KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

run

Portuguese translation: utilizados


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:run
Portuguese translation:utilizados
Entered by: Cintia Galbo

15:59 Sep 6, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: run
Titanium tubes may be run in at any time of the month, provided that all cleaning measures are working as pre-agreed.
Cintia Galbo
utilizados
Explanation:
Sem mais contexto, aqui fica outra sugestão.

"Os tubos de titânio podem ser utilizados em qualquer altura do mês..."
Selected response from:

Ana Rita Simões
Portugal
Grading comment
Queridos colegas, muito obrigada a todos vocês. Acho que a solução da Ana Rita cabe perfeitamente no contexto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2executados
Mariana Moreira
4feitos passar/instalados (colocados em opração)/conformados
Joon Oh
4processar
Joao Vieira
4produzidosPaulo Horsky
3testado
Marcos Antonio
3utilizados
Ana Rita Simões
2rodadosAnneliese Mosch
Summary of reference entries provided
felidaevampire

Discussion entries: 2





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
executados


Explanation:
Sem mais contexto é a única opção que me ocorre:

run
v. correr; fugir, escapar; executar um programa (Informática); realizar, cumprir; funcionar; activar; administrar, dirigir; fazer; tornar-se, ficar; calcular; escorrer; concorrer, competir; durar, continuar

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 210
Notes to answerer
Asker: Oi, Mariana O que não entendi é como se pode executar um tubo. Obrigada pela ajuda!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
7 mins
  -> Isabel, obrigada

agree  rhandler
23 mins
  -> Ralph, obrigada

14 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
rodados


Explanation:
to run in significa "rodar" a "run in" uma rodagem. Talvez possa encontrar um termo aplicável aos tubos. Gostaria de ser mais útil!

Anneliese Mosch
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
processar


Explanation:
Em determinados contextos (análises laboratoriais e/ou periciais, e não só), resulta na perfeição.

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2008-09-06 16:44:30 GMT)
--------------------------------------------------

Faltou a concordância verbal... processados

Joao Vieira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
utilizados


Explanation:
Sem mais contexto, aqui fica outra sugestão.

"Os tubos de titânio podem ser utilizados em qualquer altura do mês..."

Ana Rita Simões
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Queridos colegas, muito obrigada a todos vocês. Acho que a solução da Ana Rita cabe perfeitamente no contexto.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
feitos passar/instalados (colocados em opração)/conformados


Explanation:
"Run" tem vários sentidos de tradução: Comparando expicação do dicionário e algumas frase do site, podemos concluir o melhor para nosso 'asker';

run
.............14 ter força legal, vigorar, ser válido. 15 conduzir, guiar, transportar. 16 ter forma, qualidade ou caráter............19 expor-se a, incorrer em, sofrer. 20 funcionar, operar, trabalhar. 21 fazer operar ou funcionar (uma máquina), estar em ação ou operação. ..............44 levar, deixar, ficar. ...............

to run in a) correr para dentro. b) fazer uma breve visita a. c) coll prender, pôr no xadrez. d) enfiar, fazer passar. e) inserir, acrescentar (palavras). f) amaciar (motor).

"..A arte de fabricar com titânio...

Sua garantia de uma instalação e operação livre de problemas. Fabricação de alta qualidade em titânio exige uma área de trabalho limpa, um estoque permanente de perfilados e laminados de titânio com certificado da ASTM, ferramental especializado, máquinas ferramentas adequadas, e o mais importante, uma equipe qualificada de técnicos com conhecimento do assunto..."
no http://www.titanio.com.br/serv03.htm

Podemos ver o tubo de titânio deve ser manatido bem limpo. E deve ser


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-09-06 17:24:37 GMT)
--------------------------------------------------

...instalados para que a presssão interna do tubo não cause a conseqüencia como danificação,etc.

Joon Oh
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
produzidos


Explanation:
-

Paulo Horsky
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 28

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
testado


Explanation:
Opção


run:
- ▸ noun: the production achieved during a continuous period of operation (of a machine or factory etc.) ("A daily run of 100,000 gallons of paint")
- ▸ noun: the continuous period of time during which something (a machine or a factory) operates or continues in operation
- ▸ noun: the act of testing something

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 555




Reference comments


21 mins
Reference

Reference information:
Não sei se se aplica, mas segundo meu amigo OAL, "to run sth in"="to prepare the engine of a new car for normal use by driving it slowly and carefully". Seria "amaciar" (o motor do carro).
Só tentando ajudar... :)

felidaevampire
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese