KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

Prime Pump

Portuguese translation: Bomba Escorvada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Primming Pump
Portuguese translation:Bomba Escorvada
Entered by: Marcelo Lino

18:35 Feb 4, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / Pumps/Bombas
English term or phrase: Prime Pump
Este é o título de um subcapítulo, seguido deste parágrafo:
For non self-priming pumps, fill and vent the pump and associated pipework.

self priming pumps = bombas auto-aspirantes.
MAS:
Prime Pump = ?

Desde já, muito agradecida !
Maria Folque
Portugal
Bomba escorvada
Explanation:
http://www.alexbrasil.eng.br/arquivos/maq_fluxos/capitulo3_b...

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2009-02-04 18:49:02 GMT)
--------------------------------------------------

Diz-se, nestas circunstâncias, que a válvula de pé com crivo mantém a bomba escorvada (carcaça da bomba e tubulação de sucção cheia de fluido).
http://www.alexbrasil.eng.br/arquivos/maq_fluxos/capitulo3_b...

Para bomba auto-escorvada (sucção negativa) àdispensa-se a válvula com pé, pois a tubulação se mantém cheia...
professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/13239/material/Bombas%20transp%20final.doc


--------------------------------------------------
Note added at 5 horas (2009-02-04 23:40:19 GMT)
--------------------------------------------------

Perdoem-me.
Deixei-me levar por corrigir a tradução de "self-priming pump".

Como título do subcapítulo, ficaria assim:
"Como escorvar a bomba"

(nesse caso, não do tipo auto-escorvada)
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5Bomba escorvada
Marcelo Lino
4 +1bomba principal...
Joao Vieira
4escorvar a bomba hidráulica
Gilmar Fernandes
4escorva da bombarhandler


Discussion entries: 1





  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
prime pump
escorva da bomba


Explanation:
É a operação que consiste em eliminar volumes de ar na coluna de aspiração da bomba, de forma que, ao centrifugar o líquido que está em seu rotor, ela continue a aspirar mais líquido, pela extremidade de sucção. Veja e visite este exemplo:

[PDF] MANUAL TÉCNICO
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
ESCORVA DA BOMBA - Eliminação do ar existente no interior da bomba e da tubulação de. sucção. Esta operação consiste em preencher com o fluído a ser ...
www.irricomrio.com.br/calculos_hidraulicos/Termoshidraulico...

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
prime pump
escorvar a bomba hidráulica


Explanation:
MICHAELIS:

prime2
[praim] vt 1 escorvar (bomba hidráulica). 2 aprontar, preparar, aparelhar. 3 imprimir. 4 instruir, industriar. 5 munir, prover. 6 Math marcar com plica. 7 carregar arma de fogo.


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-04 20:07:26 GMT)
--------------------------------------------------

PRIME é o verbo ou seja ESCORVAR neste caso

ESCORVADA é o passado, para isso, seu texto teria que ler: PRIMED o que não é o caso conforme amostra acima.

Gilmar Fernandes
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 80

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
prime pump
Bomba escorvada


Explanation:
http://www.alexbrasil.eng.br/arquivos/maq_fluxos/capitulo3_b...

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2009-02-04 18:49:02 GMT)
--------------------------------------------------

Diz-se, nestas circunstâncias, que a válvula de pé com crivo mantém a bomba escorvada (carcaça da bomba e tubulação de sucção cheia de fluido).
http://www.alexbrasil.eng.br/arquivos/maq_fluxos/capitulo3_b...

Para bomba auto-escorvada (sucção negativa) àdispensa-se a válvula com pé, pois a tubulação se mantém cheia...
professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/13239/material/Bombas%20transp%20final.doc


--------------------------------------------------
Note added at 5 horas (2009-02-04 23:40:19 GMT)
--------------------------------------------------

Perdoem-me.
Deixei-me levar por corrigir a tradução de "self-priming pump".

Como título do subcapítulo, ficaria assim:
"Como escorvar a bomba"

(nesse caso, não do tipo auto-escorvada)

Marcelo Lino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
18 mins
  -> Obrigado, Marlene!

agree  Flavio Steffen: Na realidade, "bomba auto escorvada".
35 mins
  -> Obrigado, Flávio!

agree  Ana Freitas: agree
37 mins
  -> Obrigado, Ana!

agree  Isabel Maria Almeida
15 hrs
  -> Obrigado, Isabel!

agree  Alexandra Gouveia
15 hrs
  -> Obrigado, Alexandra!

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
prime pump
bomba principal...


Explanation:
...mas "primimg pump" é uma bomba de ferra, para ferrar a injecção de combustível para o motor.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2009-02-04 18:40:54 GMT)
--------------------------------------------------

Primimg pump = bomba de ferra (glossário da CAT)

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2009-02-04 18:52:49 GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa, "priming" e não "primimg"...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-04 20:22:30 GMT)
--------------------------------------------------

cont. da resposta ao Flávio:
... e a experiência dos tradutores tb conta. Para além disso, o meu irmão é mecânico há mais de 20 anos e confirma o termo. Por outro lado, nos vários trabalhos de Verão, "ferrar a bomba" ou "ferragem da bomba" foram sempre expressões largamente utilizadas. Por último, o Dic. Verbo de Inglês Técnico e Científico, apesar de não ser dos melhores, também refere "priming" como "ferragem da bomba". Será que tanta gente anda enganada?

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-05 00:23:32 GMT)
--------------------------------------------------

Flávio, estou a partilhar os meus conhecimentos com a comunidade e estas designações existem em Portugal. Se o seu desconhecimento dos termos é um sinal de que me está dizer que não existe uma expressão que sempre ouvi e estou certo da sua utilização, isso é problema seu, mas não o intitula sabedor supremo do que se fala aqui em Portugal. Mas para tirar as dúvidas, pode sempre "googlar" por "ferrar a bomba" "ferrar o motor "ferragem da bomba" ou outras do género e verá que, pelo menos porcá, elas são utilizadas. Quanto ao IATE, sabia que também existem tradutores brasileiros lá. Quem sabe se não foi um que traduziu o termo? Não há dúvida que o IATE pode ser uma boa ajuda, mas também é preciso ter cuidado com a sua utilização. Esta é a minha opinião pessoal, não tem de ser generalizada. Quando vier a Portugal e "encharcar o motor" do carro, peça para "ferrar a bomba" numa oficina e verá que eles entendem perfeitamente o você quer.

Joao Vieira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Flavio Steffen: Escorvar. / João; pesquisei até no IATE e não encontrei esse sentido para ferrar/ferro; aliás, o IATE tem escorvar. / O IATE é muito mais abrangente.
38 mins
  -> Flávio, está no seu direito discordar, mas em PT-PT dizemos "bomba de ferra" ou "ferrar" (v.). O glossário CAT também tem a opção PT-BR e é de facto "escorvar". Fica aqui o apontamento! Mas o IATE não é a bíblia... ver resto da resposta em cima.

agree  Edgar Potter: Aqui, em Portugal, o termo comum é "ferrar" uma bomba, mesmo. Já tive que fazer isso várias vezes em casa, seguindo as instruções dos mestres.
1 day0 min
  -> Obrigado Edgar!

agree  Mónica Brito: E além disso, a consulente é Portuguesa e está à procura do termo em PT-PT, suponho. O Flávio Steffen às vezes podia poupar o tempo que perde a dar opiniões deste género, já que este é um site para tradutores de todo o mundo e não apenas dedicado ao Brasi
7 days
  -> Obrigado Mónica!