ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Construction / Civil Engineering

Binder Course

Portuguese translation: camada de betão betuminoso

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Binder Course
Portuguese translation:camada de betão betuminoso
Entered by: Ana Carneiro

09:47 Nov 1, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / construction
English term or phrase: Binder Course
CAros colegas,
Alguém me sabe dizer como traduzir isto. Trata-se de construção de estradas. O termo aparece isolado.
TIA
Ana Carneiro
Portugal
camada de betão betuminoso
Explanation:
se não quiser deixar ficar "binder".

"1 - O pavimento a reconstruir na faixa de rodagem, quando a camada de desgaste for em betuminoso, deverá ser igual ao existente com um mínimo de :

. Base e sub-base em tout-venant, com 0,45 m de espessura, efectuadas em três camadas de 0,15 m ;
. Camada de betão betuminoso ( binder ) com 0,05 m de espessura;
. Camada de desgaste em betão betuminoso com inertes de basalto, com 0,05 m de espessura."
http://www.cm-agueda.pt/documentos/RODP.doc

"Reconstrução de pavimentos

1. O pavimento a reconstruir na faixa de rodagem, quando a camada de desgaste for em betuminoso, deverá ser análogo ao existente com o mínimo de:

Base e sub-base em tout-venant com 0,45 m de espessura, efectuadas em três camadas de 0,15 m;
Camada de betão betuminoso (binder) com 0,04 m de espessura (após compactação);
Camada de desgaste em betão betuminoso aplicado a quente, com inertes de basalto, com 0,04 m de espessura (após compactação)."

http://www.cm-loures.pt/p_bd1804.asp


Selected response from:

Ana Almeida
Grading comment
Obrigada a todos, especialmente à Ana.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2camada de colagem
João Roque Dias
4 +1camada de betão betuminoso
Ana Almeida
5percurso ligante
Maria Luisa Duarte


  

Answers


45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
binder course
percurso ligante


Explanation:
portal lolo :: autodromo santa catarina... Nas seções das grandes retas de todo o percurso, a escorrentia das chuvas ... asfalto diluído na segunda camada, o mesmo tipo de pega (ligante) será empregado ...
www.fundacaololo.com.br/ autodromos%20santa%20catarina.htm - 93k - Em cache - Páginas semelhantes


Maria Luisa Duarte
Spain
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
binder course
camada de colagem


Explanation:
É a camada com rega de betuminoso líquido para ligação da sub-camada à camada de desgaste.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 6 mins (2004-11-01 11:54:23 GMT)
--------------------------------------------------

Existem diferenças significativas na terminologia da construção de estradas entre Portugal e o Brasil. Ver o \"Vocabulário de Estradas e Aeródromos\" publicado pelo LNEC (Portugal).

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 295

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tomás Rosa Bueno: João! Que prazer em vê-lo aqui. Espero que não esteja só de passagem.
14 mins
  -> Retribuo o prazer de te saber moderador desta coisa. Será conforme a disponibilidade.

agree  Joao Crus
2 hrs

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
binder course
camada de betão betuminoso


Explanation:
se não quiser deixar ficar "binder".

"1 - O pavimento a reconstruir na faixa de rodagem, quando a camada de desgaste for em betuminoso, deverá ser igual ao existente com um mínimo de :

. Base e sub-base em tout-venant, com 0,45 m de espessura, efectuadas em três camadas de 0,15 m ;
. Camada de betão betuminoso ( binder ) com 0,05 m de espessura;
. Camada de desgaste em betão betuminoso com inertes de basalto, com 0,05 m de espessura."
http://www.cm-agueda.pt/documentos/RODP.doc

"Reconstrução de pavimentos

1. O pavimento a reconstruir na faixa de rodagem, quando a camada de desgaste for em betuminoso, deverá ser análogo ao existente com o mínimo de:

Base e sub-base em tout-venant com 0,45 m de espessura, efectuadas em três camadas de 0,15 m;
Camada de betão betuminoso (binder) com 0,04 m de espessura (após compactação);
Camada de desgaste em betão betuminoso aplicado a quente, com inertes de basalto, com 0,04 m de espessura (após compactação)."

http://www.cm-loures.pt/p_bd1804.asp




Ana Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 11
Grading comment
Obrigada a todos, especialmente à Ana.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
1 hr
  -> Obrigada, António