ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Cooking / Culinary

Bluefin tuna

Portuguese translation: atum-azul (OU atum de barbatana azul)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Bluefin tuna
Portuguese translation:atum-azul (OU atum de barbatana azul)
Entered by: rhandler

17:52 Dec 27, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Cooking / Culinary / Food
English term or phrase: Bluefin tuna
A specific type of tuna. I want the counterpart in PT.
Alexandre Pereira
Portugal
atum-azul (OU atum de barbatana azul
Explanation:
Veja estes exemplos:

Biodiversidade: Atum de barbatana azul em perigo no Atlântico
Toronto, 08/08/2007, (IPS) - A pesca indiscriminada arrasou as existências de atum de barbatana azul do Atlântico na Europa setentrional há 50 anos, ...
www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=3133

A próxima vítima - Planeta Sustentável
Pesca predatória reduz os estoques do atum-azul a 10% do que eram e os japoneses temem pelo fim de seu prato predileto.
http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/ambiente/...

Atum
15 Jul 2008 ... O atum-azul, o maior representante do grupo, prefere águas mais geladas, perto dos 18 a 20ºC. Existem também espécies que têm preferência ...
www.pesca.tur.br/peixes/agua-salgada/atum/

Sobrepesca européia ameaça o atum azul | Portal EcoDebate
8 Nov 2008 ... Não será a primeira vez, porque o atum azul desapareceu das águas ... O atum azul é valorizado e, com a redução do estoques marinhos, ...
www.ecodebate.com.br/index.php/2008/11/08/sobrepesca-europe...

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2008-12-27 18:12:47 GMT)
--------------------------------------------------

Para quem nunca viu o nome totalmente em português, aí vão exemplos portugueses (vamos traduzir, minha gente):

www.pescador.com.pt • Vendo Tópico - pesca ao atum ( video)4 postagens
Não há nos mares deste planeta nenhum peixe mais magnífico que o atum-azul. Ele pode atingir 3,65 metros de comprimento, pesar até 680 quilos e viver por 30 ...
www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?f=5&t=1927

PUBLICO.PT25 Nov 2008 ...
E o atum azul vai pelo mesmo caminho já estando em risco crítico. Talvez algum dia compreenda que o Homem vive num delicado balanço com ...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1351207
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3atum bluefin
Maria José Tavares
5 +1Atum do sul ou Atum rabilhoMafalda d'Orey de Faria
4 +2atum azul (atum bluefin)
priscilalaterza
5Rabilo
Maria Meneses
4 +1atum rabilho
Teresa Borges
4atum-azul (OU atum de barbatana azulrhandler
3kuromaguro - atum de barbatana azul -
Marcos Antonio


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
bluefin tuna
atum bluefin


Explanation:
Guia de Pesca - João CamposPoderá encontrar o Dourado, Bonito, Atum Skipjack, Atum Bluefin e Atum Big Eye. ... O Atum Bluefin é capturado comercialmente nesta costa e tem pesos que ...
www.portugalfishingadventure.com/JoaoCampos.htm - 13k - Em cache - Páginas semelhantes

O meu "Pesqueiro Virtual"O destino do atum bluefin no Mediterrâneo é terrível. Nos últimos 20 anos, a população (biomassa) do atum bluefin adulto diminuiu cerca de 80%. ...
jcdas-team.blogs.sapo.pt/ - 56k - Em cache - Páginas semelhantes
Mesa para dois - Comidas - Lifecooler

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-12-27 17:59:57 GMT)
--------------------------------------------------

Oceanário de LisboaÓ Evaristo, tens cá disto?? Venha conhecer os Atuns e o Diabo-do-mar no Oceanário! Thunnus thynnus (Linnaeus, 1758) Atum-rabilho, atum-azul. Bluefin tuna ...
www.oceanario.pt/SITE/ol_noticia_01.asp?newsletter=0¬ici... - 25k - Em cache - Páginas semelhantes

Há quem lhe chame "atum rabilho", mas o normal é manter "bluefin". Trabalhei muitos anos num importador de peixe congelado e nunca o vi traduzido

Maria José Tavares
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 23

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
5 mins
  -> Obrigada Isabel

agree  Marlene Curtis: Isso mesmo!
28 mins
  -> Obrigada Marlene

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
16 hrs
  -> Obrigada Vasco e um bom domingo

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
bluefin tuna
atum rabilho


Explanation:
Diria assim...

Ver http://eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lang=en&ihmlang=...

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2008-12-27 18:12:15 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também: eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CONSLEG:1991R3880:20031120:PT:PDF

Example sentence(s):
  • establishing a multi-annual recovery plan for bluefin tuna in the Eastern Atlantic and Mediterranean
  • que estabelece um plano plurianual de recuperação do atum rabilho no Atlântico Este e no Mediterrâneo
Teresa Borges
Belgium
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 94

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins: Prefiro "atum-rabilho", com hífen.
7 hrs
  -> Obrigada!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bluefin tuna
atum-azul (OU atum de barbatana azul


Explanation:
Veja estes exemplos:

Biodiversidade: Atum de barbatana azul em perigo no Atlântico
Toronto, 08/08/2007, (IPS) - A pesca indiscriminada arrasou as existências de atum de barbatana azul do Atlântico na Europa setentrional há 50 anos, ...
www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=3133

A próxima vítima - Planeta Sustentável
Pesca predatória reduz os estoques do atum-azul a 10% do que eram e os japoneses temem pelo fim de seu prato predileto.
http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/ambiente/...

Atum
15 Jul 2008 ... O atum-azul, o maior representante do grupo, prefere águas mais geladas, perto dos 18 a 20ºC. Existem também espécies que têm preferência ...
www.pesca.tur.br/peixes/agua-salgada/atum/

Sobrepesca européia ameaça o atum azul | Portal EcoDebate
8 Nov 2008 ... Não será a primeira vez, porque o atum azul desapareceu das águas ... O atum azul é valorizado e, com a redução do estoques marinhos, ...
www.ecodebate.com.br/index.php/2008/11/08/sobrepesca-europe...

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2008-12-27 18:12:47 GMT)
--------------------------------------------------

Para quem nunca viu o nome totalmente em português, aí vão exemplos portugueses (vamos traduzir, minha gente):

www.pescador.com.pt • Vendo Tópico - pesca ao atum ( video)4 postagens
Não há nos mares deste planeta nenhum peixe mais magnífico que o atum-azul. Ele pode atingir 3,65 metros de comprimento, pesar até 680 quilos e viver por 30 ...
www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?f=5&t=1927

PUBLICO.PT25 Nov 2008 ...
E o atum azul vai pelo mesmo caminho já estando em risco crítico. Talvez algum dia compreenda que o Homem vive num delicado balanço com ...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1351207

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 35
Grading comment
Obrigado.

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
bluefin tuna
atum azul (atum bluefin)


Explanation:
http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup31604,0.htm
"Os japoneses consomem praticamente um quarto do atum azul (bluefin tuna) pescado no mundo."

http://josimarmelo.blog.uol.com.br/arch2008-05-04_2008-05-10...
"Agora, o alerta é sobre outro produto do mar: o atum bluefin (atum azul) (...)"

http://josimarmelo.blog.uol.com.br/arch2008-02-03_2008-02-09...
"1 - ATUM AZUL ou Albacora Azul / Bluefin Tuna / Kuromaguro (Thunnus thynnus):
A maior espécie de atum, dorso azul escuro e a metade inferior cinza prateada, com áreas amarelas, nadadeira peitoral moderada, sem alcançar a origem da segunda dorsal; tamanho máximo = 684 Kg."

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2008-12-27 18:30:48 GMT)
--------------------------------------------------

atum azul ou albacora azul

priscilalaterza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
23 mins
  -> Tks, Henrique.

agree  Fernanda Abreu: atum azul - Thunnus thynnus
8 hrs
  -> Tks, Fernanda.

43 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bluefin tuna
Atum do sul ou Atum rabilho


Explanation:
Thunnus maccoyii / Atum-do-sul / SBF /Southern bluefin tuna Thon

Thunnus thynnus/ Atum-rabilho/ BFT /Northern bluefin tuna

Pode ser um dos dois; verifique com o nome científico conforme indicado acima, na lista do igp que encontrará em: http://www.igp.pt/consulta_docs.php?Id=298

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins: Prefiro "atum-rabilho", com hífen.
6 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
bluefin tuna
Rabilo


Explanation:
Nome científico Thunnus thynnus. Vive nas águas superficiais em oceano aberto à volta de ilhas. Aparece nos Açores durante todo o ano. A idade máxima da espécie é de 20 anos.


    Reference: http://www.horta.uac.pt
    Reference: http://cepropesca.info
Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

16 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
bluefin tuna
kuromaguro - atum de barbatana azul -


Explanation:
Sug.

Encontrei estas explicações sobre este tipo de atum. Parece que o nome é conforme a região onde o msmo é encontrado. Espero que ajude.

- Bluefin tuna: Kuromaguro, Horse Mackerel, Atun de aleta azul, Hon Maguro, Toro

- Bluefin tuna are severely overfished in all oceans. ... Bluefin tuna provide the world’s most valuable sushi and the high demand for this fish has taken its ...
www.montereybayaquarium.org/cr/SeafoodWatch/web/sfw_factshe... - 50k -


- Bluefin tuna may mean any of several species of tuna:
* Northern bluefin tuna Thunnus thynnus
* Southern bluefin tuna Thunnus maccoyii
* Pacific bluefin tuna Thunnus orientalis
en.wikipedia.org/wiki/Bluefin_tuna - 18k

- Sempre quis “Kuromaguro (Bluefin Tuna) [Galford]” (Samurai Spirits Symphonic Sound Trax), e daí o Fabão me apresenta “Malicious (Eartquake)” (Shin Samurai ...
hadouken.wordpress.com/2008/11/11/press-start-2008-o-concerto-um-pouco-menos-restrito/ -

- Kuromaguro = Atum Azul ou Albaroca Azul; Kuruma-Ebi = Lagostim; Kurumi = Nozes; Kushi-Ague = Espetinho Frito; Kyabetsu = Repolho; Kyabia = Caviar; ...
sushi.informe.com/glossnario-japonnns-dt212.html - 92k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44