KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

Fact Family

Portuguese translation: Família de Fatos [Relativos]


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Fact Family
Portuguese translation:Família de Fatos [Relativos]
Entered by: Claudia da Matta

21:36 Mar 29, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Education / Pedagogy / Mathematics
English term or phrase: Fact Family
Mathematics vocabulary.
From a list of maths terms eg. addition, subtraction, manipulative etc.
quinn
Família de Fatos
Explanation:
fact family
A set of related multiplication and division,
or addition and subtraction, equations

Examples:
2 + 4 = 6 6 - 4 = 2
4 + 2 = 6 6 - 2 = 4

or

3 x 6 = 18 18 ÷ 6 = 3
6 x 3 = 18 18 ÷ 3 = 6
================================================

• explica e demonstra a adição e a subtração de números inteiros (até 3 algarismos ou mais) usando materiais concretos, desenhos, símbolos e algoritmos.

• explica a relação inversa de adição e subtração e demonstra esta relação escrevendo as famílias de fatos relativos.

Ver em:

[PDF] Sunshine State Standards
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... descreve fatos relacionados que representam uma dada família de fatos até
18 (por exemplo: 9+3=12, 12-9=3, 12-3=9). • sabe como usar as propriedades ...
www.palmbeach.k12.fl.us/gle/pdfs/MA1PO.pdf

=========================================

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 49 mins (2004-03-30 01:26:07 GMT)
--------------------------------------------------

ou

Família de fatos relativos

(como indicado no site acima)
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Thanks for all your ideas
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3Família de Fatos
Claudia da Matta
3 +1familia de factores
ahartje
4Fact Family (conjuntto de problemas que usam os mesmos três números)António Ribeiro


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Fact Family (conjuntto de problemas que usam os mesmos três números)


Explanation:
Não conheço nada em português que diga respeito a isto. Também acompanho o meu filho desde que entrou para a escola e nunca vi tal coisa aqui na Austrália.

Daí sugerir que deixe ficar em inglês com a explicação entre parenteses.

Fact Family

A fact family is a set of math problems that use the same three numbers. For example, the numbers 1, 13, and 14 can be used to make two addition problems, 1 + 13 = 14 and 13 + 1 = 14, and two subtraction problems, 14 - 13 = 1 and 14 - 1 = 13.


Fact Families--Mathematics: Primary (Grades 1-3)Fact Families. Mathematics: Primary (Grades 1-3). Objective. Students learn about fact families. Materials. Fact Families activity sheet; pencils. Directions.
www.teachercreated.com/lessons/021101pm.shtml



--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-30 06:53:20 (GMT)
--------------------------------------------------

Resposta à pergunta: Palavras suas: por que deixar em inglês o que pode ser traduzido?

Porque NÃO creio que exista o termo \"família de fatos (facto em Pt-Pt)\" em português, tanto Pt como Br. O Google é famoso por nos dar todas as barbaridades que queremos. Ms neste caso particular, tem-se revelado muito consciente! Tanto quanto me dei ao trabalho de verificar, a única referência que aparece é a que a Sra Dona Claudia da Matta apresenta. E essa referência não é nem portuguesa, nem brasileira. Na minha opinião, não é mais do que uma tradução literal sem fundamento matemático, feita possivelmente por um tradutor com poucos conhecimentos sobre o assunto. Pessoal e honestamente, não arrisco uma tradução, e se o trabalho fosse meu, optaria pela expressão em inglês com uma explicação em português.

Além disso e pela rápida pesquisa que fiz, \"fact family\" parece-me ser qualquer coisa bem americana. Não encontrei nada em sítios au e/ou uk. Mais uma razão para crer que traduzir como \"família de fatos\" não será a melhor opção.



--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-30 06:54:53 (GMT)
--------------------------------------------------

Claro que qualquer esclarecimento sobre este assunto será muito bem vindo e agradecido. Fico à espera da colaboração de outros colegas.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Claudia da Matta: Palavras suas: por que deixar em inglês o que pode ser traduzido?
3 hrs
  -> É simplesmente ao bom estilo Br.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
fact family
Família de Fatos


Explanation:
fact family
A set of related multiplication and division,
or addition and subtraction, equations

Examples:
2 + 4 = 6 6 - 4 = 2
4 + 2 = 6 6 - 2 = 4

or

3 x 6 = 18 18 ÷ 6 = 3
6 x 3 = 18 18 ÷ 3 = 6
================================================

• explica e demonstra a adição e a subtração de números inteiros (até 3 algarismos ou mais) usando materiais concretos, desenhos, símbolos e algoritmos.

• explica a relação inversa de adição e subtração e demonstra esta relação escrevendo as famílias de fatos relativos.

Ver em:

[PDF] Sunshine State Standards
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... descreve fatos relacionados que representam uma dada família de fatos até
18 (por exemplo: 9+3=12, 12-9=3, 12-3=9). • sabe como usar as propriedades ...
www.palmbeach.k12.fl.us/gle/pdfs/MA1PO.pdf

=========================================

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 49 mins (2004-03-30 01:26:07 GMT)
--------------------------------------------------

ou

Família de fatos relativos

(como indicado no site acima)

Claudia da Matta
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
Grading comment
Thanks for all your ideas

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: Ainda bem que encontrou o que parece ser o único exemplo disponível no Google. Contudo, tudo se torna mais fácil quando alguém "mastiga" primeiro!!!!!!!!! Cara Claudia: presunção e água benta, cada um toma a que quer!!!! Ofensivo???
2 hrs
  -> Você não mastigou nada, pois não sugeriu tradução alguma. Além do mais eu tenho 3 filhos em escolas americanas, portanto sei bem o que é "Fact Family". Por que você não discorda da opinião dos outros de forma mais profissional, sem ser ofensivo?

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
3 hrs
  -> Obrigada, Sormane.

agree  perry: Quando as minhas filhas eram pequenas, era assim que as professoras chamavam o que, na minha época, chamava-se tabuada
10 hrs
  -> Obrigada, Perry. Tabuada seria uma boa opção, mas esse é um método que emprega os mesmos números de forma direta e inversa.

agree  Roberto Cavalcanti: Pelo jeito o Sr António toma toda a água benta disponível, pois presunção é o que não lhe falta
11 hrs
  -> Obrigada, Roberto. É um problema que ocorre constantemente.

2 days2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
fact family
familia de factores


Explanation:
conforme a explicação da minha filha

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: 'Factores'- é certamente muito mais matemático do que "fatos".
1 day21 hrs