ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Engineering: Industrial

dozers

Portuguese translation: tratores (de esteiras) com lâmina frontal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dozers
Portuguese translation:tratores (de esteiras) com lâmina frontal
Entered by: Marcia Gascon

14:07 May 17, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering: Industrial
English term or phrase: dozers
neste contexto:

This allows training on a wide range of machine types including haul trucks, excavators, shovels, *dozers*, wheel loaders and draglines.

sei que é um tipo de trator, mas não sei qual tipo e, também verifiquei que em textos em Pt-BR no google que "dozers" permanece sem a tradução. Então gostaria de saber se é utilizado sem traduzir como dozers.

Imagem de um "dozer" http://www.kjmachinerysales.com.au/images/dozer-D9sml.jpg

Obrigada ;)
Marcia Gascon
Brazil
tratores (de esteiras) com lâmina frontal
Explanation:
Veja as imagens.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2007-05-17 14:19:54 GMT)
--------------------------------------------------

O "dozer" tem uma configuração específica. Simplesmente trator de esteiras ("track tractor") pode ser usado em aplicações diferentes.
Selected response from:

Martim
Grading comment
thankssss
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3tratores (de esteiras) com lâmina frontalMartim
5 +2"Trator de esteira"
Marcelo Gonçalves
4 +1dozersmfs_trad


Discussion entries: 3





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
dozers


Explanation:
por cá parece que não se traduz
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LN_27765_1_0001.ht...
) Dozers (< 500 kW) - definição: anexo I, n.º 16; medição: anexo III. ... Montagem do equipamento - os dozers de lagartas devem ser ensaiados nos termos da ...


mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: será que no Brasil também é usado assim?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  sarahjeanne: meu dicionario (que é PT-BR) diz buldôzer
2 mins
  -> Obrigada Sara. O termo buldozer deriva de "bull dozer" que parece que é um dos tipos. http://209.85.129.104/search?q=cache:M-QtAGEN6UkJ:www.answer...

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
tratores (de esteiras) com lâmina frontal


Explanation:
Veja as imagens.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2007-05-17 14:19:54 GMT)
--------------------------------------------------

O "dozer" tem uma configuração específica. Simplesmente trator de esteiras ("track tractor") pode ser usado em aplicações diferentes.

Martim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
thankssss
Notes to answerer
Asker: era isso mesmo também encontrei aqui fiz a comparação aqui também http://www.cat.com/cda/components/fullArticleNoNav?m=8703&x=7&id=285577&redirectUrl=http%3A%2F%2Fbrasil.cat.com%2Fcda%2Flayout%3Fm%3D62803%26x%3D12%26location%3Ddrop


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: A lâmina frontal é fundamental, para que seja um "dozer"!
4 mins
  -> Não, eu pedi que ela consulte as imagens no google para "dozer" e compare-as com "track tractor" - o trator de esteiras./ Exatamente.

agree  airmailrpl: -
5 mins

agree  sarahjeanne: good point
6 mins

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
"Trator de esteira"


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2007-05-17 14:20:49 GMT)
--------------------------------------------------

More examples:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q="trator de est...


    Reference: http://www.sobral.ce.gov.br/b_imagens/bi2001/arquivo/MAQEQUI...
Marcelo Gonçalves
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  sarahjeanne: foto de um dozer mesmo
3 mins
  -> Thanks, Sarah!

agree  airmailrpl: -
7 mins