KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

gifted

Portuguese translation: dotado / superdotado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gifted
Portuguese translation:dotado / superdotado
Entered by: Bett

12:48 Mar 4, 2007
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy / inteligência
English term or phrase: gifted
It is a text about schools being able to identify "gifted, talented" children.
I cannot seem to find a scientific word for it...
Bett
dotado / superdotado
Explanation:
Minhas sugestões.
Selected response from:

Jorge Rodrigues
Brazil
Grading comment
thank you
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7dotado / superdotado
Jorge Rodrigues
5 +1bem dotado
Heloísa Ferdinandt
4 +2superdotadas
Claudio Mazotti
4 +2dotadas
marina hennies
4com alto potencial
Alvaro Neder, Ph.D.


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
dotado / superdotado


Explanation:
Minhas sugestões.

Jorge Rodrigues
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
thank you

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
10 mins
  -> Obrigado, Jorge.

agree  Ivana de Sousa Santos
13 mins
  -> Obrigado, Ivana.

agree  Clauwolf: superdotada (a resposta, a criança):))
1 hr
  -> Muito obrigado, Clauwolf. :-)

agree  Cristina Santos
1 hr
  -> Obrigado, Cristina.

agree  Teresa Bento
1 hr
  -> Obrigado, Teresa.

agree  Gisele Goldstein
3 hrs
  -> Obrigado, Gisele.

agree  Susy Ordaz
3 hrs
  -> Obrigado, Susy.

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
dotadas


Explanation:
ou talvez superdotadas

marina hennies
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
58 mins
  -> thanks

agree  Teresa Bento
1 hr

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
superdotadas


Explanation:
Crianças superdotadas 12/02/2007. Apreensivos com o sucesso mundial de engenheiros e ... original em inglês Economist - Gifted children -- Bright sparks ...
www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?mat=7898

É importante ressaltar que crianças superdotadas em idade pré-escolar constituem ... Diverse populations of gifted children. Upper Saddle ...
www.portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educacao infantil ...

A presença, em sala de aula, de crianças com características fora do padrão da classe é ... Parent and teacher views of gifted children’s social abilities. ...
www.scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid...


Claudio Mazotti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 62

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
3 mins
  -> obrigado!

agree  Cristina Santos
1 hr
  -> obrigado!

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
com alto potencial


Explanation:
outra sugestão; a sugestão do colega é exata, "dotado" (superdotado seria realmente específico para gênios), mas há opções que são usuais no Brasil, como esta.

Alvaro Neder, Ph.D.
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bem dotado


Explanation:
Criança bem dotada (com ou sem hífen) - este é o termo mais usado no Brasil entre os profissionais da educação.
Confirme em sites idôneos, em artigos de estudiosos do assunto e/ou de universidades de renome.
Boa sorte.

Example sentence(s):
  • EFEITOS DO TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE EM CRIANÇAS BEM-DOTADAS E REGULARES DO PRIMEIRO GRAU.

    Reference: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/instituc...
Heloísa Ferdinandt
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 30

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alvaro Neder, Ph.D.: realmente; "superdotadas" seria reservado a gênios (seja lá como se acredite que se possa "medir" essa capacidade...
53 mins
  -> Obrigada. O termo superdotado deixou de ser usado há décadas em textos acadêmicos. Mas ainda é muito usado pela população em geral.