KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

gravely loam

Portuguese translation: greda cascalhosa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gravely loam
Portuguese translation:greda cascalhosa
Entered by: rhandler

07:22 Mar 6, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / Hydraulics
English term or phrase: gravely loam
Sobre tipos de solo:

* Boonton gravely loam
* Parker gravely sandy loam
* Washington loam

(Hydrologic Soil Group)

=========

Fiquei em dúvida quanto a um termo mais técnico/preciso para GRAVELY LOAM e GRAVELY SANDY LOAM.

Alguém pode me ajudar, por favor?

Obrigado!
Glauco
Brazil
greda cascalhosa
Explanation:
A sandy loam é greda arenosa.

Greda é uma variedade de argila macia, friável, mais ou menos arenosa, que ger. contém sílica e argila

Veja este exemplo:

5 Referências Bibliográficas
Acredita-se que o segredo de Rutherford esteja no solo de greda cascalhosa e nos platôs.
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/1073...


--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs (2008-03-06 15:35:50 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que a grafia está correta, pois provem de "gravel" (cascalho), e a sílaba tônica não é a última, logo, não deve dobrar o "l". Veja este exemplo:

DEVELOPMENT INDICATORS
Soil, The soil ranges from clay to gravely loam. The Bureau of Soils classified it as (a) Mayon gravely sandy loam, (b) Legazpi fine sandy loam, ...
www.rdc5.gov.ph/lindgcp_320/camalig/devt_indicator.htm
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1greda cascalhosarhandler
3marga pálida ou empedradaLuiza Modesto


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
marga pálida ou empedrada


Explanation:
Do Michaelis, loam = marga.
Em tese, o ideal seria a marga, tipo de solo que possui quase as mesmas quantidades de sedimento, areia e barro. Uma marga "perfeita" contém 40% de ...
casa.hsw.uol.com.br/grama.htm

Agora eu não sei se é "gravely loam" que é marga pálida ou se é "gravelly loam" que é marga empedrada. Tem muito mais hits no Google para "gravelly loam" do que para "gravely loam" então pode ser um erro ortográfico no seu documento.

Luiza Modesto
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado pela ajuda, pela atenção!


8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
greda cascalhosa


Explanation:
A sandy loam é greda arenosa.

Greda é uma variedade de argila macia, friável, mais ou menos arenosa, que ger. contém sílica e argila

Veja este exemplo:

5 Referências Bibliográficas
Acredita-se que o segredo de Rutherford esteja no solo de greda cascalhosa e nos platôs.
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/1073...


--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs (2008-03-06 15:35:50 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que a grafia está correta, pois provem de "gravel" (cascalho), e a sílaba tônica não é a última, logo, não deve dobrar o "l". Veja este exemplo:

DEVELOPMENT INDICATORS
Soil, The soil ranges from clay to gravely loam. The Bureau of Soils classified it as (a) Mayon gravely sandy loam, (b) Legazpi fine sandy loam, ...
www.rdc5.gov.ph/lindgcp_320/camalig/devt_indicator.htm


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490
Grading comment
Muito obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  H. Russell Fisher
8 hrs
  -> Obrigado, Russell!