KudoZ home » English to Portuguese » Engineering: Industrial

gearing

Portuguese translation: alavancagem financeira


14:05 Mar 12, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering: Industrial / skf
English term or phrase: gearing
The balance sheet is where to look for information about short-term and long-term debts, gearing (the ratio of debt to equity), reserves, stock values (materials and finsished goods), capital assets, cash on hand, along with the value of shareholders' funds
Pedrina -
Portuguese translation:alavancagem financeira
Explanation:
Alavancagem financeira (gearing/leverage)
Medida da capacidade de endividamento de uma empresa. Representa o rácio entre o passivo e os fundos próprios ou situação líquida da empresa.

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2007-03-12 14:25:31 GMT)
--------------------------------------------------

Ou melhor, só "alavancagem".

http://www.igf.com.br/aprende/verbetes/ver_AZ.aspx?letra=G
Selected response from:

MLeiria
Portugal
Grading comment
thanks a lot!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5coeficiente depósitos/patrimônio líquido (de filiais no exterior)PabloP
4 +1alavancagem financeira
MLeiria
4autonomia financeira
Alvaro Neder, Ph.D.
3rácio de solvabilidadeDolores Vázquez


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
rácio de solvabilidade


Explanation:
An option.


    Reference: http://ec.europa.eu/eurodicautom/Controller
Dolores Vázquez
Native speaker of: Native in GalicianGalician, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
autonomia financeira


Explanation:
Autonomia Financeira = Capitaisoprios/Activo

http://209.85.165.104/search?q=cache:kaBwEWNiE6AJ:web.tagus....

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-03-12 14:15:18 GMT)
--------------------------------------------------

A autonomia financeira mede o grau de solvabilidade da empresa através da comparação entre os capitais próprios e os capitais alheios (passivos). Quanto maior for o grau de autonomia financeira, maior será o grau de solvabilidade, ou seja, maior será a capacidade da empresa para fazer face aos seus compromissos financeiros de longo-prazo.
http://www.notapositiva.com/dicionario_gestao/autonomia_fina...

Autonomia financeira = CP/AL x 100
em que:

CP - capitais próprios da empresa, incluindo os suprimentos e ou empréstimos de sócios ou accionistas que contribuam para garantir o indicador referido, desde que venham a ser incorporados em capital próprio antes da assinatura do contrato, no caso da autonomia financeira pré-projecto, ou antes do último pagamento dos apoios, no caso da autonomia financeira pós-projecto;

AL - activo líquido da empresa.

http://www.ifadap.min-agricultura.pt/ifadap/incentivos/mare/...

Alvaro Neder, Ph.D.
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
alavancagem financeira


Explanation:
Alavancagem financeira (gearing/leverage)
Medida da capacidade de endividamento de uma empresa. Representa o rácio entre o passivo e os fundos próprios ou situação líquida da empresa.

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2007-03-12 14:25:31 GMT)
--------------------------------------------------

Ou melhor, só "alavancagem".

http://www.igf.com.br/aprende/verbetes/ver_AZ.aspx?letra=G

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
thanks a lot!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
16 mins
  -> obrigado

40 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
coeficiente depósitos/patrimônio líquido (de filiais no exterior)


Explanation:
Tirei de um dicionário especializado em business

PabloP