KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

leaving examination

Portuguese translation: certificado de habilitações


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:leaving examination
Portuguese translation:certificado de habilitações
Entered by: Sandra Baptista

08:11 Jul 1, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy
English term or phrase: leaving examination
Referido no currículo de uma pessoa, que frequentou determinada escola um ano, quando tinha 20 anos de idade, e obteve este leaving examination (title of qualification awarded: leaving examination).

Português de PORTUGAL.
Sandra Baptista
Portugal
certificado de habilitações
Explanation:
O "leaving examination" existe em vários países da União Europeia e corresponde a um exame para finalizar tanto a escolaridade obrigatória como outra escolaridade complementar e que pode ter um número diverso de anos. O exame confere um "Leaving Certificate" que, segundo o Thesaurus Europeu de Educação, corresponde ao nosso certificado de habilitações (que se recebe aquando da conclusão de estudos).
Selected response from:

paula cruz
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4certificado de habilitações
paula cruz
4certificado de estudos
Maria Proenca
4certidão de estudos
Michael Powers (PhD)


Discussion entries: 1





  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
certidão de estudos


Explanation:
leaving ['li:vIN]

substantivo


1. partida;

2. saída;


§ leaving certificate certidão de estudos secundários

§ leaving present presente de despedida

§ leaving off fim; interrupção; cessação

§ leaving out omissão; exclusão



examination [Ig?zämI'neISEn]

substantivo


1. exame, prova;

2. exame médico;

3. inspecção; verificação;

4. (laboratório) examinação;

5. (testemunhas) exame;


[DOC] R E S O L U Ç Ã O No 094/99-CEPFile Format: Microsoft Word - View as HTML
A expedição de guia de transferência ou certidão de estudos deverá ocorrer no prazo máximo de 20 (vinte) dias úteis, contados da data do pedido. ...
www.pen.uem.br/legislacao/res052cep02.doc - Similar pages - Note this

[PDF] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO ...File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
mediante apresentação de certidão de estudos, sem exigência de concurso vestibular. Além do. mais, com o objetivo de regularizar sua vida acadêmica, ...
portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces034_03.pdf - Similar pages - Note this

[PDF] PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no ...File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
obtido em 30 de novembro de 1974, conforme certidão de estudos emitida ... Supletivo, o que é confirmado quando expede a Certidão de Estudos anteriormente ...
portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1284_01.pdf - Similar pages - Note this

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Corpo Discente - UFRJ- [ Translate this page ]Certidão de Estudos O aluno com matrícula cancelada tem direito a uma certidão dos estudos realizados com informações sobre a sua vida universitária e, ...
www.pr1.ufrj.br/cursos/atosacademicos/default.php - 35k - Cached - Similar pages - Note this

Departamento de Registro e Controle Acadêmico- [ Translate this page ]A aceitação do documento "Certidão de Estudos" é de critério exclusivo de cada instituição de ... A certidão de estudos deverá informar, obrigatoriamente, ...
www.ufpa.br/derca/servicos/certidao_estudos.htm - 12k - Cached - Similar pages - Note this


Mike :)


Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
certificado de estudos


Explanation:
Em Portugal os alunos que concluem o 9º ano e que não querem prosseguir estudos recebem um certificado em como concluiram o 9º ano. Talvez se acrescentasse qual o nível: certificado de conclusão do 2º / 3º ciclo, por exemplo.

Maria Proenca
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
certificado de habilitações


Explanation:
O "leaving examination" existe em vários países da União Europeia e corresponde a um exame para finalizar tanto a escolaridade obrigatória como outra escolaridade complementar e que pode ter um número diverso de anos. O exame confere um "Leaving Certificate" que, segundo o Thesaurus Europeu de Educação, corresponde ao nosso certificado de habilitações (que se recebe aquando da conclusão de estudos).

paula cruz
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4