KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

Legal mumbo jumbo

Portuguese translation: arrazoado jurídico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Legal mumbo jumbo
Portuguese translation:arrazoado jurídico
Entered by: Julieta Almeida

08:56 Feb 24, 2006
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary - Education / Pedagogy
English term or phrase: Legal mumbo jumbo
How best to put in Portuguese
telefpro
arrazoado jurídico
Explanation:
Dado o contexto parece-me mais isto ou então "às tretas jurídicas".
Creio que a ideia é não assinar um contrato sem ler "a letra miudinha" !
Selected response from:

Julieta Almeida
United States
Grading comment
Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2arrazoado jurídico
Julieta Almeida
5algaravia/algaraviada jurídicajorges
5(conversa de) treta jurídicaElisa Pereira
5Conversa fiada de advogado
Lars Palmer
5linguajar legal/jurídico
CristinaPereira
5preâmbulo legalxxxPuro Lusitan
5disparate legal
Jorge Freire
4medidas judiciais estapafúrdias
Claudio Mazotti


Discussion entries: 2





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
legal mumbo jumbo
disparate legal


Explanation:


mumbo-jumbo [?mVmbE§'dZVmbE§]


substantivo
tolices, disparates;


© Porto Editora, Lda. - 2000

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 44

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
legal mumbo jumbo
medidas judiciais estapafúrdias


Explanation:
... objeto e, mesmo após a emancipação legal, continuaram alijados dos ... através de technicalities ou mumbo jumbo, isto é, medidas judiciais estapafúrdias ...
www.infojus.com.br/area3/joaquimbarbosa.htm

... sujeitar-se às novas medidas judiciais em face dos danos provocados por ... Contrariamente a essas idéias estapafúrdias, as relações de trabalho nos ...
www.ebooksbrasil.org/eLibris/josino.html

... importantes, ora no papel de peritos judiciais, ora como assistentes ... de governo que com suas medidas estapafúrdias e irrealistas provocaram as já ...
www.sindecon-esp.org.br/artigos/sfhluizdtelles.pdf

Entre outras medidas estapafúrdias, francamente inconstitucionais e indignas do ... de infinitos processos judiciais — o verdadeiro problema da Justiça. ...
www.jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4999


Claudio Mazotti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 62

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
legal mumbo jumbo
arrazoado jurídico


Explanation:
Dado o contexto parece-me mais isto ou então "às tretas jurídicas".
Creio que a ideia é não assinar um contrato sem ler "a letra miudinha" !

Julieta Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Deolindo: Nem mais!
12 mins
  -> Obrigada, Deolindo

agree  Teresa Martins
48 mins
  -> Obrigada, Teresa

58 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
legal mumbo jumbo
linguajar legal/jurídico


Explanation:
Mais uma opção

Na noite dos tempos... adoraria enfiar goela abaixo de quem lhe mandou - é legal. Isso no linguajar jurídico, pois na coloquial o SPAM não é nada legal! ...
logadamente.no.sapo.pt/blog/arquivados/ 2001_12_30_logadamente_archive.html - 32k - Resultado suplementar - Em cache - Páginas semelhantes

O Empresário «Descartável»no linguajar legal universal), ao abrigo da transposição de uma norma pan-europeia arrancada a ferros pela Associação Latina de Jovens Empreendedores, ...
www.janelanaweb.com/digitais/proveta1.html - 9k - Em cache - Páginas semelhantes


CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
legal mumbo jumbo
preâmbulo legal


Explanation:
Sendo uma expressão coloquial "mumbo jumbo" nem sempre é pejorativo.
Dependendo do contexto eu talvez traduzisse por "Preâmbulo legal", "Notas preambulares", "preâmbulo", "disposições legais"...

Bom trabalho!

xxxPuro Lusitan
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
legal mumbo jumbo
Conversa fiada de advogado


Explanation:
My dear wife's a lawyer so I'm used to it. :)

Lars Palmer
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in SwedishSwedish

2 days2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
legal mumbo jumbo
algaravia/algaraviada jurídica


Explanation:
Em Pt-Pt, ambos os termos estão relacionados com linguagem confusa, confusão, algo de difícil compreensão.

Mumbo Jumbo
Noun
1. Language that is unnecessarily difficult to understand.

2. A state of confusion; ritual accompanied by complicated and purposeless activity that obscures and confuses; "he engaged in the hugger-mugger of international finance".



--------------------------------------------------
Note added at 2 days2 hrs (2006-02-26 11:05:21 GMT)
--------------------------------------------------

algaravia

substantivo feminino


1. linguagem árabe;

2. figurado linguagem confusa;

3. figurado situação confusa; embrulhada;


(Do ár. al-'arabí íâ, «a língua arábica»)


jorges
PRO pts in category: 8

6 days   confidence: Answerer confidence 5/5
legal mumbo jumbo
(conversa de) treta jurídica


Explanation:
algo pouco perceptível ou sem interesse (por não se perceber)

Elisa Pereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese