KudoZ home » English to Portuguese » Energy / Power Generation

combined heat and power plants

Portuguese translation: usinas de cogeração


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:combined heat and power plants
Portuguese translation:usinas de cogeração
Entered by: Izabel Santos

16:56 Jul 2, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Energy / Power Generation / Energy market
English term or phrase: combined heat and power plants
XX International is focusing on developing and operating combined heat and power plants (CHPs) in China
Izabel Santos
Brazil
usinas de cogeração
Explanation:
"combined heat and power" é um sistema de energia conhecido também como "cogeração":

"Um sistema destes, combinado, costuma-se designar por Cogeração (CHP - Combined Heat and Power)."
http://barloworld.stet.pt/index.cfm?sec=0202010000

"As aplicações são obviamente variadas, incluindo CHP (Combined heat and power = cogeração)"
http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/hidrog_conve...

CHP: Combined heat & Power – O mesmo que cogeração
http://www.cogensp.com.br/glossario/glossa_c.htm

Para "usina de cogeração":
http://www.eletrobras.gov.br/downloads/IN_Noticias_Assuntos/...

Abraços!
Selected response from:

Cecilia Bartalotti
Brazil
Grading comment
Tks, Cecília!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2usinas de cogeração
Cecilia Bartalotti
5 +1Usinas geradoras de calor e energia combinadas
Teresa Cristina Felix de Sousa
5centrais termoelétricas
Paulo Miró
4 +1centrais eléctricas e térmicas
Paula Pereira Fernandes
5 -1centrais termoelétricas
Paulo Miró
4termoelétricas
Roberto Cavalcanti


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Usinas geradoras de calor e energia combinadas


Explanation:
Ou
Usinas combinadas geradoras de calor e energia

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
14 mins

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
usinas de cogeração


Explanation:
"combined heat and power" é um sistema de energia conhecido também como "cogeração":

"Um sistema destes, combinado, costuma-se designar por Cogeração (CHP - Combined Heat and Power)."
http://barloworld.stet.pt/index.cfm?sec=0202010000

"As aplicações são obviamente variadas, incluindo CHP (Combined heat and power = cogeração)"
http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/hidrog_conve...

CHP: Combined heat & Power – O mesmo que cogeração
http://www.cogensp.com.br/glossario/glossa_c.htm

Para "usina de cogeração":
http://www.eletrobras.gov.br/downloads/IN_Noticias_Assuntos/...

Abraços!

Cecilia Bartalotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Tks, Cecília!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago
19 mins
  -> obrigada, anarita

agree  Javier Ramos
1 hr
  -> obrigada, Javier

agree  Ricardo Fonseca: exacto! centrais em pt-pt
1 hr
  -> Obrigada, Ricardo. Inclusive pela informação em pt-pt

disagree  Paulo Miró: usina de cogeração is mispelled (co-geração) and also the backtranslation for this accepted option is cogeneration plants
2 hrs
  -> Se você vir as referências que eu dei e procurar referências em inglês, CHP = cogeneration (são sinônimos). Quanto à grafia, confesso que fiquei em dúvida. A pesquisa na internet não esclarece isso (ambas as formas chegam a aparecer no mesmo documento).

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
centrais eléctricas e térmicas


Explanation:
A Fundação Friedrich Ebert vai realizar um Colóquio ...
... de variantes de pilhas de combustível - destinadas quer aos motores eléctricos
dos automóveis, quer às novas gerações de centrais eléctricas e térmicas ...
www.spes.pt/spesnewsjulho2002_total.html - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes

Paula Pereira Fernandes
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
32 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
termoelétricas


Explanation:
não seria!!

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
centrais termoelétricas


Explanation:
Professional background

Paulo Miró
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
centrais termoelétricas


Explanation:
usinas de cogeração are translated as cogeneration plants.

Paulo Miró
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Cecilia Bartalotti: CHP (combined heat and power plant) is the same as cogeneration plant.
1 day1 hr