMarlene Curtis
5 +2utilidades
Mrs Wood
4 +2utilidades/instalações
Lúcia Leitão
4 +1empresas de serviços públicos
Maria José Tavares
4instalações
Ivanete Martins Mastroberardino
3 +1empresas concessionárias (gás, luz, telefone etc.)
Leniel Macaferi
Summary of reference entries provided
Fernando Domeniconi

Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
empresas concessionárias (gás, luz, telefone etc.)


Explanation:
utilities
empresas concessionárias (de água, gás...), serviços de infra-estrutura/utilidade pública, instalações de luz, gás, etc., (empresas de) serviços públicos, empresas de utilidade pública, empresas prestadoras de serviços públicos, serviços públicos essenciais

Utilities
serviços públicos (gás, luz, telefone etc.); utilidades.

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: serviços públicos
3 mins

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
serviços públicos/serviços de utilidade pública


Explanation:
Como luz, gás, etc.

Utilidade Pública | Consultoria Ok.- [ Translate this page ]prestadoras de serviços de água, luz e gás. Alguns estados estão .... e informações sobre os serviços de utilidade pública que os órgãos ...
marcoaurelio.info/index.php/utilidade-publica


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2008-08-14 16:40:02 GMT)
--------------------------------------------------

utility (Babylon)

s. utilidade; serviço público





Wikipedia English - The Free Encyclopedia Browse

Public utility
A public utility (usually just utility in British English) is a company that maintains the infrastructure for a public service (often also providing a service using that infrastructure). Public utilities often involve natural monopolies, and as a result are often government monopolies, or if privately owned, the sectors are specially regulated by a Publi

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 447

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
2 mins
  -> Grata.

agree  Diana Salama: concordo!
10 mins
  -> Obrigada!

agree  CicaBarth
18 mins
  -> Obrigada!

agree  Marcos Antonio: Utility: the service provided by a utility company
4 hrs
  -> Thanks!

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
empresas de serviços públicos


Explanation:
Estados Unidos da América: serviço público, empresa de serviço público;

Maria José Tavares
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 42

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
15 mins
  -> obrigada, Teresa

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
utilidades/instalações


Explanation:
Eu acho que tem razão quanto ao termo utilidades. Parece-me mais abrangente.

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada, Lúcia!

E agradeço também ao Fernando pelas excelentes referências!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi: Sem dúvida. Em uma instalação industrial, utilidades se referem a vapor, ar comprimido, etc...não (necessariamente) fornecidos por uma empresa pública
13 mins
  -> Obrigado Fernando. Também me parece mais indicado não entrar na questão de serviços públicos. O termo utilidades por si só engloba isso e muito mais

agree  Mary Palmer: Concordo!
1 hr
  -> Obrigado Mary

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
utilidades


Language variant: pt - br

Explanation:
É utilidades mesmo. Trata-se de insumos de uma fábrica, tais como: vapor, ar comprimido, nitrogênio, água de processo, enfim itens que fazem parte do processo porém não são o produto em si. Algumas fábricas possuem uma área que também leva o nome de utilidades pois fornece essas utilidades para o processo.

Mrs Wood
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Mrs. Wood, pela ajuda, mas como o termo já havia sido sugerido antes pela Lúcia Leitão, com comentários e referências do Fernando Domeniconi, eu optei em dar os pontos a ela.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Horsky
58 mins
  -> Obrigada Paulo ;)

agree  Fernando Domeniconi
1 hr
  -> Obrigada Fernando ;)

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
instalações


Explanation:
acho que é a melhor tradução para o contexto

Ivanete Martins Mastroberardino
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Reference comments


44 mins
Reference

Reference information:
Serviços em utilidades tais como: vapor, ar comprimido, água potável e industrial e .... complementar em indústrias e instalações industriais, pois além das ...
www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T1202.PDF

Soluções técnicas avançadas em utilidades industriais, ar comprimido, vapor, filtros, pneumática, controle, instrumentação. ...
www.sitesnobrasil.com/directorio/b/bombas-industriais.htm

Fernando Domeniconi
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36