KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

guardian

Portuguese translation: responsavel


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:guardian
Portuguese translation:responsavel
Entered by: Ilse Ackerman

21:41 Jan 6, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy / education
English term or phrase: guardian
To the Parents or Guardians of 8th, 9th, 10th and 11th grade students
Ilse Ackerman
United States
responsáveis
Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-06 21:46:10 (GMT)
--------------------------------------------------

... Idade: Nome dos pais ou responsáveis pelo aluno: RG dos pais ou responsáveis pelo aluno: ... Idade: Nome dos pais ou responsáveis pelo aluno: ...
www.revistaeducacao.com.br/premio/ inscricaoprofessorfinal.php

... de nível pré-escolar, fundamental, médio e superior será objeto de negociação entre os estabelecimentos, os alunos, os pais ou responsáveis, a partir de ...
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8170.htm

... em estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio as matrículas dos alunos, cujos contratos, celebrados por seus pais ou responsáveis para a ...
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9870.htm

E milhares de outros exemplos. Além disso, tenho três filhos em idade escolar, e canso de receber correspondência endereçada aos pais ou responsáveis.
Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
thank you!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4responsáveis
Tomás Rosa Bueno
5encarregados de educação
Mário Seita
5responsáveismarialice
5pais ou tutores
Maria Luisa Duarte


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
responsáveis


Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-06 21:46:10 (GMT)
--------------------------------------------------

... Idade: Nome dos pais ou responsáveis pelo aluno: RG dos pais ou responsáveis pelo aluno: ... Idade: Nome dos pais ou responsáveis pelo aluno: ...
www.revistaeducacao.com.br/premio/ inscricaoprofessorfinal.php

... de nível pré-escolar, fundamental, médio e superior será objeto de negociação entre os estabelecimentos, os alunos, os pais ou responsáveis, a partir de ...
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8170.htm

... em estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio as matrículas dos alunos, cujos contratos, celebrados por seus pais ou responsáveis para a ...
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9870.htm

E milhares de outros exemplos. Além disso, tenho três filhos em idade escolar, e canso de receber correspondência endereçada aos pais ou responsáveis.


Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
thank you!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Corretíssimo.
6 mins
  -> Obrigado.

agree  Jorge Freire
17 mins
  -> Obrigado.

agree  Aline Leal
1 hr
  -> Obrigado.

agree  xxxLumen: When is our Powwow?
13 hrs
  -> Uai, na data marcada, né?

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
responsáveis


Explanation:
é a melhor tradução neste caso

marialice
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pais ou tutores


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-06 21:52:21 (GMT)
--------------------------------------------------

No sistema atual, que implica a atenção por parte de um professor especializado, por disciplina, de numerosas turmas que podem chegar a centenas de alunos, ninguém tem uma responsabilidade especial. Não conhece, nem pode conhecer à criança, sua conduta geral, seu caráter, temperamento, problemas pessoais, dificuldades no entorno familiar, nem pode o professor desenvolver uma relação junto dos pais ou tutores que garanta o apoio deles ao trabalho da escola e para a educação integral da criança. O aluno tem 11, 12 e até 13 professores diferentes, conforme o grau. No decurso da semana lecionam aulas de sua cadeira a quatro, cinco e às vezes até 10 turmas de 30 a 40 alunos, num dia qualquer, com uma média de duzentos a trezentos educandos, cujos nomes dificilmente possa conhecer, por brilhante e capaz que seja o professor.

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
encarregados de educação


Explanation:
Em Portugal é assim de certeza absoluta (não precisa página de referências...)

Ver link de uma página brasileira:


    Reference: http://geocities.yahoo.com.br/escolajjnj/orgaos.html
Mário Seita
Ireland
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Tomás Rosa Bueno: O URL é brasileiro, mas a página é portuguesa.
2 hrs