ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

"Oil & gas industry"

Portuguese translation: empresa de petróleo (e gás)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:\"Oil & gas industry\"
Portuguese translation:empresa de petróleo (e gás)
Entered by: Sergio Medina

00:46 May 29, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Engineering (general)
English term or phrase: "Oil & gas industry"
Gostaria de saber qual seria a tradução mais adequada para a expressão "oil and gas industry" dentro do seguinte contexto:

'Al-in-one’ partner in oil & gas industry
This oil and gas industry, is one of Asia's largest companies involved in exploration and production of oil. It contributes 50 % of India's crude oil production.

Tenho dúvidas quanto à tradução de "oil". Gostaria de saber se nesse contexto seria óleo ou petróleo.

Obrigado,

Sergio
Sergio Medina
Brazil
empresa de petróleo (e gás)
Explanation:
Trata-se no caso de uma empresa.
Empresa de petróleo (e gás). Pode-se omitir o termo gás.

#
Depois de uma breve passagem por lá, nos anos 70, a Petrobras entrou na Colômbia em 1986 e já é a terceira maior empresa de petróleo do país. ...
www.clickmacae.com.br/?sec=109&pag... - Em cache - Similares
#
Folha Online - Dinheiro - Empresa de petróleo de Eike Batista vai ...
18 jan. 2008 ... A OGX --empresa de petróleo e gás do grupo EBX, controlado pelo empresário Eike Batista-- vai abrir capital ainda este ano, ...
www1.folha.uol.com.br/folha/.../ult91u364921.shtml - Em cache - Similares
#
Petrobras - Wikipédia, a enciclopédia livre
Fonte: Petrobras, Gerência de Imprensa - 13 de fevereiro de 2007; ↑ Petrobras é oitava empresa de petróleo com ações em bolsa.Fonte: Petrobras, Gerência de ...
pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras - Em cache - Similares
#
Empregos empresa de petroleo - Brasil | careerjet.com.br
4 fev. 2010 ... Todos empregos - empresa de petroleo - Brasil. ... Início > Todas as oportunidades de emprego > empresa de petroleo ...
www.careerjet.com.br/emprego-empresa-de-petroleo.html - Em cache
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Olá Salvador,

Obrigado pela sua ajuda na tradução da expressão "oil & gas industry".

Valeu,

Sergio
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4indústria de petróleo e gás
Christina Moreira
4 +2produtora de petróleo e gás natural
jack_speak
4 +1Indústria de Óleo e Gástfaulkner
4empresa de petróleo (e gás)
Salvador Scofano and Gry Midttun
4indústria petrolífera e de gás natural
Teresa Borges
4indústria gasopetrolífera
Elizabeth Castaldini
4no segmento de petróleo e gásWalter Moura
5 -1Indústria do óleo e da gasolina
Irineide
3petróleo (cru)mirian terra


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
"oil & gas industry"
indústria de petróleo e gás


Explanation:
Olá.

É o que eu usaria.

Boa sorte!



--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2010-05-29 00:58:30 GMT)
--------------------------------------------------

Para dar uma referência, veja esse link:

http://www.prominent.com.br/desktopdefault.aspx/tabid-8593/

Christina Moreira
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  coolbrowne: Sim. Neste contexto, "oil" corresponde a petróleo.
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  Sonia Maria Parise
7 hrs
  -> Obrigada!

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
7 hrs
  -> Obrigada!

agree  Isabel Maria Almeida
8 hrs
  -> Obrigada!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
oil & gas industry
produtora de petróleo e gás natural


Explanation:
Sergio, no texto "oil & gas industry aparece duas vezes, com sentidos diferentes--
"All-in-one’ partner in oil & gas industry" => no SETOR de petroleo e gas natural.
"This oil and gas industry" => esta empresa/produtora/exploradora de petroleo e gas natural.

Mas sem duvida, oil = petroleo aqui, em ambos os casos.

Espero ter ajudado. Bom fim de semana!


jack_speak
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza Modesto
18 mins
  -> Thank you, Luiza, have a great weekend!

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral
7 hrs
  -> Obrigado, Antonio.

agree  Fernando Domeniconi: Sim, dois sentidos diferentes para "industry", no caso.
10 hrs
  -> Obrigado, Fernando.

disagree  Irineide: a não ser q o texte fale de gas natrural, GAS se traduz por GASOLINA E OIL POR ÓLEO QUE É O DIESEL. aMBOS SÃO PROTUDOS DO PETROLEO QUE SE TRADUZ POR PRETROLEUM
14 hrs
  -> Irineide, voce esta' errada. Alem disso, nao faz sentido voce "disagree" comigo sem tambem "disagree" com os outros.//Eu te dei varias opportunidades de desfazer o disrespeito. Pq vc nao concorda somente comigo?

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
"oil & gas industry"
Indústria de Óleo e Gás


Explanation:
http://www.scribd.com/doc/28044689/Glossario-Tecnico-Ilustra...

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2010-05-29 01:01:44 GMT)
--------------------------------------------------

Após a seleção do tipo desejável de óleo cru, os mesmos são refinados através de processos que permitem a obtenção de óleos básicos de alta qualidade, livres de impurezas e componentes indesejáveis.
http://www.coladaweb.com/quimica/combustiveis/o-petroleo


--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2010-05-29 01:03:16 GMT)
--------------------------------------------------

A Agência Nacional de Petróleo - ANP, assim define os seguintes termos: “PETRÓLEO - Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado; PETRÓLEO CRU (OU ÓLEO CRU) - Aquele que entra pela primeira vez numa planta de processo”.
http://www.sefaz.es.gov.br/LegislacaoOnline/lpext.dll/Infoba...




Example sentence(s):
  • A Odebrecht Óleo e Gás (OOG) provê soluções integradas para a indústria de petróleo upstream no Brasil e no mundo, através de três segmentos de negócio: Serviços Integrados, Perfuração Offshore e Operação de Plataformas.
  • Expansão no número de fusões e aquisições, aumento da demanda e novo ambiente regulatório. O setor de Óleo & Gás é marcado por questões altamente complexas. A forma como sua empresa responde a esses desafios pode determinar o sucesso do seu neg

    Reference: http://www.ey.com/BR/pt/Industries/Oil---Gas
    Reference: http://www.oog.com/site/content/sobre-empresa
tfaulkner
United States
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elizabeth Braga
8 hrs
  -> Muito grata, Elizabeth!

6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
"oil & gas industry"
petróleo (cru)


Explanation:
creio que seja pelo contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2010-05-29 01:02:36 GMT)
--------------------------------------------------

Bem, como você estava com dúvidas apenas do termo "oil" restringi-me a tradução dele. Mas completa seria "Instústria de petróleo e gás natural", não? :)

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2010-05-29 01:03:25 GMT)
--------------------------------------------------

ops... "Indústria de petróleo e gás natural"

mirian terra
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"oil & gas industry"
no segmento de petróleo e gás


Explanation:
Eu traduzo assim. Espero ter ajudado.

Walter Moura
Brazil
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 47

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
"oil & gas industry"
Indústria do óleo e da gasolina


Explanation:
ou diesel e da gasonlina

Gas gasolina
óleo = óleo diesel - em termos de combustível para carros e indústria.

Irineide
Brazil
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Fernando Domeniconi: "Gas" aqui não é gasolina, jamais, como óleo aí não é diesel. Não faz sentido falar em exploração de diesel e gasolina, uma vez que são derivados do petróleo
14 hrs

disagree  jack_speak: Gas = gás natural. Oil = petróleo.
16 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"oil & gas industry"
indústria petrolífera e de gás natural


Explanation:
Diria assim em PT(pt), espero que seja útil (várias ocorrências em site:br, ver http://www.google.be/search?hl=pt-PT&rlz=1W1SUNA_fr&q="indús...

Teresa Borges
Belgium
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 239

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"oil & gas industry"
empresa de petróleo (e gás)


Explanation:
Trata-se no caso de uma empresa.
Empresa de petróleo (e gás). Pode-se omitir o termo gás.

#
Depois de uma breve passagem por lá, nos anos 70, a Petrobras entrou na Colômbia em 1986 e já é a terceira maior empresa de petróleo do país. ...
www.clickmacae.com.br/?sec=109&pag... - Em cache - Similares
#
Folha Online - Dinheiro - Empresa de petróleo de Eike Batista vai ...
18 jan. 2008 ... A OGX --empresa de petróleo e gás do grupo EBX, controlado pelo empresário Eike Batista-- vai abrir capital ainda este ano, ...
www1.folha.uol.com.br/folha/.../ult91u364921.shtml - Em cache - Similares
#
Petrobras - Wikipédia, a enciclopédia livre
Fonte: Petrobras, Gerência de Imprensa - 13 de fevereiro de 2007; ↑ Petrobras é oitava empresa de petróleo com ações em bolsa.Fonte: Petrobras, Gerência de ...
pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras - Em cache - Similares
#
Empregos empresa de petroleo - Brasil | careerjet.com.br
4 fev. 2010 ... Todos empregos - empresa de petroleo - Brasil. ... Início > Todas as oportunidades de emprego > empresa de petroleo ...
www.careerjet.com.br/emprego-empresa-de-petroleo.html - Em cache

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1126
Grading comment
Olá Salvador,

Obrigado pela sua ajuda na tradução da expressão "oil & gas industry".

Valeu,

Sergio
Notes to answerer
Asker: 4


16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"oil & gas industry"
indústria gasopetrolífera


Explanation:
I had heard this before, and just wanted to make sure...
Hope it helps.
#
Petroleo y gas en las rocas: Metodos geofisicos para determinar sus p - Resultado da Pesquisa de livros do Google
B Dajnov, V. N. Dajnov - 1982 - Nature - 402 páginas
Capítulo 7 Valoración industrial de los colectores petrolíferos y gasíferos 35. LOCALIZACIÓN DE LOS COLECTORES GASOPETROLÍFEROS La probable presencia de ...
books.google.com.br/books?isbn=8429171479...
# [PDF]
Linhas de Pesquisa
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
controladoras da mineralização metálica de arco gasopetrolíferas em Cuba Centro ... Caracterização Tecnológica de Argilas Cenozóicas Empregadas na Indústria ...
www1.capes.gov.br/estudos/.../1999_005_33002010126P3_Lin_Pesq.pdf
# [DOC]


Elizabeth Castaldini
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4