KudoZ home » English to Portuguese » Economics

cork forests

Portuguese translation: florestas de sobreiros


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cork florests
Portuguese translation:florestas de sobreiros
Entered by: Laura Sa

00:48 Aug 23, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Economics / economics
English term or phrase: cork forests
Environmental groups warned that crash in cork prices would cause the loss of the huge cork forests...
Laura Sa
florestas de sobreiros
Explanation:
O que é a cortiça?

A cortiça é um produto extraído da casca da Quercus suber L., uma árvore originária das terras da orla do Mediterrâneo. Da família das faias e dos castanheiros, esta árvore encontrou o seu habitat ideal nesta região caracterizada por uma combinação única de solo, clima e vegetação circundante, onde tudo contribui para criar o ambiente mais propício do mundo para crescimento do sobreiro. Com cêrca de 660.000 hectares de florestas de sobreiros, Portugal detém mais de metade produção mundial de cortiça.

A cortiça é, essencialmente, a parte exterior da casca da árvore, constituída por pequenos alvéolos em forma de poliedro de 14 lados. Comprimidos com uma densidade que pode ir até 40 milhões por centímetro cúbico, os alvéolos estão separados entre si por uma parede formada por um revestimento de três camadas Ð uma camada lenhosa (madeira) que lhe fornece a estrutura, rodeada por uma camada suberosa, que por sua vez está coberta por uma camada de celulose.

A suberina, uma complexa mistura de ácidos gordos e álcoois orgânicos pesados, é a substância básica da cortiça. Impermeável a gases e líquidos, é também resistente ao fogo e a insectos e não é afectada pela água. O ácido tânico diminui ainda mais qualquer tendência para uma deterioração natural, transformando a cortiça num produto virtualmente indestrutível. Sendo assim, é perfeitamente compreensível que os sobreiros vivam durante cinco séculos ou mais.

Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Thank you. At first I had the same answer as Robcav, but after reading
your answer, I believe you have the most correct answer. Thanks everyone!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +13florestas de sobreiros
Maria Luisa Duarte
5 -1florestas de sobreirosAntónio Ribeiro
4florestas de cortiça
Roberto Cavalcanti


  

Answers


24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
florestas de cortiça


Explanation:
de onde se extrai cortiça

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 11:10:31 (GMT)
--------------------------------------------------

Ao Antonio Ribeiro

wood forests, rubber forests, tropical forests, coniferous forests, Amazon forests, veja que existem muitas maneiras de qualificar as florestas, não só pelo tipo de árvore predominante, mas também pelo tipo de produto que se extrai dela, pela sua localização, etc.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 11:45:31 (GMT)
--------------------------------------------------

alternativa: florestas de extração de cortiça
uma vez que a cortiça pode ser extraída não somente do carvalho

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-24 14:25:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Ao Antonio Ribeiro

Seria interessante se você declarasse as razões óbvias, quem sabe pudesse nos esclarecer algo que não percebemos, aliás nós e muitos outros, que só para citar um exemplo em PT PT de uso de florestas de madeira indico: http://www.portugal-linha.pt/brasil500/

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: Qual é a árvore que se chama cortiça?!!!
2 hrs
  -> Gracinha

agree  Mafalda d'Orey de Faria
11 hrs
  -> Grato

neutral  Ana Paula Miraldo: Mafalda, por acaso não foi aluna da Dr. Belinda Maia na Faculdade de Letras? Eu acho que a conheço.
12 hrs
  -> Muito prazer

neutral  Henrique Serra: Robcav, tem gente batendo papo sobre os velhos tempos em sua floresta...
16 hrs
  -> Este site serve pra tudo

neutral  José Casquilho: Florestas produtoras de cortiça, ficaria correcto, constituindo uma outra opção.
21 hrs
  -> Ótima sugestão José. Proponha sua resposta

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +13
florestas de sobreiros


Explanation:
O que é a cortiça?

A cortiça é um produto extraído da casca da Quercus suber L., uma árvore originária das terras da orla do Mediterrâneo. Da família das faias e dos castanheiros, esta árvore encontrou o seu habitat ideal nesta região caracterizada por uma combinação única de solo, clima e vegetação circundante, onde tudo contribui para criar o ambiente mais propício do mundo para crescimento do sobreiro. Com cêrca de 660.000 hectares de florestas de sobreiros, Portugal detém mais de metade produção mundial de cortiça.

A cortiça é, essencialmente, a parte exterior da casca da árvore, constituída por pequenos alvéolos em forma de poliedro de 14 lados. Comprimidos com uma densidade que pode ir até 40 milhões por centímetro cúbico, os alvéolos estão separados entre si por uma parede formada por um revestimento de três camadas Ð uma camada lenhosa (madeira) que lhe fornece a estrutura, rodeada por uma camada suberosa, que por sua vez está coberta por uma camada de celulose.

A suberina, uma complexa mistura de ácidos gordos e álcoois orgânicos pesados, é a substância básica da cortiça. Impermeável a gases e líquidos, é também resistente ao fogo e a insectos e não é afectada pela água. O ácido tânico diminui ainda mais qualquer tendência para uma deterioração natural, transformando a cortiça num produto virtualmente indestrutível. Sendo assim, é perfeitamente compreensível que os sobreiros vivam durante cinco séculos ou mais.



Maria Luisa Duarte
Spain
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14
Grading comment
Thank you. At first I had the same answer as Robcav, but after reading
your answer, I believe you have the most correct answer. Thanks everyone!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: Excelente resposta.
45 mins
  -> Obrigado Antonio!

agree  Cinta Cano Barbudo
1 hr
  -> Obrigado!

agree  Aline Leal
5 hrs
  -> Obrigado Aline!

agree  Mónica Melo
5 hrs
  -> Obrigado Mónica!

agree  Henrique Serra: Quercus é o gênero científico do carvalho. Eu não conhecia o termo sobreiro (PT), mas faz sentido. Outro pormenor: a "casca" de qualquer árvore denomina-se córtex, ou cortiça.
6 hrs
  -> Agradeço a info! Existe também o Carvalho Alvarinho, e depois da mesma região temos também o vinho Alvarinho, que é excelente!

agree  José Casquilho: Need to say more? excelente dissertação sobre a cortiça; mas a floresta é de sobreiros e não de cortiça. Coitadinhas das folhinhas :-)
19 hrs
  -> Obrigado José!

agree  hmercer
1 day18 hrs
  -> Obrigado!

agree  Ricardo Almeida
2 days10 hrs
  -> Obrigado Ricardo!

agree  Emilia Carneiro
5 days
  -> Obrigado Emilia!

agree  Anamar: A resposta não podia ser melhor! O que seria do Alentejo sem os seus sobreiros????
5 days
  -> Obrigado Ana Maria!

agree  L10N Studio
6 days
  -> Obrigado A2!

agree  rhandler
6 days
  -> Obrigado Rhandler!

agree  LoreAC
67 days

1 day4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
florestas de sobreiros


Explanation:
Engraçado como uma simples pergunta pode dar origem a uma discussão acesa e, neste caso, interessante.

Robcav:

O Senhor deu os seguintes exemplos para fundamentar o seu argumento: “wood forests, rubber forests, tropical forests, coniferous forests, Amazon forests, veja que existem muitas maneiras de qualificar as florestas”

Está muito certo se estivermos a escrever (ou a falar) em Inglês. Contudo, em Português não se diz uma floresta de cortiça, uma floresta de borracha ou uma floresta de madeira. E isto por razões óbvias, as quais não vale a pena mencionar.

Mas, dizer floresta tropical, floresta de coníferas ou floresta Amazónica está absolutamente correcto em Português.


Henrique Serra:

Não confundir um carvalho com um sobreiro. São ambas da família das fagáceas (quercus, Lin).

O carvalho é uma árvore notável pelo elevado porte que pode atingir e por ser de madeira muito resistente. O seu fruto é a bolota ou glande. Algumas variedades são famosas por junto delas se desenvolverem as trufas.

O sobreiro (Quercus suber, Lin) é uma árvore de pequeno a médio porte, de cujo tronco, revestido por uma casca espessa e mole, se extrai a cortiça.

Quanto ao facto de a casca de qualquer árvore se chamar cortex ou cortiça, pois tem razão e está correcto.

Mas quando se fala de cortiça (cork em inglês) não se está a referir à casca de qualquer árvore em geral, mas sim ao produto que se extrai dos sobreiros, a cortiça, produto esse do qual Portugal é o 1o produtor mundial.


José Casquilho:

O seu comentário foi: “Florestas produtoras de cortiça”.

Na minha opinião, as florestas não são produtoras de coisa alguma, mas sim formadas de árvores que poderão produzir os mais variados produtos, tais como frutas, madeiras, borracha, cortiça, etc. Neste caso, a resposta mais apropriada seria: floresta de árvores produtoras de cortiça.


António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 45

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Roberto Cavalcanti: Se quiser indico sites com reportagens de jornais usando: florestas de borracha, florestas de cacau, florestas de madeira, etc.
9 hrs
  -> O facto de poder indicar sites com reportagens de jornais (!!!!) nào invalida a minha opinião. É incorrecto dizer-se florestas de borracha, de cacau, de cerejas, etc, etc, etc.