KudoZ home » English to Portuguese » Economics

Sunk cost

Portuguese translation: custo irrecuperável/custo perdido


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Sunk cost
Portuguese translation:custo irrecuperável/custo perdido
Entered by: Teresa Bento

13:15 Nov 8, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics / Microeconomics
English term or phrase: Sunk cost
"•Opportunity costs should be taken into account in economic decisions. By contrast, **sunk costs** should not be part of the cost-benefit balance."

Colegas,
Precisava de ajuda para descobrir o equivalente em PT a "sunk cost(s)". Obrigada :)
Teresa Bento
Portugal
custo irrecuperável/custo perdido
Explanation:
O Sunk Cost (custo perdido) é uma barreira para que novos concorrentes entrem num mercado? Esta questão tem interessado os pensadores de estratégia (como ...
financascomportamentais.blogspot.com/2007/05/sunk-cost-como-barreira-de-entrada.html -

--------------------------------------------------
Note added at 1 day5 hrs (2007-11-09 19:02:02 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Anytime!
Selected response from:

Denise Miranda
Grading comment
Mais uma vez, obrigada Denise!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4custo irrecuperável/custo perdido
Denise Miranda
2custo enterrado
Marcelo Fogaccia


  

Answers


12 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
sunk cost
custo enterrado


Explanation:
Sinceramente me parece estranho, mas é a tradução que o Babylon traz para o termo e encontrei algumas referências.
Fica como sugestão alternativa.

DOC]
AUT 178 – AULA 2 - Infra-estrutura, território e meio ambiente
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
Custos enterrados. Custos passados e viabilidade futura; Custo médio x custo marginal (princípios). Custos (e benefícios) incrementais; Valores intangíveis ...
www.usp.br/fau/docentes/deptecnologia/r_toledo/AUT178/aut17... - Páginas Semelhantes
CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Isso porque o empresário não é obrigado a investir em infra-estrutura viária ou em estações terminais, os chamados "custos enterrados", cuja assunção fica a ...
www.camara.gov.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=5&n... - 21k - Em cache - Páginas Semelhantes
[PDF]
ESTUDOS CNI-setembro
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Os custos enterrados são altos e jamais poderiam ser recuperados via. cobrança de tarifa de seus usuários. Uma tarifa suficientemente elevada capaz de ...
www.cni.org.br/produtos/com_ext/src/Estudos_CNI_2.pdf - Páginas Semelhantes
[PDF]
P esquisa de Investimentos no Estado de São P aulo
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
existência dos chamados sunk costs (custos enterrados) muitas vezes não deixa. às empresas outra opção senão modernizar ou ampliar o negócio existente, dado ...
www.seade.gov.br/produtos/piesp/relatorio/2002/Relato-2002.... - Páginas Semelhantes
[PDF]
C:\Meus documentos\Nova Pasta\s
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
aprovisionamento junto à outros ofertantes implica em custos enterrados (sunk costs) para eles. (busca, transporte, controle de qualidade, etc. ...
www.anpec.org.br/encontro2001/artigos/200104425.pdf - Páginas Semelhantes
[PDF]
CUSTOS DA INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA Análise e Sistematização
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Não percebiam os custos enterrados em um buraco junto com o asfalto. Em muitos casos, os salários dos funcionários horistas passaram a representar apenas ...
www.producao.ufrgs.br/arquivos/publicacoes/Lucia Goncalves ... - Páginas Semelhantes
[PDF]
Carlos Alberto Diehl CONTROLE ESTRATÉGICO DE CUSTOS: um modelo ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
Sunk Costs: custos enterrados. São aqueles custos em geral associados à partida. ou início de um novo negócio ou unidade de negócio. Por exemplo, custos de ...
teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/6774.pdf - Páginas Semelhantes
[PDF]
Documento de Trabalho N. 007/2005 Performance dos Regulados e ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
incorreram em muitos dos custos enterrados do setor e têm, provavelmente, mais facilidade de. entrar em outras regiões do que teriam outras futuras novatas. ...
www.nectar.ita.br/dt007-05.pdf - Páginas Semelhantes
[PDF]
PERFORMANCE DOS REGULADOS E EFICÁCIA DO REGULADOR: UMA AVALIAÇÃO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
novas entrantes já incorreram em muitos dos custos enterrados do setor e têm,. provavelmente, mais facilidade de entrar em outras regiões do que teriam ...
www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/regulacaonobrasil/Arq11_... - Páginas Semelhantes
[PDF]
Untitled
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
ser considerados como custos enterrados (sunk. costs), o governo deve conferir ênfase, em primeiro ...... considerada como a custos enterrados (sunk costs). ...
www.pontal.org/docs/benefits3.pdf - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
sunk cost
custo irrecuperável/custo perdido


Explanation:
O Sunk Cost (custo perdido) é uma barreira para que novos concorrentes entrem num mercado? Esta questão tem interessado os pensadores de estratégia (como ...
financascomportamentais.blogspot.com/2007/05/sunk-cost-como-barreira-de-entrada.html -

--------------------------------------------------
Note added at 1 day5 hrs (2007-11-09 19:02:02 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Anytime!

Denise Miranda
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Mais uma vez, obrigada Denise!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: A fundo perdido é uma expressão muito usada.
19 mins
  -> Tem razão, não me ocorreu a expressão!

agree  CristinaPereira
1 hr
  -> Obrigada, Cristina!

agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigada, Humberto!

agree  Cristina Santos
9 hrs
  -> Obrigada, Cristina!