KudoZ home » English to Portuguese » Electronics / Elect Eng

earthing spider

Portuguese translation: (conjunto de ) ligações de aterramento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:earthing spider
Portuguese translation:(conjunto de ) ligações de aterramento
Entered by: Adriana Portas

14:53 Feb 17, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Electronics / Elect Eng
English term or phrase: earthing spider
"If the circuits were earthed down, the EARTHING SPIDER shall be removed as follows and in the following order"
Trata-se de um procedimento de isolamento elétrico.
Adriana Portas
Brazil
ligações de aterramento
Explanation:
Em PT-PT seria "ligações à terra de protecção".

Esta tradução é consistente com a frase original "... as ligações de aterramento devem ser removias conforme indicado a seguir, na ordem seguinte"

O termo "spider" indica que as ligações dos diversos elementos a proteger são efectuadas num único ponto. Os cabos de aterramento assim ligados (com uma "cabeça" e muitas "pernas") parecem-se com uma aranha. Daí o termo "earthing spider".

Spider earthing
A good earthing scheme in most cases is a 'Spider' earth. Chose one point in the machine and run each and every signal and power earth back separately to this one point. It is often convenient to have this 'spider' point as the chassis earth. It should (as we have seen) be close to the battery negative terminal of the main power control device as is possible, without being silly.
Clearly this requirement can get a bit tricky when the machine in question uses many power controllers, but the spider earthing system is then really the only way to minimise problems.
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Sua resposta, embora muito semelhante à explicação do Carlos, ficou melhor no contexto. Muito obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2ligações de aterramento
João Roque Dias
4aranha de aterramento
Carlos Angelo
4Conector de aterramento tipo aranha
Carlos Castro


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Conector de aterramento tipo aranha


Explanation:
Adaptor to connect many lanterns to one multicore cable. Consists of multipin connector (typically Socapex or Lectriflex), short length of cable, then a number of sockets related to the number of circuits in the cable.

Carlos Castro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
ligações de aterramento


Explanation:
Em PT-PT seria "ligações à terra de protecção".

Esta tradução é consistente com a frase original "... as ligações de aterramento devem ser removias conforme indicado a seguir, na ordem seguinte"

O termo "spider" indica que as ligações dos diversos elementos a proteger são efectuadas num único ponto. Os cabos de aterramento assim ligados (com uma "cabeça" e muitas "pernas") parecem-se com uma aranha. Daí o termo "earthing spider".

Spider earthing
A good earthing scheme in most cases is a 'Spider' earth. Chose one point in the machine and run each and every signal and power earth back separately to this one point. It is often convenient to have this 'spider' point as the chassis earth. It should (as we have seen) be close to the battery negative terminal of the main power control device as is possible, without being silly.
Clearly this requirement can get a bit tricky when the machine in question uses many power controllers, but the spider earthing system is then really the only way to minimise problems.

João Roque Dias
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 285
Grading comment
Sua resposta, embora muito semelhante à explicação do Carlos, ficou melhor no contexto. Muito obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Angelo: Faz sentido devido ao "shall be removed as follows and in the following order" do contexto. Eu usaria "conjunto de ligações de aterramento".
1 hr

agree  António Ribeiro
5 hrs

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aranha de aterramento


Explanation:
Se for o que eu estou supondo que seja (na falta de melhor contexto), o "spider" é um tipo de conector que se liga a uma calha de fiação com as suas "pernas" e no Brasil é chamado de "aranha".

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 1 hr 32 mins (2005-02-18 16:26:01 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Eu percebi que não tinha na Web, mas é como aquele conector do qual eu falava é chamado mesmo, o que mostra que nem tudo o que existe está na Web. Sou técnico em eletrônica e já os usei. Têm esse nome porque parecem uma aranha mesmo. Mas, no caso do seu contexto, a sugestão de João Roque Dias faz mais sentido, como observei na minha concordância com ela.

Carlos Angelo
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 381
Grading comment
Agradeço sua resposta, porém não encontrei a tal "aranha" em lugar algum na internet. Ficou assim meio estranho, parecendo que a tradução estava sendo feita ao pé da letra. Valeu assim mesmo.
The asker has declined this answer
Comment: Agradeço sua resposta, porém não encontrei a tal "aranha" em lugar algum na internet. Ficou assim meio estranho, parecendo que a tradução estava sendo feita ao pé da letra. Valeu assim mesmo.