KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

side-tapered and slope-tapered

Portuguese translation: lateral cônica e rampa cônica


04:46 Feb 22, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / Hydraulics
English term or phrase: side-tapered and slope-tapered
Oi!

É hidráulica, CULVERTS.

Tenho o seguinte: "In addition, special inlet designs called *side-tapered* and *slope-tapered* inlets can be employed to increase entrance capacity significantly".

Estou com muita dúvida com relação aos 2 termos entre asteriscos. Já pesquisei em muitos lugares -- Google, IATE, dicionários técnicos online etc.

Obrigado!
Glauco
Brazil
Portuguese translation:lateral cônica e rampa cônica
Explanation:
:) São entradas com formas especiais, sem figura fica difícil ter certeza
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Muito obrigado!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1lateral cônica e rampa cônica
Clauwolf
4entradas com conicidade lateral, ou conicidade inclinadaghostwriter-BR
3com estreitamento lateral & com o fundo em ramparhandler


  

Answers


8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
lateral cônica e rampa cônica


Explanation:
:) São entradas com formas especiais, sem figura fica difícil ter certeza

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 330
Grading comment
Muito obrigado!!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
1 hr

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
com estreitamento lateral & com o fundo em rampa


Explanation:
To taper = estreitar, diminuir

Side tapered = com estreitamento lateral
slope-tapered = com o fundo em rampa

Trata-se de peças de transição que começam (no sentido do escoamento) mais largas e estreitam-se (side-tapered) ou vão diminuindo de seção à medida que avançam, subindo o fundo.

Não conheço nenhuma expressão consagrada em português, para tais conformações das peças.

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado!!! Bom final de semana!


9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
entradas com conicidade lateral, ou conicidade inclinada


Explanation:
O texto é auto-explicativo.

ghostwriter-BR
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 63
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado!!! Bom final de semana!