KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

Ph.D

Portuguese translation: Químicos com Doutoramento


18:53 Apr 1, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Education / Pedagogy
English term or phrase: Ph.D
Ph.D chemists
xxxiraci
Portuguese translation:Químicos com Doutoramento
Explanation:
em português de portugal: ph.d equivale a doutoramento

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 52 mins (2004-04-01 22:45:41 GMT)
--------------------------------------------------

A minha resposta foi no seguimento da do colega anterior: naõ se deve dizer \"químicos com doutorado\", mas \"com doutoramento\".
Uma pessoa pode ser \"doutor em\" \"doutorado em\" ou \"com doutoramento em\". Tenho a certeza absoluta.
Quanto a \"Doutor em Química\" ou \"doutoramento em Química\": claro que pode dizer-se. Mas há que ter em atenção o contexto!
Ph.D chemists não equivale obrigatoriamente a PhD in chemestry!!!
Pode estar a falar-se de químicos com doutoramento noutra coisa qualquer!!!
Selected response from:

Ana Afonso
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5Químicos com Doutoramento
Ana Afonso
5 +4químicos com doutorado
Henrique Serra
5 +4Doutor em Química
María Leonor Acevedo-Miranda
5Professor Doutor
Andreia Silva
4Doutor
Sandra Nunes


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
químicos com doutorado


Explanation:
é isso

--------------------------------------------------
Note added at 2004-04-01 18:58:38 (GMT)
--------------------------------------------------

caso seja em inglês britânico, farmacêuticos com doutorado, ou farmacêuticos doutores

--------------------------------------------------
Note added at 2004-04-01 19:04:13 (GMT)
--------------------------------------------------

A distinção entre o inglês americano e o britânico aqui é fundamental: químico (especialista em química - US) ou farmacêutico (profissional de farmácia - UK).

--------------------------------------------------
Note added at 2004-04-01 19:08:26 (GMT)
--------------------------------------------------

Antonio Houaiss:

DOUTORAMENTO: ato de doutorar(-se)
DOUTORADO: graduação de doutor

--------------------------------------------------
Note added at 2004-04-01 19:10:01 (GMT)
--------------------------------------------------

Aurélio:

DOUTORAMENTO: Ato de doutorar(-se).
DOUTORADO: O grau de doutor.


Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco: Podemos dizer também químicos com Ph.D., mas concordo com a resposta do colega.
9 mins
  -> obrigado, Eliane

disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: ´Perdão Colega mas se for para Portugues Continental não estacorrecto.
47 mins
  -> A sua não concordância é condicional. A consulente está na Argentina, um belíssimo país que faz fronteira com o Brasil. Aliás, é preciso rever esse conceito de "continental", já que a América do Sul é 72% (isso mesmo) MAIOR que a Europa inteira!

agree  Ana Afonso: diria com doutoramento
3 hrs
  -> obrigado, Ana

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
14 hrs
  -> obrigado, LMCO

agree  Joao Vieira: Doutorado - abrev. de Doctor of Philosophy (Philosophiae Doctor) - Dicionário Pt/En da Porto Editora
19 hrs

agree  Amilcar: Quase: doutorados basta. O original quer dizer Chemists with a PhD. Em pt "doutorados" é universalmente apropr para o efeito.
1 day31 mins

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
ph.d
Professor Doutor


Explanation:
Pessoa com doutoramento

Andreia Silva
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Henrique Serra: doutorado: ver o Aurélio
6 mins

disagree  Ana Afonso: "professor doutor" é título atribuído aos docentes com doutoramento. não sabemos se se está a falar de docentes
3 hrs

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: CONCORDO ANDREIA. E Ana desde quando os Médicos - Professor Doutor - precisam de ser docentes?
15 hrs

31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
ph.d
Doutor em Química


Explanation:
Com Grau de Doutor em Química. Atenção NÃO SE PODE ABREVIAR para Dr.

--------------------------------------------------
Note added at 41 mins (2004-04-01 19:34:59 GMT)
--------------------------------------------------

Em maio de 1512, frei Martinho encontrava-se de novo em Wittemberg, desta vez para ocupar definitivamente uma cadeira da Universidade. Entretanto, não devia continuar como lente de filosofia, mas fazer parte da faculdade de teologia. Para tanto era necessário que tivesse o grau de doutor em teologia, a mais alta distinção acadêmica.

Alberto Ferreira Pereira
Professor Associado com Agregação do ISEG;
Doutor em Gestão pela Clemson University, Estados Unidos.

Alfredo Duarte Egídio dos Reis
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Ciências Actuariais pela Heriot - Watt University, Reino Unido.

António Luís Silvestre
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

António Palma dos Reis
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Gestão pela University of Wisconsin, Estados Unidos.

Professores do ISEGI - UNL
Catedráticos
Joaquim Manuel Pantoja Nazareth
Doutor em Demografia
(Univ. Livre de Bruxelas)

Manuel José Vilares
Doutor em Economia
(Univ. de Dijon)

Associados
Ana Maria Ramalho Correia
Doutora em Química Orgânica
(Univ. de Liverpool)

Licenciado em Engenharia Química (ramo de Química e Processos) pelo Instituto Superior Técnico, 1984. Doutor em Química pelo Instituto Superior Técnico (M. Prieto, 1989). Pós-doutoramento na Unité de Physico-Chimie Organique Appliquée (CNRS URA) do Conservatoire National des Arts et Métiers (B. Valeur), Paris (França) em 1990-91.


--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2004-04-01 19:36:26 GMT)
--------------------------------------------------

Em maio de 1512, frei Martinho encontrava-se de novo em Wittemberg, desta vez para ocupar definitivamente uma cadeira da Universidade. Entretanto, não devia continuar como lente de filosofia, mas fazer parte da faculdade de teologia. Para tanto era necessário que tivesse o grau de doutor em teologia, a mais alta distinção acadêmica.

Alberto Ferreira Pereira
Professor Associado com Agregação do ISEG;
Doutor em Gestão pela Clemson University, Estados Unidos.

Alfredo Duarte Egídio dos Reis
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Ciências Actuariais pela Heriot - Watt University, Reino Unido.

António Luís Silvestre
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

António Palma dos Reis
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Gestão pela University of Wisconsin, Estados Unidos.

Professores do ISEGI - UNL
Catedráticos
Joaquim Manuel Pantoja Nazareth
Doutor em Demografia
(Univ. Livre de Bruxelas)

Manuel José Vilares
Doutor em Economia
(Univ. de Dijon)

Associados
Ana Maria Ramalho Correia
Doutora em Química Orgânica
(Univ. de Liverpool)

Licenciado em Engenharia Química (ramo de Química e Processos) pelo Instituto Superior Técnico, 1984. Doutor em Química pelo Instituto Superior Técnico (M. Prieto, 1989). Pós-doutoramento na Unité de Physico-Chimie Organique Appliquée (CNRS URA) do Conservatoire National des Arts et Métiers (B. Valeur), Paris (França) em 1990-91.


--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2004-04-01 19:37:26 GMT)
--------------------------------------------------

Em maio de 1512, frei Martinho encontrava-se de novo em Wittemberg, desta vez para ocupar definitivamente uma cadeira da Universidade. Entretanto, não devia continuar como lente de filosofia, mas fazer parte da faculdade de teologia. Para tanto era necessário que tivesse o grau de doutor em teologia, a mais alta distinção acadêmica.

Alberto Ferreira Pereira
Professor Associado com Agregação do ISEG;
Doutor em Gestão pela Clemson University, Estados Unidos.

Alfredo Duarte Egídio dos Reis
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Ciências Actuariais pela Heriot - Watt University, Reino Unido.

António Luís Silvestre
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

António Palma dos Reis
Professor Associado do ISEG;
Doutor em Gestão pela University of Wisconsin, Estados Unidos.

Professores do ISEGI - UNL
Catedráticos
Joaquim Manuel Pantoja Nazareth
Doutor em Demografia
(Univ. Livre de Bruxelas)

Manuel José Vilares
Doutor em Economia
(Univ. de Dijon)

Associados
Ana Maria Ramalho Correia
Doutora em Química Orgânica
(Univ. de Liverpool)

Licenciado em Engenharia Química (ramo de Química e Processos) pelo Instituto Superior Técnico, 1984. Doutor em Química pelo Instituto Superior Técnico (M. Prieto, 1989). Pós-doutoramento na Unité de Physico-Chimie Organique Appliquée (CNRS URA) do Conservatoire National des Arts et Métiers (B. Valeur), Paris (França) em 1990-91.


--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2004-04-01 19:42:23 GMT)
--------------------------------------------------

E PODEM VER A DIFERENÇA DE DR. (LICENCIADOS), MESTRES E DOUTORES :

Nome/Grau Gabinete Cacifo Extensão Email
Jorge Pedro Sousa
Doutor em Ciências da Informação Gab. CEC 85 2210 jpsousa@ufp.pt
Jose Sousa
Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica jsousa@ufp.pt
Jose Coelho
Licenciado em Enfermagem jcoelho@ufp.pt
Jose Bolhosa
Mestre da Saúde Pública S157 jbolhosa@ufp.pt
Jose Correia
Licenciada em Medicina e Cirurgia jcorreia@ufp.pt
José Alves
Doutor em Medicina Interna S24 jalves@ufp.pt
José Vasconcelos
Doutor em Ciências da Computação Gab. 31 94 2301 jvasco@ufp.pt
José Catita
Doutor em Química Analítica Gab. B (FCS) S75 jcatita@ufp.pt
José Cabeda
Doutor em Ciências Biomédicas Gab. E (FCS) S138 jcabeda@ufp.pt
José Castro
Mestre em Construção de Edíficios 166 jcastro@ufp.pt
José Neves
Doutor em Biologia Gab. D (FCS) S142 jneves@ufp.pt
José Costa
Mestre em Estudos Económicos e Sociais jmcosta@ufp.pt
José Sardinha
Mestre em Novas Tecnologias do Medicamento 120 jsard@ufp.pt
José Lobato
Licenciado em Medicina S26 jlobato@ufp.pt
José Sacramento
Licenciado em Medicina Dentária S30 joses@ufp.pt
José Nunes
Licenciado em Enfermagem Médico-Cirúrgica S31 jnunes@ufp.pt
José David Ferreira
Licenciado em Emfermagem Médico-Cirúrgica S107 jdavid@ufp.pt
José Esteves Rei
Doutor em Didáctica da Língua Gab. CEC 80 2210 jrei@ufp.pt
José Manuel Torres
Mestre em Engª Electrónica e de Computadores Gab. CETIC 185 2209 jtorres@ufp.pt
José Manuel Pavão
Licenciado em Medicina 191 jpavao@ufp.pt


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 0 min (2004-04-01 19:54:11 GMT)
--------------------------------------------------

E SE DÚVIDAS HOUVER, FAVOR CONSULTAR SITE DA MINHA FACULDADE ONDE FIGURA A MINHA COLEGA E AMIGA MADALENA FONSECA:

Maria Madalena Saraiva Pires da Fonseca

Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Área científica: Doutora em Geografia Industrial.



María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann: doutoramento ou doutorado em..
24 mins
  -> obrigada Colega Sónia

agree  Paulo Celestino Guimaraes: é isso.
25 mins
  -> Obrigado Colega Paulo

agree  António Ribeiro: Resposta bem referenciada.
2 hrs
  -> Mas há quem não queira ver António. Não há pior cego do que aquele...etcetc

disagree  Ana Afonso: a pessoa pode ser um químico doutorado/com doutoramento em outra área. O inglês apresentado não é phD Chemistry...
3 hrs
  -> Desculpe? Está confusa certamente...Se é em outra área dir-se-ia Doutor em Antropologia, História ou outra coisa, não acha?

agree  jorges: Também: «Com o grau de doutor em Química»/«Doutorado em Química»
3 hrs
  -> Sim, também poderia ser. Mas acho que documentei q.b.

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
14 hrs
  -> Obrigada Colega LMCO

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
ph.d
Químicos com Doutoramento


Explanation:
em português de portugal: ph.d equivale a doutoramento

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 52 mins (2004-04-01 22:45:41 GMT)
--------------------------------------------------

A minha resposta foi no seguimento da do colega anterior: naõ se deve dizer \"químicos com doutorado\", mas \"com doutoramento\".
Uma pessoa pode ser \"doutor em\" \"doutorado em\" ou \"com doutoramento em\". Tenho a certeza absoluta.
Quanto a \"Doutor em Química\" ou \"doutoramento em Química\": claro que pode dizer-se. Mas há que ter em atenção o contexto!
Ph.D chemists não equivale obrigatoriamente a PhD in chemestry!!!
Pode estar a falar-se de químicos com doutoramento noutra coisa qualquer!!!

Ana Afonso
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Henrique Serra: doutoramento é o ato ou processo de doutorar-se; doutorado é o grau ou título
4 mins
  -> Doutor também é grau ou título

agree  Mafalda d'Orey de Faria: Em Portugal é como se diz. Sem qualquer dúvida
5 mins
  -> obrigada

disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: Lamento discordar mas diz-se DOUTOR em ...... ou com DOUTORAMENTO em Quimica. Tenho a certeza absoluta
27 mins
  -> Claro. Mas não é essa a questão!!!

agree  Sonia Heidemann: sim, eu diria Doutorado em Quimica
46 mins
  -> obrigada. mas não sabemos se é isso que o texto quer dizer - pode falar de químicos com doutoramentos noutras áreas

agree  Paulo Celestino Guimaraes: concordo com Sonia, doutorado em Química soa melhor
1 hr
  -> obrigada

agree  Jorge Freire: É mesmo "químicos com doutoramento"; a palavra que está é chemists, portanto pural de químico e Ph. D é Philosophy Doctor, o que significa doutor ou doutorado ou como neste caso "com doutoramento"
3 hrs
  -> Exacto. Obrigada, Jorge!

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
14 hrs
  -> thanks

agree  aniuska: Tem razão, Ana!
2 days20 hrs
  -> Obrigada, aniuska!

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ph.d
Doutor


Explanation:
Simplesmente Doutor.
Os PhD não são utilizados aqui em Portugal e significam (para nós) as pessoas que possuem uma licenciatura.
Doutoramento é outra coisa!!!
Atenção que também existe o título de "Professor" em inglês!!! e provavelmente esse é que seria para Professor Doutor.

É a minha sugestão.
Boa sorte.

Sandra Nunes
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: Sandra, Doutor não é o mesmo que Dr. e os licenciados não são são Doutores de forma nenhuma, embora muitos assinem como sabe....
7 hrs