KudoZ home » English to Portuguese » Economics

Economies of scope

Portuguese translation: economias de objectivos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Economies of scope
Portuguese translation:economias de objectivos
Entered by: Teresa Bento

13:20 Nov 8, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics / Microeconomics
English term or phrase: Economies of scope
"Finally, another important related cost concept is that of **economies of scope**. We say there are economies of scope when the cost of producing outputs q1 and q2 together is lower than the cost of doing so separately."

Qual será o equivalente em PT (Eur) a "economies of scope"?
Obrigada :)
Teresa Bento
Portugal
economias de objectivos
Explanation:
Definition: Verificam-se economias de gama quando as empresas obtêm uma redução dos custos mediante o alargamento da sua gama de produtos e serviços (produção conjunta).
Reference: Glossário dos termos utilizados no domínio da política de concorrência da UE - anti-trust e controlo das operações de concentração (documento DGT: COMP/2002/1868/01/00)
Note : Tais efeitos ocorrem quando é possível partilhar componentes idênticas, as mesmas instalações e os mesmos efectivos para produzir diversos produtos. Por exemplo, um banco pode vender produtos de seguro aos particulares nas suas sucursais, a fim de repartir os custos fixos (tais como a renda das instalações) com base num maior número de produtos.

Reference: Glossário dos termos utilizados no domínio da política de concorrência da UE - anti-trust e controlo das operações de concentração (documento DGT: COMP/2002/1868/01/00); LH (Comissão - PT01); GTT (Comissão - PT)

Fonte:IATE

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-11-08 13:24:51 GMT)
--------------------------------------------------

o termos "economias de gama" tb é bastante utilizado embora eu prefira a minha 1ª sugestão


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-11-08 13:25:26 GMT)
--------------------------------------------------

COM(87)352 final; LH (Comissão - PT01); GTT (Comissão - PT)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigada pela ajuda, Mariana!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2economias de objectivos
Mariana Moreira
4 +1economia de escoporhandler


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
economies of scope
economias de objectivos


Explanation:
Definition: Verificam-se economias de gama quando as empresas obtêm uma redução dos custos mediante o alargamento da sua gama de produtos e serviços (produção conjunta).
Reference: Glossário dos termos utilizados no domínio da política de concorrência da UE - anti-trust e controlo das operações de concentração (documento DGT: COMP/2002/1868/01/00)
Note : Tais efeitos ocorrem quando é possível partilhar componentes idênticas, as mesmas instalações e os mesmos efectivos para produzir diversos produtos. Por exemplo, um banco pode vender produtos de seguro aos particulares nas suas sucursais, a fim de repartir os custos fixos (tais como a renda das instalações) com base num maior número de produtos.

Reference: Glossário dos termos utilizados no domínio da política de concorrência da UE - anti-trust e controlo das operações de concentração (documento DGT: COMP/2002/1868/01/00); LH (Comissão - PT01); GTT (Comissão - PT)

Fonte:IATE

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-11-08 13:24:51 GMT)
--------------------------------------------------

o termos "economias de gama" tb é bastante utilizado embora eu prefira a minha 1ª sugestão


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-11-08 13:25:26 GMT)
--------------------------------------------------

COM(87)352 final; LH (Comissão - PT01); GTT (Comissão - PT)

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 159
Grading comment
Obrigada pela ajuda, Mariana!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: gama
1 hr
  -> Cristina, obrigada

agree  Humberto Ribas
4 hrs
  -> Humberto, obrigada

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
economies of scope
economia de escopo


Explanation:
Encontrei este exemplo, de Portugal:

Categoria:Economia - SAPO Saber
Economia da informação · Economia de escopo · Economia de mercado · Economia feminista · Economia matemática · Economia socialista de mercado · Empresa ...
http://saber.sapo.pt/wiki/Categoria:Economia


E mais estes:

Economia de escopo - Wikipédia
De acordo com KUPFER & HASENCLEVER (2002), existe economia de escopo quando é mais barato produzir dois produtos juntamente (produção conjunta) do que ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_escopo

Revista de Economia e Sociologia Rural - Influência do capital ...
Economia de escopo também está presente quando a indústria bancária opera com ... Economia de escopo ocorre sempre que o custo de produção conjunta é menor ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032...



rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 141

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Denise Miranda
52 mins
  -> Obrigado, Denise!