KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

remarkable timing

Portuguese translation: excelente desempenho


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:remarkable timing
Portuguese translation:excelente desempenho
Entered by: Christiane Jost

17:40 Oct 22, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / segurança
English term or phrase: remarkable timing
This week with remarkable timing the Synergi Database passed the 1000 mark for the new safety system Audit Reports.

No more context, sorry.
Marcia Galdi
Brazil
excelente desempenho
Explanation:
Pelo sentido da frase, é o que eu utilizaria.
Selected response from:

Christiane Jost
Brazil
Grading comment
Obrigada, Christiane! Usei "notável desempenho". Obrigada a todos os outros colegas também.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6notável sincronismorhandler
4 +1timing notável/impressionante
Ben Kohn
4com notável cronometriaMarlene Curtis
3excelente desempenho
Christiane Jost


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
excelente desempenho


Explanation:
Pelo sentido da frase, é o que eu utilizaria.

Christiane Jost
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15
Grading comment
Obrigada, Christiane! Usei "notável desempenho". Obrigada a todos os outros colegas também.

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
com notável cronometria


Explanation:
O tempo levado para se obter/fazer algo e muito oportuno, com cronometria perfeita.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 722

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
notável sincronismo


Explanation:
Dois exemplos para a expressão completa:

[PDF] Coréia do Sul e Taiwan enfrentam o desafio da industrialização tardia
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
compelidos —com notável sincronismo —a abrir politicamente os seus. regimes. Em 1987, foi suspensa a lei marcial que vigorava em Taiwan. desde 1949. ...
www.scielo.br/pdf/ea/v7n17/v7n17a04.pdf

[DOC] INTRODUÇÃO
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Existe portanto um notável sincronismo entre a classe de idade moderna e a classe social: ambas nasceram ao mesmo tempo, no final do século XVIII, ...
www.shinealight.org/Dissertacao.doc


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxOlivia Pimen: agree
21 mins
  -> Obrigado, Olivia!

agree  reginakersten
1 hr
  -> Obrigado, reginakersten!

agree  Maria Amorim
2 hrs
  -> Obrigado, Maria!

agree  Humberto Ribas
12 hrs
  -> Obrigado, Humberto!

agree  José Antonio Azevedo
16 hrs
  -> Obrigado, Azevedo!

agree  Denise Miranda
18 hrs
  -> Obrigado, Denise!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
timing notável/impressionante


Explanation:
Acho que, dependendo do contexto, pode ser melhor usar 'timing' (em itálicos) mesmo.

Esta palavra já é muito comum no Brasil, tanto em português falado como escrito. E ela já está no Dicionário Houaiss ... com a seguinte definição:

4) sensibilidade para o momento propício de realizar ou de perceber a ocorrência de algo, (....) 'seleção ou habilidade de para selecionar o momento preciso para iniciar ou fazer algo'

Sei que vou ganhar muitos 'disagrees' nesta, já tô preparado! Vai ter muitos tradutores que vão discordar comigo, que não gostam de usar palavras estrangeiras quando acham que existem palavras em português com o mesmo significado. Mas, na minha humilde opinião, a língua está sempre mudando e adotando palavras 'estrangeiras'. Acho que é melhor a gente acompanhar a língua como ela realmente é usada do que como gostaríamos que fosse usada.


Ben Kohn
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Denise Miranda
17 hrs