ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Electronics / Elect Eng

"star/delta starter"

Portuguese translation: arranque/arrancador estrela-triângulo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:star/delta starter
Portuguese translation:arranque/arrancador estrela-triângulo
Entered by: Carlos Angelo

13:24 Aug 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Electronics / Elect Eng / AC circuits
English term or phrase: "star/delta starter"
Contexto: "This has a practical application in the star/delta starter for the three-phase induction motors.". PT-PT de preferência.
Alexandre Batista
Portugal
arranque estrela-triângulo
Explanation:
A maioria dos dicionários brasileiros dá como “arranque em estrela-triângulo”, mas, pela pesquisa na Web, parece-me que em Portugal se usa simplesmente “arranque estrela-triângulo”, adjetivando a última parte da expressão.

* Do Dicionário de Termos Técnicos, de Luiz Mendes Antas:
star-delta starter - arranque em estrela-triângulo

* Do Dicionário Técnico Pormenorizado, de Lewis L. Sell:
star-delta starter - arranque em estrela-triângulo

* Do Dicionário de Termos Técnicos, de Eugênio Fürstenau:
star-delta starter - arranque em estrela-triângulo

* Do Vocabulário Técnico, de Francisco J. Buecken:
star-delta starter - chave de arranque estrela-triângulo

* Abonações:
Arranque estrela-triângulo com inversão do sentido de rotação.
http://www.est.ips.pt/cursos/pag_planos_ curriculares/fd_04_...

Arranque estrela-triângulo. - Esquemas de comando e de potência ... TP4 - Arranque estrela-triângulo 1 aula. Avaliação do trabalho prático 2 aulas ...
http://amsfrancisco.planetaclix.pt/p_11te.htm

... arranque directo em estrela, arranque estrela triângulo, arranque com ...
máximo e de arranque; corrente de arranque; arranque estrela/triângulo. ...
https://fenix.ist.utl.pt/publico/viewSite.do?method=summarie...

Motorização com arranque estrela-triângulo automático progressivo ...
http://ilhao.pt/main.php?tbl=_trubricas&id=15

... 4 - Arranque estrela-triângulo de um motor trifásico; 5 - Arranque estrela-triângulo com inversão de marcha de um motor trifásico ...
http://ltodi.est.ips.pt/vroque/Momentos de avaliao_2/Fichas ...

... seu significado físico. Comando do accionamento dos motores de indução. Arranque estrela/triângulo. Breve descrição da soldadura ...
http://www.dee.fct.unl.pt/seme/disciplinas/ie/frame_principa...

Rolo de corte de 4 lâminas de 120 mm. Arranque estrela triângulo. Protecção contra sobrecargas. Sem Carro. Velocidade. 5000 rpm.
http://www.abolsamia.pt/verdasca/verdasca/lazzariGARLOPAS.ht...

... 7.9. Exemplo 9 - Monta-cargas. 7.10. Exemplo 10 - Arranque estrela - triângulo.
http://www.fca.pt/produtos/972-8480-06-7.htm

Arranque estrela-triângulo de um motor assíncrono trifásico de rótor em curto-circuito Link para mais esquemas de automatismos industriais. Telecomunicações ...
http://www.prof2000.pt/users/lpa/Esquemas electricos.html

... corrente. Justifique. 6. (1,5 Val.) Diga qual o principal objectivo do arranque estrela-triângulo nos motores assíncronos trifásicos. ...
http://www.esta.ipt.pt/download/disciplina/516__Exame_Eq_Ele...

... Rolo de entrada e de saída em aço. Protecção contra sobrecargas. Rolo de 4 facas de 120 mm. Arranque estrela triângulo. Velocidade 4800 rpm.
http://www.abolsamia.pt/verdasca/verdasca/lazzariDESENGROS.h...

... Substituindo o arranque estrela-triângulo, representam uma grande economia, tanto nos cabos como nos disjuntores de protecção.
http://www.oficel.pt/TRANSFORMADORES_files/auto.htm

Sendo desaconselhável o arranque directo, será possível um arranque estrela-triângulo? ...
http://alfa.ist.utl.pt/~meleclem/Problemas de ME_Lem_2005.pd...

... desde "Arranque estrela-triângulo em motores trifásicos" , "Inversão de marcha em motores DC" , "Comandar uma grua de elevada estatura, como as que são ...
http://alumni.deec.uc.pt/~ralmeida/web_pages/curriculum.html

... 2.1.3 Executar um quadro de automação para motor assíncrono trifásico com arranque estrela-triângulo Interpretar o sistema Caracterizar, seleccionar e ...
http://www.deb.min-edu.pt/fichdown/13.Electricidade_Electron...

Quadro eléctrico para comando e protecção de motores trifásicos com arranque estrela/triângulo. ...
http://avel.pt/QUADROS/qu10.htm

Nota: - Para Potências até 4KW o arranque é directo, para potências superiores o arranque é estrela triângulo. ...
http://www.electrocampo.pt/QE_ALT_Content.htm

... Inversão de marcha de motores trifásicos. Arranque de motores em estrela-triângulo. Arranque de motores com ligação diversas. ...
http://www.platanotecnica.pt/pt/doShowBook/70339/PTlivro.htm...
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Carlos, obrigado pela sugestão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2arranque estrela-triânguloCarlos Angelo
4 -1motor de arranque em estrela/delta
Clauwolf


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
motor de arranque em estrela/delta


Explanation:
:)

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 339

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  João Roque Dias: Não existem "motores de arranque" em estrela ou em delta (triângulo). Simplesmente, porque os "motores de arranque" são de corrente contínua...
1 day1 hr

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
arranque estrela-triângulo


Explanation:
A maioria dos dicionários brasileiros dá como “arranque em estrela-triângulo”, mas, pela pesquisa na Web, parece-me que em Portugal se usa simplesmente “arranque estrela-triângulo”, adjetivando a última parte da expressão.

* Do Dicionário de Termos Técnicos, de Luiz Mendes Antas:
star-delta starter - arranque em estrela-triângulo

* Do Dicionário Técnico Pormenorizado, de Lewis L. Sell:
star-delta starter - arranque em estrela-triângulo

* Do Dicionário de Termos Técnicos, de Eugênio Fürstenau:
star-delta starter - arranque em estrela-triângulo

* Do Vocabulário Técnico, de Francisco J. Buecken:
star-delta starter - chave de arranque estrela-triângulo

* Abonações:
Arranque estrela-triângulo com inversão do sentido de rotação.
http://www.est.ips.pt/cursos/pag_planos_ curriculares/fd_04_...

Arranque estrela-triângulo. - Esquemas de comando e de potência ... TP4 - Arranque estrela-triângulo 1 aula. Avaliação do trabalho prático 2 aulas ...
http://amsfrancisco.planetaclix.pt/p_11te.htm

... arranque directo em estrela, arranque estrela triângulo, arranque com ...
máximo e de arranque; corrente de arranque; arranque estrela/triângulo. ...
https://fenix.ist.utl.pt/publico/viewSite.do?method=summarie...

Motorização com arranque estrela-triângulo automático progressivo ...
http://ilhao.pt/main.php?tbl=_trubricas&id=15

... 4 - Arranque estrela-triângulo de um motor trifásico; 5 - Arranque estrela-triângulo com inversão de marcha de um motor trifásico ...
http://ltodi.est.ips.pt/vroque/Momentos de avaliao_2/Fichas ...

... seu significado físico. Comando do accionamento dos motores de indução. Arranque estrela/triângulo. Breve descrição da soldadura ...
http://www.dee.fct.unl.pt/seme/disciplinas/ie/frame_principa...

Rolo de corte de 4 lâminas de 120 mm. Arranque estrela triângulo. Protecção contra sobrecargas. Sem Carro. Velocidade. 5000 rpm.
http://www.abolsamia.pt/verdasca/verdasca/lazzariGARLOPAS.ht...

... 7.9. Exemplo 9 - Monta-cargas. 7.10. Exemplo 10 - Arranque estrela - triângulo.
http://www.fca.pt/produtos/972-8480-06-7.htm

Arranque estrela-triângulo de um motor assíncrono trifásico de rótor em curto-circuito Link para mais esquemas de automatismos industriais. Telecomunicações ...
http://www.prof2000.pt/users/lpa/Esquemas electricos.html

... corrente. Justifique. 6. (1,5 Val.) Diga qual o principal objectivo do arranque estrela-triângulo nos motores assíncronos trifásicos. ...
http://www.esta.ipt.pt/download/disciplina/516__Exame_Eq_Ele...

... Rolo de entrada e de saída em aço. Protecção contra sobrecargas. Rolo de 4 facas de 120 mm. Arranque estrela triângulo. Velocidade 4800 rpm.
http://www.abolsamia.pt/verdasca/verdasca/lazzariDESENGROS.h...

... Substituindo o arranque estrela-triângulo, representam uma grande economia, tanto nos cabos como nos disjuntores de protecção.
http://www.oficel.pt/TRANSFORMADORES_files/auto.htm

Sendo desaconselhável o arranque directo, será possível um arranque estrela-triângulo? ...
http://alfa.ist.utl.pt/~meleclem/Problemas de ME_Lem_2005.pd...

... desde "Arranque estrela-triângulo em motores trifásicos" , "Inversão de marcha em motores DC" , "Comandar uma grua de elevada estatura, como as que são ...
http://alumni.deec.uc.pt/~ralmeida/web_pages/curriculum.html

... 2.1.3 Executar um quadro de automação para motor assíncrono trifásico com arranque estrela-triângulo Interpretar o sistema Caracterizar, seleccionar e ...
http://www.deb.min-edu.pt/fichdown/13.Electricidade_Electron...

Quadro eléctrico para comando e protecção de motores trifásicos com arranque estrela/triângulo. ...
http://avel.pt/QUADROS/qu10.htm

Nota: - Para Potências até 4KW o arranque é directo, para potências superiores o arranque é estrela triângulo. ...
http://www.electrocampo.pt/QE_ALT_Content.htm

... Inversão de marcha de motores trifásicos. Arranque de motores em estrela-triângulo. Arranque de motores com ligação diversas. ...
http://www.platanotecnica.pt/pt/doShowBook/70339/PTlivro.htm...

Carlos Angelo
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 381
Grading comment
Carlos, obrigado pela sugestão.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  João Roque Dias: Neste caso, "arrancador estrela-triângulo" (starter). Que, produz, depois, o "arranque estrela-triângulo" (delta-star starting).
21 hrs

agree  Sidnei Arruda
3 days19 hrs