KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

one-way valve

Portuguese translation: válvula unidireccional


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:one-way valve
Portuguese translation:válvula unidireccional
Entered by: Joao Vieira

01:24 Apr 1, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Engineering (general) / valves
English term or phrase: one-way valve
com saída só por um ladon ,né?
preciso de um termo mais comercial, algo que soe bem em um anúncio publicitário
Lilian Magalhães
Brazil
válvula unidireccional
Explanation:
unidirecional (pt-br)
Selected response from:

Joao Vieira
Portugal
Grading comment
valeu
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1válvula unidireccional
Joao Vieira
5válvula de uma só direção/válvula simples
Joon Oh
3 +1válvula de uma via? válvula de retenção? válvula descartável? CONTEXTO!!!
José Henrique Lamensdorf


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
válvula unidireccional


Explanation:
unidirecional (pt-br)

Joao Vieira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23
Grading comment
valeu

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> Obrigado, R.

agree  linguistpt: Concordo!
16 hrs
  -> Obrigado Rita!

disagree  Ivo Steinhoff: Válvula unidirecional só permite fluxo em um sentido e válvula de uma via é uma válvula que possui apenas uma caminho, passagem (existem válvulas de 2/3 vias tb)
1381 days

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
válvula de uma só direção/válvula simples


Explanation:
sugestão

Joon Oh
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
válvula de uma via? válvula de retenção? válvula descartável? CONTEXTO!!!


Explanation:
Sem contexto, e sem explicação de quanto o texto é técnico, e se o é sobre este assunto ou outro, qualquer chute vale. Mesmo que o texto fosse técnico, por exemplo, sobre máquinas de lavar, mas não sobre hidráulica, ficaria duvidoso.

Quem escreveu um texto sobre qualquer outra coisa (que não hidráulica) pode ter pensando em "one-way street" e chamado a "válvula de retenção", que só permite o fluxo num sentido, de "one-way valve".

Num texto sobre hidráulica, uma válvula que tem uma única via, que fecha ou abre, pode ser uma one-way valve.

Uma embalagem de um líquido qualquer pode ter um mecanismo de dosagem descartável, que pode ser chamado de one-way valve. Por mais engenhoso que seja, a idéia seria enfatizar que ele não deve ser reutilizado, por exemplo, para evitar contaminação.

Resumindo, sem contexto qualquer resposta neste caso será um chute.

José Henrique Lamensdorf
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ivo Steinhoff: na verdade válvula unidirecional não é válvula de uma via
1381 days
  -> Pode até ser, no caso de Chinglish ou tradução automática para criar o original, se tiverem válvulas de uma, duas ou três vias. Meu argumento é que sem contexto fica arriscado chutar. Nada mais.